TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGOCIO 5 FORÇAS

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


        SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        8

3. DESENVOLVIMENTO        9

3.1 ANÁLISE SWOT        10

3.2 ANÁLISE DE CENÁRIO        12

3.3 MATRIZ BCG        14

3.4 DIAGNÓSTICO        16

3.5 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO        17

4. CONCLUSÃO        19

5. REFERÊNCIAS        20


          1. INTRODUÇÃO

O estudo tem como objetivo geral desenvolver e verificar a qualidade tecnológica, microbiológica e sensorial de pão isento de glúten elaborado com as farinhas de arroz e de batata-doce.

Atualmente, a adesão a uma dieta isenta de glúten é considerado como a primeira linha de terapia por portadores da celíaca doença, que tem sido comprovada para aliviar os sintomas na maioria dos casos e efetivamente prevenir complicações potenciais

A quantidade de glúten tolerável varia entre as pessoas com doença celíaca. Embora não haja nenhuma evidência para sugerir um único limiar definitivo, a ingestão diária de glúten menor que 10 mg não deve causar alterações histológicas significativas (AKOBENG; THOMAS, 2008). No Brasil para garantir a prática da dieta isenta de glúten foi promulgada a Lei 10.674, de 16 de maio de 2003, a qual determina que todos alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "contém Glúten" ou "não contém Glúten" (BRASIL, 2003). A pesquisa realizada por Araújo e Araújo (2011) mostrou que apenas 4,8% dos entrevistados lêem os rótulos às vezes ou raramente, e 95,2% lêem os rótulos frequentemente. O que mostra a preocupação dos celíacos com a veracidade das informações contidas nos rótulos dos produtos.

Estruturalmente o glúten é uma rede quaternária de proteínas formada pela adição de água e energia mecânica à farinha de trigo. Essa rede proteica tridimensional é quem confere as propriedades tecnológicas de escoamento e elasticidade, ou viscoelasticidade, à massa de pães (ALMEIDA, 2011). O glúten com sua particular reologia tem-se mostrado como um grande desafio aos pesquisadores no desenvolvimento de produtos sem glúten. Esse engloba barreiras tecnológicas não exclusivas ao campo das matérias-primas, mas também no processamento e na vida útil. As expectativas dos consumidores para pão sem glúten são muito influenciados pelos atributos dos pães tradicionais, fazendo com que os pesquisadores e os fabricantes procurem tipos de farinhas alternativas para a farinha de trigo. No entanto, é difícil obter a qualidade desejada sem usar algum aditivo, tal como gomas, emulsificantes, ingredientes lácteos, ou fibra alimentar que tem a capacidade de imitar as propriedades viscoelásticas do glúten (DEMIRKESEN; SUMNU; SAHIN, 2013). Assim, diversos pesquisadores focados no uso destes ingredientes em produtos sem glúten proporcionam possibilidades de produtos melhores no mercado


2. desenvolvimento

2.1 O PÃO        

        Define-se pão como sendo o produto obtido pela cocção, em condições tecnologicamente adequadas, de uma massa fermentada ou não, preparada com farinha de trigo, e ou outras farinhas que contenham naturalmente proteínas formadoras de glúten ou adicionadas das mesmas e água, podendo conter outros ingredientes. Um pão de boa qualidade, além de se encaixar nas definições acima mencionadas, deve ser sensorialmente adequado ao consumo. Grande parte dos produtos de panificação é composta por ingredientes que desempenham funções específicas no processo de formação da massa, os ingredientes básicos numa formulação de pão são: farinha, fermento biológico, sal e água. A farinha de trigo é o componente estrutural mais importante dos pães, sendo responsável por fornecer as proteínas formadoras de glúten, O glúten com sua reologia ímpar tem-se mostrado como um grande desafio aos pesquisadores de pães sem glúten. Para tanto, vários estudos mostram a aplicação de farinhas sem glúten no desenvolvimento de pães sem glúten.

A batata-doce: é fonte de energia, conforme Tabela 1, minerais e vitaminas, apresenta composição química que varia com a cultivar, condições climáticas, época de colheita, tratos culturais, condições e duração de armazenamento, a produção de farinha de batata-doce é uma importante alternativa para a valorização da cultura, pois se trata de um processo de baixo custo e, que sendo um produto diferenciado, poderá atender a um mercado crescente de produtos naturais e para fins especiais dse acordo com estudos de SAMMY (1970), a incorporação de farinha de batata-doce em pães provocou algumas mudanças na cor das amostras, com escurecimento gradual à medida que se elevou o grau de substituição. A casca do pão e sua parte interna apresentaram aspecto quebradiço, que se acentua com o maior teor de farinha de batata-doce. O volume específico dos pães diminuiu com o nível de substituição, bem como a compressibilidade e a extensibilidade.


3. DESENVOLVIMENTO

        A contribuição do agronegócio é decisiva para o PIB, para a geração de empregos e exportações no nosso país. O setor irradia oportunidades e renda para toda a economia e é à base do desenvolvimento brasileiro. O AGRO está presente no dia a dia das pessoas, da alimentação às roupas, passando pelos combustíveis e móveis, chegando a instrumentos musicais e objetos de decoração, entre tantos outros itens. Ele representa mais de 1/5 do PIB brasileiro graças ao crescimento da produção agrícola e a explosão da produtividade nos últimos 50 anos. Nesse período, o Brasil passou de importador a exportador de alimentos, garantindo saldo positivo na balança comercial e divisas para o país. Já é ponto pacífico que o Brasil se destaca no cenário mundial de grãos, carnes e fibras, comprovando todos os dias sua eficiência produtiva no campo. Em Mato Grosso, nos últimos 23 anos, a produção agrícola estadual cresceu 656% e a área, 275%, segundo levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Este resultado comprova que a produção mato-grossense está entre uma das mais sustentáveis do mundo, com 62% da área do Estado preservada e 2/3 disto nas mãos dos produtores rurais. Segundo balanço da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) existe no Brasil 25 milhões de produtores e trabalhadores rurais, responsáveis por 70% de tudo o que o mercado interno consome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (530.7 Kb)   docx (245.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com