TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        ,5,6

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

Freelancers abrem espaço nas grandes empresas
Pois o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias para o mesmo patrão, começa a perder espaço nas grandes empresas. Sendo que normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes.

A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra questão refere-se à legalização, onde em alguns países, sobretudo no Brasil, é bem difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.



  1. DESENVOLVIMENTO

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, e se baseiam na impessoalidade, formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, que são comandadas pelo estado, a contratação de seus funcionários se darem de maneira direta. Já empresas como a IBM, e as outras citadas no decorrer do texto, são transnacionais, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País onde esta instalada, devido esses motivos têm uma alta mobilidade. Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. Sendo que suas contratações são terceirizadas e geralmente essa contratação se dar por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos do trabalhador também termina.

Com a evolução da tecnologia acelerada nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, sendo que tem como modelo de gestão respeito ao individuo, prestar melhor serviço ao cliente e busca na excelência de seus serviços e produtos. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos. Quanto FECEBOOK é atualmente, o maior sítio de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários. Em 2006 o Facebook se tornou aberto a todos os usuários, incluindo estudantes, pessoas e empresas, um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários e GOOGLE utiliza-se de um modelo de gestão onde busca transformar a empresa em um modelo de empresa que atraísse os talentos existentes no mundo para trabalhar nela, visa ter um local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar maior parte do tempo, ter um fluxo continuo de informações dentro da empresa e opta por pequenas unidades de trabalhos autônomas. Percebe-se a diferenças nessas organizações em relação a importância que se dão aos usuários no caso da IBM, e  importância aos funcionário no GOOGLE.

Em cada ano as estatísticas de emprego para os freelancers registram picos de contratação. Os executivos, no entanto, se beneficiam dos empregos por tempo determinado, no caso das multinacionais, há pressa para dar inicio à operação e as nacionais, a urgência é aumentar a participação no mercado, os motivos justificam essa busca a falta de gente qualificada e a ausência de tempo para capacitar no curto prazo, são empresas de médio e grande porte que querem alguém pronto, com conhecimento específico e que dê retorno imediato. Essa não é uma atividade que serve de ponte entre contratos convencionais de emprego. Entre as habilidades que esse profissional precisa ter estão os bons relacionamentos interpessoal, capacidade gerencial, conflitos e flexibilidade para mudar de ambiente de trabalho.

Freelancer ou trabalhador temporário é um profissional sem carteira assinada que atua sozinho no mercado. Ele trabalha por produção, recebendo por quantidade ou por dia de trabalho. Ele pode ser uma pessoa jurídica ou não, ter nota fiscal ou não, não vai importar ou diferenciar em sua designação como freelancer. Sendo que para esse profissional têm vantagens e desvantagens tais como:

Vantagens:        

  • O trabalhador temporário terá uma renda maior, que o trabalhador fixo. Se quiser aumenta sua renda e estiver com mais tempo livre, é só começar a produzir ainda mais, pois e ele quem faz o orçamento pelo serviço realizado.
  • O freelancers pode tirar às férias, quando tiver vontade. Fazendo freelas, o mesmo pode simplesmente dar uma pausa na produção e ir viajar ou trabalhar fora da sua cidade se sua função depender apenas de um computador.
  • O trabalhador temporário pode tirar quantos dias de folga quiser. Se o trabalho está em dia e não tem o que fazer, pode tirar uma tarde para se divertir, descansar ou simplesmente dormir.
  • Poucos descontos na remuneração, pois se tem a possibilidade de negociar a remuneração de acordo com o mercado e não por determinação da empresa.

Desvantagens:

  •  O trabalhador temporário não se tem salário mensal fixo e nem os benefícios que uma carteira de trabalho traz junto.
  • O Freelancer não tem folgas remuneradas. No inicio das atividades sem um chefe, todos se animam a trabalhar quando quiser. Porém, quanto menos você produzir, menos você ganhará, ou seja, se o mesmo se der folga não vai esta recebendo pelo dia não trabalhado.
  •  O trabalhador Temporário tem que ter cuidado quanto a horários. Pois ter disciplina é importante, pois sem ter um chefe e trabalhando por produção, é preciso ter bastante organização e isso só se consegue com cumprimentos de horários, pois o mesmo tem prazo para a entrega de seus trabalhos.
  • O freelancer não tem direito ao auxílio-doença. Infelizmente, se o mesmo trabalha por produção e por uma eventualidade ficar doente, não irá receber pelos dias não trabalhados e ainda vai atrasar o trabalho. Se quiseres direito a um plano de saúde terá que pagar sozinho e é mais um gasto no orçamento.

As novas formas de organização do trabalho, ou seja, trabalhador temporário também tem conseqüências negativas de stress, onde o mesmo busca conciliar projetos, tentando cumprir os prazos, tentando lidar com clientes difíceis, tentando ter uma vida ao trabalhar vários trabalhos, pois é impossível evitar, por razões de competitividade e dificuldades existentes no mercado, que não se criem situações no processo emocional. De fato, a capacidade de uma pessoa para suportar o stress tem um limite. O stress prolongado provoca cansaço e tensão ao nível físico e mental, e aumenta o risco de se contraírem problemas de saúde, pelo que é considerada uma ameaça para a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com