TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRISIONEIROS DO SISTEMA OU PRISIONEIROS DO NOSSO PRÓPRIO PENSAMENTO?

Por:   •  12/10/2015  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE BORGES DE MENDONÇA[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

CAPÍTULO III QUINTA DISCIPLINA DE PETER SENGE

PRISIONEIROS DO SISTEMA OU PRISIONEIROS DO NOSSO PRÓPRIO PENSAMENTO?

GILLIARD DE SOUZA

FLORIANÓPOLIS

2015

Capítulo 3 Quinta Disciplina Peter Senge

Este capítulo busca maneiras de ensinar as principais dificuldades de aprendizagem organizacional, e é feito através do experimento chamado "O jogo da cerveja", que consiste em um sistema de produção e distribuição de uma marca de cerveja chamada Lover’s Beer.

O objetivo é gerir adequadamente a distribuição de cerveja Lover’s Beer, os jogadores em cada posição são absolutamente livre para fazer qualquer decisão que considerem válidas. Nesse jogo participam três gestores (estrutura do jogo), um varejista, de outro lado o atacadista e finalmente a fábrica, não esquecendo o foco principal o consumidor e o lucro.

A fábrica é responsável pela venda e fabricação de determinada marca de cerveja. Para o atacadista, a marca em questão não é a única venda. No entanto, um acontecimento que provoca um aumento na demanda quando um dos produtos da organização, chamado  Lover’s Beer começa a ganhar popularidade muito rapidamente e aumenta as  suas vendas.

Por isso todas as partes começam a produzir e pedir mais e mais. O varejista aumenta abrutamente nas encomendas. O atacadista para atender as muitas ordens, aumenta a quantidade que  fábrica de cerveja deve produzir. A empresa de fabricação, não pode lidar com o aumento e começar a ter atrasos no cumprimento de ordens.

Estes atrasos nas encomendas causou atrasos nos embarques para varejistas através das empresas atacadistas. Os varejistas começam a entrar em pânico e chamar para mais cervejas. E começa uma onda de especulação e alerta

No final, por ter uma escassez de oferta, os preços começam a subir, e, portanto, a demanda começa a diminuir, consequentemente temos uma queda na produção da fábrica não tendo ordens.

Então, quando o jogo termina, se pergunta aos jogadores responsáveis ​​o que aconteceu? todos culpam “os outros”. Mostra claramente nenhuma experiência de aprendizagem das consequências de nossas ações. Pode-se apreciar a falta de visão sistêmica dos jogadores, como cada ação desesperada de cada contribuíram para a queda do sistema.

Depois de analisar as consequências do estoque nos armazéns, a crise de produção da fábrica se pode chegar a estas conclusões gerais do problema no jogo.

As pessoas pertencentes a uma mesma estrutura tendem a produzir resultados qualitativamente semelhantes. Quando problemas ou desempenho não atende às expectativas, é fácil encontrar alguém ou algo para culpar. Mas os sistemas muitas vezes causam a sua própria crise, que forças externas não obedecem aos erros individuais.

Neste "Jogo da cerveja" pode ser visto como atrasos no sistema de jogar um papel fundamental. Qualquer mudança rápida ou lenta nos leva a tomar medidas inadequadas. No jogo o culpado, é o próprio sistema que produz o seu colapso? Ou por falta de interação entre componentes (varejo, atacadista, fábrica) que não conseguem perceber o todo, e como cada decisão os afeta?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com