TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO AMPLIAÇÃO DA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO QBARATO

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

AQUI COLOCAR O NOME COMPLETO

AMPLIAÇÃO DA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO QBARATO

Juazeiro – BA

2017


AQUI COLOCAR O NOME COMPLETO

AMPLIAÇÃO DA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO QBARATO

Atividade Interdisciplinar Individual apresentada à Universidade   Norte   do   Paraná   -   UNOPAR,   como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Gestão de Projetos, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Ambiental, Metodologia Científica e Seminário do Projeto Integrado II.

Professores: Rinaldo Barbosa Lima, Adriane Loper, Henry Nonaka, José Adir Machado, Regina Celia Adamuz, Marcos Marques, Dalila Gimenes, Fernando Lino Júnior.

Juazeiro - BA

              2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA        5

2.2 RELATÓRIO        5

2.2.1 Gestão de Pessoas        5

2.2.2 Matemática Financeira        6

2.2.3 Planejamento Estratégico        8

2.2.4 Responsabilidade Social e ambiental        9

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

4. REFERÊNCIAS        12


1. INTRODUÇÃO

A temática deste trabalho é a ampliação da empresa QBarato, atuante no segmento alimentício. Esta empresa foi recentemente adquirida por um novo grupo econômico e a proposta é ampliar os negócios através do desenvolvimento de produtos de fabricação própria e implantação de outras lojas.

O principal objetivo deste estudo de caso é utilizar os conhecimentos teóricos das áreas de planejamento estratégico, matemática financeira, responsabilidade social e ambiental e gestão de pessoas pra simular um caso – ampliação da empresa QBarato – com base em uma empresa real atuante do mesmo segmento.

As informações utilizadas para agregar ao conhecimento teórico, estudado durante o semestre, foram absorvidas do Grupo Limiar que atualmente conta com um total de 400 funcionários e atende toda a região metropolitana de Salvador e cidades no interior da Bahia, além dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O grupo, com 30 anos de existência e em constante expansão, começou como uma padaria de garagem e hoje possui uma fábrica de pães congelados e fatiados prontos para consumo.

Este grupo foi utilizado para que fosse possível ter uma visão mais próxima da realidade e assim poder tomar a melhor decisão para alcançar os objetivos do novo grupo econômico responsável pela QBarato. A organização apresenta uma boa relação com a sociedade, com o meio ambiente, com o treinamento de pessoas e com a capacidade de produção aliada à sustentabilidade e estes pontos serão levados em consideração para o estudo em questão.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA

A Limiar é uma empresa baiana fundada em 1984, iniciando suas atividades como uma pequena padaria na garagem de uma casa. Em 1988, devido ao sucesso do empreendimento, a primeira filial foi inaugurada e após mais três anos uma segunda filial foi aberta. Já na década de 1990 a empresa teve um grande desenvolvimento e cresceu consideravelmente através da produção semi-automatizada que trouxe mais uniformidade ao seu produto e uma maior produtividade atingindo, consequentemente, novos mercados.

        Mesmo em uma fase de crescimento do grupo, a empresa já se preocupava com os recursos humanos e descoberta de novos talentos, por isso, abriu espaço para estágio de alunos nas áreas de administração e nutrição, através de convênios com faculdades e universidades.

Atualmente a organização tem uma capacidade produtiva muito maior devido a utilização de bons equipamentos e tecnologia de ponta, oferecendo mais de 50 itens diferentes.

2.2 RELATÓRIO

2.2.1 Gestão de Pessoas

        Para que uma organização consiga atingir seus objetivos e metas é necessário que esta dê muita importância ao seu sistema de gestão de pessoas, pois esta atitude é de fundamental importância para as estratégias da empresa. A concepção mais tradicional que busca dar uma maior atenção para as questões legais ligadas ao ingresso, permanência, remuneração e desligamento de funcionários com certeza tem sua importância, porém, as atitudes dos departamentos responsáveis pela gestão de pessoas estão diretamente ligados com as questões estratégicas da alta diretoria da administração que busca dar mais prestígio às questões que antes não eram tão valorizadas como investir e reter talentos, administrar a produtividade e a qualidade, gerir as mudanças organizacionais, dentre outros. Essas são questões que trazem diversos ganhos à organização.

        O Grupo Limiar não divulga informações sobre como costuma tratar e administrar seus recursos humanos, apenas trás informações sobre cultura e clima organizacional. A organização acredita que cultura organizacional deve ser um hábito, adquirido através da prática contínua dos valores da empresa, que o conhecimento deve ser uma busca constante, utilizando-o e compartilhando-o, sempre, de forma a construir os caminhos para o desenvolvimento das pessoas e consequente solução dos problemas. Ela também destaca que o clima organizacional deve ter como base a motivação através de desafios, satisfação em aprender, ensinar e prazer em ser útil.

        Mesmo que não haja grandes informações sobre o setor de recursos humanos da empresa pesquisada, com certeza existem grandes investimentos nesta área, pois em uma empresa que se preocupa em bem administrar seus colaboradores tem reflexos positivos em todas as áreas e como consequência estão sempre atingindo suas metas e em constante crescimento, como é o caso do Grupo Limiar.

2.2.2 Matemática Financeira

                Para que fosse possível financiar o valor de R$ 100.000,00 quatro bancos foram pesquisados e com as informações obtidas foram feitos os cálculos necessários para que pudesse ser feita uma comparação e então decidir pelo melhor investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com