TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA FASE SUPERVISADA III - GERENTE ESCOLAR

Relatório de pesquisa: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA FASE SUPERVISADA III - GERENTE ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.736 Palavras (19 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 19

Caderno de Estágio Obrigatório

- Diretor: Lilian Rúbia de Avelar Alves

- Coordenador do curso: Melina Klaus

- Supervisor de campo: Isabel Cristina Madeira Araújo

- Tutor de sala: Priscilla Nara de Castro Demoner

- Aluno: Maely de Jesus Santos

- Endereço: Rua Dr Américo de Oliveira , Consolação, Vitória

- Escola cedente: Emef Professor João Bandeira

(carimbo)

- Apólice: nº 504920-1

Estágio V – O TRABALHO DO/A PEDAGOGO/A

Ementa: Caracterização da escola, O Perfil do Pedagogo da Instituição. Ações Desenvolvidas com o corpo Docente: Planos e Planejamentos, Reuniões pedagógicas, projetos de Formação Continuada, Organização do Cotidiano Escolar. Gestão da escola. Ações Desenvolvidas com o Corpo Discente: Processo Educativo. Ações Desenvolvidas com a família: Reuniões de pais, Organização de Palestras e Debates, Orientação ás Famílias. Ações Desenvolvidas com o corpo Técnico-Administrativo da Escola. Ações Desenvolvidas com o Órgão Central (Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Educação)

Carga Horária: 100h

Nome da Escola: Emef Professor João Bandeira

Diretor (a): Lilian Rúbia de Avelar Alves

Endereço: Rua Dr Américo de Avelar Alves, s\n, Consolação – Cariacica. ES

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – GESTOR ESCOLAR

FASE 01: OBSERVAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

A – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. (Localização, Ano de Construção, Clientela Docente e Discente, Corpo Técnico-administrativo e de apoio, Número de Turnos e Turmas, Estrutura Física e Material, Histórico da escola)

Emef Professor João bandeira foi fundado no dia 20/06/1950, o nome do emaef foi uma homenagem justa e honrosa feita pelos moradores da região a esta pessoa guerreira que foi João Bandeira, seu maior sonho era a construção de um emef que atendesse a comunidade, quantas idas e vindas á prefeitura para que se construísse este emef. O sonho se tornou realidade após sua morte.

A área onde foi construída a 1° escola de acordo com padrões arquitetônicos exigidos pela LDB (lei de diretrizes e bases) na região num espaço físico belíssimo, onde funcionava a escola singular de Consolação. O terreno pertencia a uma família que vendeu a prefeitura para a construção da tão sonhada e idealizada escola de educação singular dos bairros adjacentes a este.

O Emef Professor João Bandeira começou a funcionar enquanto escola no final do mês de abril de 1950 com equipes docentes, auxiliares de serviços gerais, porteiros e a DIRETORA Lilian Rúbia de Avelar Alves que foi indicada pela secretaria de educação a assumir o posto de Gestora dessa unidade de ensino.

Emef atende alunos na educação singular de 07 anos a 14 anos , sua finalidade desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, filosóficos e intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Está situado no bairro consolação– rua dr américo de oliveira – vitória-es, o bairro possui posto de saúde, tem mercearia e supermercado e farmácia, ponto de ônibus e próximo ao cmei e tem ônibus a todo o momento, o bairro e asfaltada, e um bairro tranquilo, e uma comunidade de presença, pois possui um histórico de moradores que participam de movimentos comunitários, lideranças religiosas e conselhos de escola, atende famílias da própria comunidade, a maioria vive em casas de alvenaria, apresentam renda variável de baixa a média, não há profissões predominantes. A maioria dos pais e participante e comprometida com processo educacional, a aqueles que se mantém afastados da escola.

Recursos tecnológicos: computadores com internet, máquinas de Xerox e copiadora, telefone com fax, projetor multifuncional, rádios, maquina fotográfica, máquina de encadernar e plastifica.

Documentos existentes em uso: atas das reuniões pedagógicas, atas do conselho, atas dos resultados finais, avaliação institucional, declarações, leis da educaçãosingular-mec, livro de caixa escolar, livro de ponto, notas fiscais, ofícios, projeto político pedagógico, regimento interno, relatório de avaliação infantil, comunicado interno – ci.

Processos de rotinas

(projetos, comemorações, organização do tempo/espaço escolar, formação dos professores, recreio, normais existentes, atuação do pedagogo.

Projetos: identidade da criança, projeto saúde bucal, projeto do meio ambiente, projeto folclore, livros e poesias.

Identidade: se identifica como seres únicos, com corpo e hábitos e preferências próprias, aprendizado das regras para a vida e sociedade, e sempre chama a criança pelo nome, resgatando a identidade cultural do aluno.

Comemorações: dia da família, dia da arvore, festa junina. Semana cultural, dia do índio, natal, folclore, desfile de sete setembros, semanas da criança.

Dia da arvore: são confeccionados cartaz, trabalha com a criança a questão da preservação do meio ambiente, desmatamento.

Organização do tempo espaço escolar:

Matutino entra as 07; 00hrs da manhã e sai as 11:00hrs da manhã, e vespertino entra as 13:00hrs e sai as 17:00hrs.

Recreio: acontece em dois momentos 7:30 desjejum a 7:50 desjejum do 3° piso e as 9:30 almoço 3°piso e 10:50, sendo responsabilidade do professor acompanha as crianças e auxiliar quando necessário .

Turnos de funcionamento: M (X) V (X)

Quantidades de alunos: 400 alunos

Matutino 20 20 - 60 100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com