TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS PARA VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO DE APOIO PRESENCIAL DA CIDADE DE PROMISSÃO/SP.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

“PLANO DE NEGÓCIOS PARA VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO”

- RESULTADOS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO -

/SP

2017

[pic 2]

“PLANO DE NEGÓCIOS PARA VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO”

- RESULTADOS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO -

Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística, da Universidade Anhanguera, como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos de Tecnologia I.

Tutora Eletrônica: Cinthia Pedrazani

Tutora de Sala: 

/SP

2017

[pic 3]

Sumário[pic 4]

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.        ANÁLISE SWOT        10

3.1.        MATRIZ SWOT        11

4.        ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR        13

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

6.1.        BÁSICAS        18

6.2.        COMPLEMENTARES        18-19

INTRODUÇÃO[pic 5][pic 6]

O Projeto Interdisciplinar de Aprendizagem I – “PROINTER I” é uma atividade acadêmica que busca integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas aplicadas no semestre às situações práticas do cotidiano profissional.

Um PLANO DE NEGÓCIOS é uma ferramenta de Gestão utilizada para Planejamento de um empreendimento ou uma Unidade de Negócio, com o objetivo de definir a melhor estratégia de mercado a ser utilizada para o sucesso de seu futuro no empreendedorismo.

O Projeto de desenvolvimento deste trabalho acadêmico se encontra dividido em duas etapas, sendo a primeira etapa formada pela pesquisa de campo, ou seja, uma entrevista realizada com um empreendedor de sucesso, onde iremos obter informações detalhadas sobre o empreendedor, até a análise das oportunidades que serão utilizadas na elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS, cujo Planejamento comporá a segunda etapa do Projeto.

A Empresa Cantina Il Fratello Pizzeria será utilizada como referência para pesquisa e estudo de caso que aqui será apresentada e encontra-se localizada na Rua Treze de Maio, N° 482, no centro da cidade de Lins, estado de São Paulo.

É considerada uma Empresa de pequeno porte e segundo a revista Mais Magazinne é a mais bem sucedida Pizzaria da cidade e região, pois tem realizado constantes investimentos e melhorias, tanto em seu cardápio para melhor se adequar ao paladar sofisticado da alta sociedade linense, assim oferecendo uma gama de opções de pizzas e sua carta de vinho, como também otimizando o conforto e atendimento para melhor satisfação de seus clientes.

O PLANO DE NEGÓCIOS terá como objetivo principal a implantação de melhorias na Pizzaria através da construção de um ambiente mais arejado e lúdico, onde será disponibilizada uma brinquedoteca na área dos fundos da Pizzaria, ambiente que hoje está localizado o depósito, assim como também instalar uma fonte iluminada e deixar a cozinha com o forno à lenha visível aos clientes. Referido PLANO DE NEGÓCIOS será melhor descrito no texto DESENVOLVIMENTO.

DESENVOLVIMENTO

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra Empreender é definida como intentar, levar a efeito; dar princípio a uma empresa. Qualquer pesquisa básica vai trazer uma grande variedade de definições, a maioria relacionada com negócios. Já o termo empreender é mais do que criar novos negócios. Empreender é “ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais”.

Esta definição fala muito sobre quem é o empreendedor. Uma atividade ou iniciativa de natureza empreendedora precisa ter por trás uma pessoa ou um grupo de pessoas, com perfil empreendedor. E o que é esse perfil? Note que “usar as melhores competências” significa que o empreendedor não possui, necessariamente, todas as competências pessoais para construir um negócio bem-sucedido. Nenhum dono de negócio domina todas as competências.

No empreendedorismo, há empreendedores tímidos, ruins com os números, sem formação superior, sem liderança, de todos os tipos, e todos estes estão à frente de grandes negócios. A verdade é que não existe um perfil empreendedor, uma única pessoa que detenha todas as características certas. O que existe são diferentes perfis, cada um complementando as restrições que o outro possui – é o que acontece com um sócio, por exemplo. Assim, o que vale não é deter todas as competências, e sim usar bem as que você possui para que estas se transformem no seu diferencial.

Outros aspectos que estão sempre presentes em definições de empreendedorismo são:

Autonomia: Não existe empreendedor que não exerça sua autonomia para tomar as decisões relacionadas com o seu negócio. Esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas abandonam o emprego e a carreira para se tornarem empreendedores. A autonomia é a capacidade de assumir a responsabilidade pelas suas decisões, a independência na definição do seu caminho, a liberdade de constituir suas próprias regras e paradigmas na construção de seu empreendimento.                                                         Dedicação: Não existe empreendedorismo sem uma dose de comprometimento e determinação. Estas características, presentes em todos os empreendedores, estão fundamentadas na crença que ele tem no que faz. Ele acredita tanto em sua iniciativa, que tem tanto prazer em atuar nela, e que as pedras no caminho parecem pequenas diante de tudo de bom que a empresa proporciona. O prazer de se dedicar a esta atividade, aliada ao otimismo sobre o seu futuro, é que alimentam a perseverança e automotivação do empreendedor, fazendo com que ele tenha a disposição e a energia para se levantar a cada tropeço e enfrentar os desafios com alegria e engajamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com