TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS PARA CRIA, RECRIA E ENGORDA DE BOVINOS

Por:   •  19/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LIZANDRA ALMEIDA DE MENEZES – RA: 1299138135

PLANO DE NEGÓCIOS PARA CRIA, RECRIA E ENGORDA DE BOVINOS

TUTOR: DIEGO BERTHO

CAMPO GRANDE – MS

MAIO - 2017

[pic 2]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LIZANDRA ALMEIDA DE MENEZES – RA: 1299138135

PLANO DE NEGÓCIOS PARA CRIA, RECRIA E ENGORDA DE BOVINOS

Projeto de Plano de Negócios apresentado como requisito parcial da disciplina de projeto Integrador I, do curso de Administração da Universidade Anhanguera Educacional.

                                      TUTOR: Diego Bertho

CAMPO GRANDE – MS

MAIO - 2017

SUMÁRIO

RESUMO..................................................................................................................................4

INTRODUÇÃO........................................................................................................................5

1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO         6

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................8

REFERÊNCIAS.....................................................................................................................9

RESUMO

Observa-se que atualmente, o agronegócios vem despontando com uma fonte de recursos com considerável desempenho, no entanto se percebe a necessidade de conhecimento desse ramo de negócio, utilizando-se da contabilidade como instrumento de auxílio da administração no proceeso para a tomada de decisões. Concebe-se que deverá ter um bom planejamento e controle dos gastos a serem realizados, é de extrama importância para saber a viabilidade do negócio. Pressupõe que somente munido destas informações haverá a possibilidade de visualizar os possíveis lucros nesse ramo de atuação. Nesse contexto, este projeto terá como objetivo analisar a importância de um plano de negócios no processo de cria, recria e engorda de bovinos no estado de Mato Grasso do Sul  e verificar a viabilidade econômica do empreendimento. Para se atingir este objetivo, utilizará metodologias de pesquisa com uma abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico. Por fim, espera-se que o resultado desta atividade ofereça condições de ampliação tanto na pesquisa quento na própria atividade, que o retorno seja de médio prazo e uma lucratividade acima de 50% do capital investido.

Palavras – chave: Bovinos, lucratividade, cria, recria e engorda.

INTRODUÇÃO

Atualmente vem ganhando destaque o assunto atividade rural, mais precisamente a criação de gado de corte, principalmente envolvendo a política nacional que por fim esta jogando no ralo uma atividade que sempre foi muito lucrativa para o país.

O gado de corte é uma fonte de renda para manter o homem no interior, assim diminuindo o êxodo rural e desenvolvendo as pequenas propriedades. Gera grande riqueza aos Estados, mas hoje passa por turbulências ameaçadoras a credibilidade que demorou anos para ser reconhecida, devido a falta de moral de nossos governantes.

A grande dificuldade hoje para as pequenas propriedades é a mensuração dos seus gastos nessas pequenas propriedades, bem como a informação e geração de resultados satisfatórios. Partindo dessa ideia, vem o plano de negócios para tentar ajudar os pequenos proprietários rurais a verificar a viabilidade econômica e rentabilidade da criação de bovinos.

Além disso, pretende-se realizar  um levantamento dos custos, desde a locação até a fase final de abate dos bovinos, bem observar as expectativas e o mercado diante da crise nesta atividade econômica.

A importância do gerenciamento e controle de custos esta relacionada diretamente no produto e bens de consumo final, pois devido a essa falta de dados e informações suficientes implica na tomada de decisão mais completa e eficaz.

O foco principal a ser estudado esta relacionado com os problemas encontrados e identificados em uma gestão rural.

Para uma atividade rural aumentar as suas riquezas e maximizar os seus lucros, é sabido que não basta ter um excelente plano de negócios e uma tomada de decisões eficiente, em um campo de ação de atividade rural, existe três ações básicas para o desenvolvimento econômico:

o quê, quando e como produzir; controlar a ação após iniciar a atividade e, por último; avaliar os resultados alcançados e compará-los com os previstos inicialmente. (CREPALDI, 2005, p.24)

Segundo Crepaldi (2016, p. 27) “A função de coordenar a atividade dos demais trabalhadores, como também de combinar a utilização de todos os fatores de produção, com a finalidade de obter resultados econômicos satisfatórios.”

1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto se realizará a partir de pesquisas sobre a criação de uma propriedade rural, que tem como objetivo otimizar lucros, a maximização dos resultados, aumento do patrimônio e geração de riquezas.

Para Crepaldi (2016, p. 25) a empresa rural “é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação de gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”.

O objetivo deste projeto é a implantação, locação e análise da viabilidade da atividade rural, por meio da cria, recria e engorda de bovinos, para que o pecuarista possa ter um visão ampla a respeito do seu negócio, e, a partir dessas informações ter possibilidade de tomada decisões se será coerente, investir ou não nesta atividade.

Pretende-se realizar esta pesquisa utilizando como, um contrato de locação (comodato). Pois assim, ao dar início a atividade em epígrafe o investidor já teria parâmetros para análise. Os produtos oferecidos serão animais da espécie bovinos, desde o nascimento até a fase de abate.

De acordo com alguns questionamentos, verifica-se que uma das possíveis dificuldades, será o montante a ser investido inicialmente. Mas para isso, serão realizadas pesquisas para descobrir a melhor forma de incremento e prazos, considerando desde a captação de recursos até o fechamento do controle dos gastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (150.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com