TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINTER I - RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME-----------------------------

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER I):

Relatório Parcial

Barueri - SP

Maio/2016

NOME: RA:

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER I):

Relatório Parcial

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (Prointer I) no Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade/Faculdade Anhanguera requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Recursos Humanos.

Orientadora: Tutora EAD Priscila Cintra Zangirolami.

Coorientador: Tutor presencial Luiz Carlos de Melo Teixeira.

Barueri - SP

Maio/2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. RELATÓRIO PARCIAL        

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

5. ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR        

        

  1. INTRODUÇÃO

       “Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX” (TIMMONS, 1990). O empreendedorismo é a identificação de novas oportunidades e negócios, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor, é a pesquisa voltada para a evolução de capacidades e habilidades, e é quesito indispensável para a produção de riquezas dentro de um país, proporcionando a expansão econômica e assim, favorecendo as condições de vida da população e gerando empregos e renda. 

       Quando procuramos sinônimos para o verbo empreender nos deparamos com as seguintes palavras: apostar, ariscar, tentar, intentar, experimentar, entabular, resolver, iniciar... dentre outras, isso mostra que o a pessoa que é empreendedora é ativa e proativa, que esta sempre trazendo inovações e conhecimento para sua empresa/local de trabalho. Para Dornelas (2001) “Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.

       No relatório descrito a seguir, irei apresentar uma análise da entrevista feita com a empreendedora ---- que é dona ----- e em seguida apresentarei o conceito de um plano de negócios e a minha proposta de empreendedorismo seguida da análise SWOT da mesma.

“(...) não há outra saída para qualquer nação que queira desenvolver-se, a não ser através do espírito empreendedor de seus cidadãos.” (Dolabela)

2. RELATÓRIO PARCIAL

       A entrevista feita com a empreendedora ----- foi de um teor bem enriquecedor, onde constatei que a entrevistada tem um conhecimento grande na área de atuação. Ela demonstrou paixão pelo que faz e experiência no ramo de negócios. Tendo vários exemplos de empreendedores na família, ela conseguiu fazer a junção do amor pela dança e a vontade de desenvolver um projeto social com a oportunidade de abrir um espaço de dança que atendesse uma região da cidade de Barueri (grande São Paulo) onde ela constatou a necessidade de um empreendimento que oferecesse esse tipo de serviço para a população local. Suas idéias foram fundamentadas através da experiência de vida e amadureceu cada vez mais com o conhecimento adquirido somado a vocação empreendedora da mesma.

       O planejamento inicial se baseou no estudo e pesquisa da demanda juntamente com o posicionamento ideal, que acabou se concretizando facilmente devido à concorrência quase nula e a necessidade que existia na região. Após analisar o projeto que desejava iniciar percebeu que as ameaças a principio não existiam, as fraquezas estavam vinculadas a uma possível falta de patrocínio por inicialmente se tratar de um projeto social, desta forma, concluí que a oportunidade inicial que se concebia era única e ganharia cada vez mais força devido ao seu alto conhecimento técnico na área da dança e das suas inúmeras vivências. Após iniciar o empreendimento, ela foi elaborando suas estratégias para obter resultados cada vez mais positivos. Seu empreendimento hoje já está completando 11 anos.

       Para se ter um empreendimento de sucesso, se faz necessário a elaboração de um Plano de Negócios (Business Plan) que é “a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento” (Empreendedorismo, Tema 3 – O Plano de Negócios – slide 1). O desenvolvimento do Plano de Negócios irá impulsionar o esmiuçar da idéia que pode se tornar um grande negócio, ele também possibilita a análise dos pontos fortes, pontos fracos, das oportunidades e das ameaças (análise SWOT). Segundo CÁSSIO TONIGUCHI (1996) “Planejar é construir uma ponte entre o sonho e o possível”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com