TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO ADM 3º SEM

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

Entrando no mercado

Tendo uma análise crítica com base na franquia do grupo Prepara, onde são controladas as redes Prepara Concursos e Ensina Mais, notamos que há uma grande extensão de informações a serem descritas. Dentre as informações obtidas sobre esse grupo, vemos que essa rede de cursos poderia se alocar em diversas regiões e cidades, citando entre a última a cidade de Tucuruí-Pa.

Fazendo uma análise macroambiental dessa cidade, vemos que encontramos alguns pontos positivos para o grupo Prepara adentrar no mercado de negócios (na área de cursos profissionalizantes) da mesma. Vejamos alguns fatores:

  • No ambiente demográfico: já que a cidade de Tucuruí-Pa está em constante crescimento, observamos que precisará formar cidadãos, ou seja, qualificá-los. A cidade possui uma população grande e bastante sujeita a novos conhecimentos, e a Prepara Concursos oferece este tipo de ensino.

Com uma população de faixa etária que vai de jovem à adulta, com a maioria obtendo um padrão bom de acordo com as classes sociais, a cidade precisa e busca empreendimento. Mas, para isso, é necessário se obter conhecimento específico, variando de cidadão para cidadão.

  • No ambiente econômico: esse é um fator de incontrolável, pois depende de diversos aspectos. Mas, generalizando, a cidade em análise tem cidadãos com poder de compras que vão do médio ao alto poder. Sendo assim, o fator econômico tem seus fatores negativos diminuídos, possibilitando as pessoas a realizarem seus desejos.
  • No ambiente sociocultural: a cidade de Tucuruí-Pa é comparada ao Brasil; tem pessoas de diversos lugares, com variadas crenças e costumes. Não é muito explícito determinar que a cidade está voltada para apenas um tipo de negócio ou mercado, mas fica claro que o setor de vendas (lojas, atacados, mercados, etc) é predominante. Com a cidade voltada para diversos tipos de empreendimentos, um setor inovador é uma oportunidade, entretanto, podendo atingir públicos diferentes. Seria uma experiência inovadora para o grupo Prepara.
  • No ambiente natural: notamos que a cidade não está preocupada com fatores relacionados a meio ambiente. Sendo assim, o grupo Prepara poderia incentivar pessoas, através de propagandas ou outros meios de comunicação, à preservação. Esse tipo de incentivo poderia até espelhar uma imagem positiva para a rede de cursos.
  • No ambiente tecnológico: em relação ao grupo Prepara vemos que há uso de tecnologia de boa qualidade e com tendência a melhorar. Buscando acompanhar parcialmente o mercado de tecnologias. A cidade de Tucuruí-Pa não foge muito dessa realidade, mas com um avanço tecnológico mais lento. Mesclando um todo dessas informações, se obtêm um sinal que vai do bom ao ótimo em relação nesse tipo de ambiente.

Com base na explicação acima, notamos os fatores positivos da análise macroambiental, ou seja, os fatores que trazem segurança e motivação para a rede de cursos Prepara se instalar na cidade. Além disso, vemos que isso seria uma grande oportunidade de crescimento, não somente para a rede de cursos mas como também para a cidade. Profissionalizando pessoas e obtendo mais uma rede de ensino e qualificação profissional.

Mas, isso não é tudo. Temos também os fatores negativos para este tipo de inovação. Encontramos ameaças para que possa dar falha na implementação dessa franquia, que são, principalmente, os concorrentes.

Na cidade de Tucuruí-Pa, há diversas outras redes de cursos, sejam profissionalizantes ou não. Isso poderia trazer conflito na franquia da Prepara Concursos após sua instalação, trazendo déficit adiantado de público e levando as expectativas à falência. Sendo assim, para essa nova franquia se implantar e obter um sucesso logo de início, seria necessário ofertar promoções e/ou soluções para o seu público-alvo.

Para obter-se maior sucesso e melhores feedbakcs,  grupo Prepara deve se direcionar para todo e qualquer tipo de classe, faixa etária e padrão familiar. Pessoas com rendas mensais que vão das mais baixas até as mais altas, com idades adequadas para o aprendizado que possam manter a boa adequação aos cursos. Escolher o público-alvo não seria levado como um problema para a rede de cursos do porte da Prepara, principalmente em Tucuruí-Pa, onde tem uma miscigenação de pessoas.

E, por último, outro fator que podemos direcionar a Prepara é: ser diferente. Realizar promoções únicas (ou descontos). Oferecer cursos com aprendizados espetaculares, com forma de ensino única e que possam obter o melhor resultado, tanto para a franquia como para o público-alvo.

Uma Pesquisa Antes de Tudo

Como sabemos, para se obter um sucesso abrangente no mercado –alvo escolhido a ser atendido, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, buscando saber possíveis feedbacks antecipadamente, já que é uma coleta de dados sistemática e objetiva visando melhorar uma empresa na tomada de decisões relacionadas à identificação do problema. Com isso, já se tem uma visão, nem que seja mínima, de erros que poderão ser corridos logo no começo da abertura de uma franquia.

No caso do grupo Prepara, poderíamos realizar uma pesquisa ampla e obter resultados excelentes. Utilizando a pesquisa de identificação do problema, poderíamos saber do potencial do mercado em que a rede de cursos se instalará; almeja-se obter uma “visão” da situação do mercado em que se deseja atuar, buscando identificar a quantidade de pessoas que teriam interesse em realizar os cursos. Pode-se saber também a participação no mercado; avaliar a participação da Prepara no mercado e identificar quais as suas perspectivas para crescimento.  Junto a isso, saber da imagem e das previsões da empresa; saber como os consumidores veem a relação da empresa com os mesmos, à sua marca e produtos (no caso da Prepara, os cursos disponibilizados ofertados), e compreender as “previsões” em relação ao ambiente em que a empresa está. Como por exemplo, às oportunidades para o futuro. E, completando esse raciocínio, a análise de vendas da empresa, buscando informações sobre a performance das vendas que estão sendo realizadas.

Com o resultado desse tipo pesquisa, podem aparecer informações que mostram que a empresa possui uma imagem ruim no mercado de atuação (nesse caso encontrou-se um problema). E que, para solucioná-lo, é necessária outra pesquisa, a de solução de problema.

Neste tipo de pesquisa, busca-se encontrar informações que possam auxiliar uma empresa a solucionar problemas existentes. Os resultados de uma pesquisa como essa podem apontar “caminhos” e ações importantes que a empresa poderá adotar para buscar seu crescimento e desenvolvimento diante do mercado que atua ou deseja atuar. Dentro dessa pesquisa existe a pesquisa de segmentação, de produto, de preços, promocional e de distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com