TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESAS RAMOS E COSMÉTICOS

Artigos Científicos: EMPRESAS RAMOS E COSMÉTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

GUIOMAR FERNANDES DE OLIVEIRA

EMPRESA RAMOS COSMÉTICOS

Mato Verde

2014

GUIOMAR FERNANDES DE OLIVEIRA

EMPRESA RAMOS COSMÉTICOS

Trabalho apresentado ao Curso admimistração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental,

Prof. Janaina, V. Testa, Elisabete Alice, Ana Celi Pavão, Sergio de Goez, Fabiane Muzardo

Mato Verde

2014

Sumário

1- Introdução ____________________________________pag. 4

2- Desenvolvimento _______________________________pag. 5

3- Conclusão ____________________________________pag. 6

4- Referências bibliográficas ________________________pag. 11

1- Introdução

O mercado esta cada vez mais exigente e as empresas muitas vezes usam técnicas obsoletas e ultrapassadas quanto a funcionários, é preciso saber escolher, saber contratar para que tenha bons colaboradores e possa se manter ativa e competitiva no mercado.

A empresa estudada será a empresa ramos cosméticos, um fabrica de médio porte que contratara 5 auxiliares de serviços gerais para cuidar da limpeza e conservação da mesma.

Esta empresa se localiza na cidade de Montes Claros MG norte do estado, com população segundo censo do IBGE de 412.284 habitantes e fabrica cosméticos como hidratantes, xampus, condicionadores e conta com diretor, 7 encarregados da produção, um coordenador, um gerente geral responsável pelo setor de Rh e cinco auxiliares de serviços gerais.

O objetivo desse trabalho é mostrar como se da a seleção, o recrutamento e a contratação dos funcionários em uma empresa como uma ferramenta estratégica e gerencial que atua como fator de competitividade e é essencial dentro de uma organização.

2- Desenvolvimento

O cargo escolhido para seleção, recrutamento e contratação foi o cargo de auxiliar de serviços gerais, profissionais muitas vezes não valorizados, mas importantíssimos para qualquer área, já que a limpeza e conservação fazem parte de qualquer atividade.

Para ocupar esse cargo não há muitas exigências em termos de qualificação, este profissional não precisa ter formação superior em nenhuma área específica, apenas o ensino médio.

Está sob as responsabilidades de um Auxiliar de Limpeza limpar e arrumar todo o local em seus mínimos detalhes: janelas, vidraças, banheiros, cozinhas, área de serviço, garagens e pátios, assoalhos e móveis, carpetes e tapetes, atuar com limpeza de área externa e interna, lavagem de vidros, abastecer os ambientes com materiais, retirar lixo, limpeza no escritório, banheiros, vestiários, persianas, varrer a fábrica, ou empresa, realizar a reposição de material de higiene, bebedouro, manter rotinas de higiene e limpeza, ou seja, em geral o Auxiliar de Limpeza irá trabalhar em prol da organização e higienização dos ambientes da instituição.

Para que o profissional tenha um bom desempenho Auxiliar de limpeza é essencial que possua boa disposição física, capacidade de cumprir ordens e determinações, capacidade de organização, saber ouvir sugestões e críticas, possuir gosto por servir, ter iniciativa e paciência.

Na empresa escolhida Ramos Cosméticos é necessário também fazer a limpeza de algumas máquinas e peças utilizadas durante a fabricação dos produtos, além da responsabilidade de manter limpo e agradável o ambiente de trabalho. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais com descanso remunerado e salário inicial de R$1200,00 + vale transporte.

Para recrutar os auxiliares de serviços gerais foi utilizado o recrutamento externo, que acontece quando as empresas vão buscar o mercado os candidatos para suprir suas necessidades, assim serão recebidos currículos e selecionados também a partir do cadastro de candidatos que já participaram de outras seleções.

Segundo CHIAVENATO, I, (1999), o recrutamento é externo quando, havendo uma determinada vaga, a organização tenta colmatar a mesma com candidatos externos que são atraídos pela organização através de técnicas de recrutamento. As técnicas de recrutamento são os métodos através dos quais a organização divulga a existência de uma oportunidade de trabalho junto às fontes de recursos humanos mais adequadas. O que vai definir as técnicas são as fontes de recrutamento e as qualificações.

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. (CHIAVENATO, 2004, p. 113).

Os candidatos poderão enviar os currículos por email o que facilita tanto para a empresa quanto para o candidato. Toda a transação pode ser feita eletronicamente, com a internet servindo de apoio. Muitas empresas têm sua própria home pages na rede, nas quais freqüentemente existem sessões que informam sobre suas oportunidades de emprego. Um exemplo a ser citado é a Cisco Systems, empresa que funciona a internet, quase todas as vagas abertas são anunciadas na rede, por meio de sua própria home Page. Um programa de navegação pode acessar cerca de 400 vagas de cada vez. CHIAVENATO, I, (1999)

Quanto ao recrutamento externo, Marras (2000, p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com