TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORQUE ESTUDAR TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO?

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  2.700 Visualizações

Página 1 de 6

                                                         [pic 1]

                                Universidade do Sul de Santa Catarina

                                    Professor: João Batista Mendes

                                     Aluna: Camila da Silva Cardoso

                                         

        

                 PORQUE ESTUDAR TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO?

                                        Questões de 1 ao 13.

  1. Por que é importante estudar as várias teorias da administração que foram desenvolvidas?

R: As teorias elas guiam as decisões da administração, nos ajudam a compreender os processos fundamentais e,baseados nisso,a escolher uma linha eficaz de ação,dão forma á nossa visão das organizações,mostrando de onde retiramos algumas das idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas;E nos conscientizam do ambiente empresarial que na medida que for estudando as diferentes teorias,você passará a ver que cada uma delas é produto de seu ambiente – das forças sociais,econômicas,políticas e tecnológicas presentes num dado tempo e lugar ,esse conhecimento irá ajudá-lo a compreender por que de certas teorias são apropriadas a diferentes circunstâncias.

As teorias são uma fonte de novas idéias, que dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação ás situações do cotidiano, é importante perceber que não há nenhuma teoria geral unificando ou dominando esse campo de conhecimento.

  1. Que fatores ambientais favoreceram o crescimento e o desenvolvimento de cada uma das três principais escolas de pensamentos?

R: ...........................

  1. Quais foram alguns dos métodos e ferramentas de trabalho que Taylor introduziu para aumentar a produção?

R: Taylor (1856-1915) baseou seu sistema de administração no estudo de tempos nas linhas de produção. Ao invés de confiar nos métodos tradicionais de trabalho, ele analisou e cronometrou os tempos dos movimentos dos operários siderúrgicos realizando uma série de trabalhos. Usando como sabe o estudo de tempos, ele dividiu cada função em seus componentes e projetou os métodos melhores e mais rápidos para executar cada um desses componentes. Com isso, Taylor estabeleceu quando os trabalhadores deveriam ser capazes de produzir com o equipamento e materiais disponíveis. Também encorajou os patrões a pagar para os empregados mais produtivos uma tarifa mais alta que para os demais. A tarifa mais alta era cuidadosamente calculada e baseada no maior lucro que resultaria da maior produção. Assim, os trabalhadores eram incitados a ultrapassar seus padrões de desempenho anteriores, para ganhar mais. Taylor chamou seu plano de sistema de tarifas diferenciadas. Ele acreditava que os trabalhadores que alcançassem os padrões mais elevados não precisariam ter medo de ser despedidos, porque as empresas se beneficiariam de sua maior produtividade.

  1. A suposição feita por Taylor de que a administração e o trabalho tinham uma causa comum era válida? Por quê? Ou por que não?

R: Para o aumento dos lucros, os dois deveriam focar em aumentar a produção, ambos são dependentes um do outro, então essa suposição é valida, e os lucros cresceriam tanto para os trabalhadores e para administração se os dois lados tentassem aumentar a produção.

  1. Por que Follett acreditava que a liberdade individual e o autocontrole deveriam permear as atividades do grupo?

R: Follett (1868-1933) tinha convicção de que ninguém poderia ser uma pessoa inteira se não fizesse parte de um grupo. Assim, ela dava como certa a afirmação de Taylor de que os trabalhadores e os dirigentes compartilhavam um objetivo comum enquanto os membros da mesma organização, mas ele acreditava que a distinção artificial entre os dirigentes (os que dão ordem) e os subordinados (os que recebem ordens) obscureceria essa parceria natural. Em seu modelo comportamental de controle organizacional, o controle era patrocinado pelo grupo orientado para o mesmo. O autocontrole era exercido tanto pelos indivíduos como pelos grupos, tendo como resultado controle e poder compartilhados. Além disso, Follett levou em conta fatores como a política, a economia, e a biologia, que influenciavam a natureza ou integrativa dos grupos autocontrolados. Por enxergar este sistema como um todo integrado, Follett caracterizou-o como um modelo “holístico” de controle.

  1. Dos princípios e funções da administração dados por Fayol, quais você acredita que ainda sejam aplicáveis hoje em dia?

R: Todos os princípios de Fayol ainda se encaixam perfeitamente nos dias de hoje,para o sucesso de uma organização, esse são os princípios básicos e fundamentais que compõe uma boa administração,e um bom relacionamento entre empregador e empregado para o sucesso da organização e o lucro para ambos.

  1. Qual foi a principal contribuição dada por Mayo ao conhecimento sobre administração? O que é o efeito Hawthorne?

R: Ao enfatizar as necessidades sociais, o movimento de relações humanas avançou além de abordagem clássica, que tratava a produtividade quase exclusivamente como um problema de engenharia. Em certo sentido, Mayo redescobriu o conceito e Robert Owen, criado um século antes, de que uma verdadeira preocupação com os trabalhadores, aquelas “máquinas vitais”, produzia dividendos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com