TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentar evidências da aplicação de teorias de gestão ao estudar métodos administrativos na organização (pequenos ou médios por critérios do BNDES)

Seminário: Apresentar evidências da aplicação de teorias de gestão ao estudar métodos administrativos na organização (pequenos ou médios por critérios do BNDES). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Seminário  •  6.442 Palavras (26 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação dos 6º e 5º semestres, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Orientador:

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. REVISÃO CONCEITUAL

1.1. Teoria 1

2. ESTUDO DE CASO

2.1. Perfil da organização

2.1.1. Denominação

2.1.2. Produtos e força de trabalho

2.1.3. Mercados e segmentos

2.1.4. Concorrentes e aspectos relevantes

2.1.5. Fornecedores e matérias-primas

2.1.6. Posicionamento competitivo

2.1.7. Mercado e necessidades

2.1.8. Segmentação e clientes

2.1.9. Análise da concorrência

2.1.10. Análise do posicionamento

2.1.11. Construção da marca

2.1.12. Precificação e táticas

2.1.13. Comunicação de marketing

2.1.14. Canais e estratégias de distribuição

REFERÊNCIA

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administração por meio de um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de (pequeno ou médio de acordo com os critérios do BNDES) porte.

1. REVISÃO CONCEITUAL

1.1. Teoria 1

Com a grande competição entre

Tipos de novos produtos

Existem algumas formas de classificar novos produtos, como inovações contínuas, inovações descontínuas, inovações tecnológicas, inovações voltadas para os desejos dos clientes. Para as organizações uma classificação útil inclui as seguintes categorias:

Produtos novos para o mundo: invenções completamente desconhecidas antes, que podem mudar o modo de vida ou de trabalho;

Novas categorias de produtos: produto novo para determinada empresa, mas não uma invenção;

Adições a linha de produtos: extensão de algum produto que já existe, como por exemplo, uma nova fragrância;

Melhorias em produtos: versões alteradas de um mesmo produto;

Reposicionamentos: produtos existentes com direcionamentos diferentes.

Além destas, outras mudanças podem ser feitas em um produto, vários recursos podem ser usados para garantir uma inovação e aumentar os lucros e ao mesmo tempo satisfazer necessidade e/ou desejos para os clientes.

O processo de desenvolvimento de novos produtos

Uma das chaves para o crescimentos contínuo de uma Empresa são os novos produtos, a inovação da embalagem, novas linhas de um mesmo produto, alterações nos produtos sem alterar sua qualidade ou sabor, novas fragrâncias ou sabores que podem surpreender de maneira positiva o cliente. Para tanto, é necessários ser bem sistemático neste desenvolvimento, o que não garante que todos os novos produtos serão bem-sucedidos, mas a aumentam as chances de êxito.

Gerando idéias

Toda ideia começa como algo vago, que tem por objetivo sempre satisfazer uma necessidade e/ou desejo dos clientes. Conforme estimativas, as empresas deveria contar com uma média de 60 ideias para encontrar um novo produto viável.

As fontes de ideias são diversas, sugestões, reclamações, melhorias, fontes internas, fontes externas, pesquisa de mercado, conferências e férias do setor. Ainda assim, é importante conhecer o cliente, saber suas necessidades, seus desejos. Algumas empresas investem pesado em um departamento de pesquisa e desenvolvimento, o que acaba por se tornar a vantagem competitiva a frente de seus concorrentes.

As ideias passam por um processo de filtro e lapidação até que se chegue a um conceito mais definido para um novo produto. Este processo costuma seguir o seguinte fluxo: geração de ideias >> triagem de ideias >> análise comercial >> desenvolvimento do produto >> teste de marketing >> comercialização. No decorrer deste fluxo muitos recursos podem e devem ser aproveitados a fim de aprimorar os resultados do novo produto.

Um produto lançado para atender necessidades específicas ou para atender necessidades de um mercado global, terão processos operacionais diferentes em complexidade, portanto, é importante que estejam sejam bem definidas no processo de lapidação de ideias, para que a estratégia a ser traçada seja mais focada na geração de resultados adequados.

Ideias propostas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com