TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO

Por:   •  18/9/2015  •  Artigo  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

Marli Maria  - 230321221

INTRODUÇÃO

Este artigo tem o objetivo de abordar a Importância da Contabilidade Gerencial para as Empresas, como instrumento a ser utilizado pelas micro e pequenas empresas verificando se as informações geradas estão sendo utilizadas nas tomadas de decisões.

Contabilidade é uma teoria da ciência que estuda os cálculos com o intuito de melhorar a lucratividade da organização seja ela empresarial ou sem fins lucrativos. Empresas são: todas aquelas que são constituídas sob qualquer forma jurídica e que explora algo em busca de lucros ou não. Contabilidade gerencial é uma área destinada a ajudar os gestores dentro da empresa, com o intuito de aumentar as vendas e consequentemente aumento o lucro.

contabilidade gerencial deixou de ser um luxo para se tornar um diferencial competitivo. Ter a informação correta na hora certa é estar um passo à frente da concorrência. Sem um sistema que organiza tudo isso, a tarefa se torna bem complicada, assim como a falta de um olhar crítico para a seleção dessas informações torna-se arriscado para qualquer negócio, dos pequenos às empresas de grande porte. Além de tudo isso, as constantes mudanças na legislação e impostos justificam um profissional contábil por perto, permitindo que a empresa esteja focada em seu negócio.

A Contabilidade gerencial tem por fim contribuir para um melhor entendimento da situação patrimonial da empresa, sendo que ele se tornou uma obrigatoriedade para o gerenciamento, fazendo com que ela se torne uma ferramenta indispensável no processo de gestão.

CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade é uma ferramenta essencial nos negócios, pois nos dá parâmetros firmes para investimentos de curto e longo prazo, não é apenas um simples calculo de contas, são numerações exatas. A contabilidade gerencial é focada na gestão das empresas ajudando os administradores e gestores com uma visão mais ampla, a tomarem decisões claras, com isso aumentar as vendas e consequentemente o lucro.

A contabilidade é dividida em três grandes partes que são os Ativos, Ativo Circulante e Ativo Não Circulante (bens e direitos), Passivo, Passivo Circulante e Passivo Não Circulante (Obrigações) e Patrimônio Líquido.

Operações do Passivo são a aplicação de recursos, ela é uma operação de natureza credora (obrigações), dentro dela se encaixa salários a pagar, fornecedores a pagar, empréstimos a pagar ou seja, todas as obrigações que a empresa tem com terceiros, essa operação é classificada como Passivo Circulante pois são movimentações com menos de um anos; Temos também o Passivo Não Circulante que são as operações com mais de um ano, dentro delas temos os financiamentos e empréstimos de longo prazo;

E por fim o Patrimônio Líquido (Capital Social), dentro dele se encaixa o Capital da empresa, seguido por lucro ou prejuízo quando há.  

Segundo Horngren, Sundem e Stratton 2004, “Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais [...]”.

A contabilidade gerencial é usada internamente na empresa, o que difere da contabilidade financeira que é usada externamente, por acionistas, fornecedores, bancos...

Porem dentro das organizações não pode haver essa divisão de contabilidade financeira e gerencial, ambas tem que funcionar em conjunto para uma melhor gestão, pois uma completa a outra, sendo assim, o uso da contábil assim chamado à união das duas, é usada:

Registros são a acumulação e classificação de dados, coletado para medir o desempenho da organização, serve tanto para os setores internos e externos saberem se estão atuando satisfatoriamente ou insatisfatórios.

Direção e atenção serve para saber quais medidas tomar em determinados tipos de situações e tomar uma decisão que não prejudique a organização, ou seja, é dado um problema, seguido por um planejamento de como solucionar o problema com o intuito de solucionar e manter a situação instável para os setores internos e externos.

E por fim como solucionar o problema, a contabilidade analisa o ocorrido e com relatórios objetivos, nos dá parâmetros de como o problema pode ser sanado, pelos gestores.

Gestores e contadores nas organizações sem fim lucrativo têm em comum com as de fins lucrativos tais como ambas precisam de dinheiro e esse dinheiro precisa ser administrado para ser gasto, há obrigações a serem planejadas para serem usadas sabiamente, portanto se a contabilidade gerencial for usada inteligentemente contribuiu para atingir os objetivos esperados.

Para Horngren,

Além da simplicidade como fala os autores é preciso conhecimento para gerenciar, pois o relatório que a contabilidade gerencial fornece conta com informações precisas, que uma pessoa leiga não irá conseguir decifrar e consequentemente não irá pelo caminho certo nas tomadas de decisões estratégicas, os gestores precisam conhecer sobre receitas e custo de longo prazo.

A posição da contabilidade na organização serve para apoiar outros gestores na tomada de decisão para o sucesso da organização a maioria das empresas emprega muitas pessoas da área de contabilidade e com vários níveis de autoridade e responsabilidade. O executivo contábil de uma organização é normalmente chamado de Controller da auxilio a assessoria da empresa, isso pode variar de empresa para empresa, porem o presidente da empresa da autonomia para o Controller aprovar, instalar e supervisionar o sistema de contabilidade. Portanto o Controller tem autonomia apenas para auxiliar as tomadas de decisões dos presidentes trazendo relatórios objetivos, em relação a linha de produção um Controller pode apenas informar os gestores do que é necessário mudança para que haja maior aproveitamento dos produtos em estoque, que possivelmente pode ou não ficar presos, apenas isso, instruir o gestor.

conhecimento na teoria se na pratica, que e os sistemas nada acontece, por isso sempre tem que haver atualização dos sistemas contábeis, para que não haja nenhum tipo de erro ou falhas de sistemas. Com tudo nos eixos a contabilidade gerencial da firmeza e segurança para a gestão da empresa, por que se o sistema de contabilidade gerencial deixar a desejar, que confiança os gestores irão ter no serviço? Nenhuma, portanto ficar atento às mudanças que estão acontecendo é muito importante para a empresa e sua equipe de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com