TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

Trabalho acadêmico: PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM SERVIÇO SOCIAL

TATIANE MENDES NOVAIS

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

Jequié-Ba

2014

TATIANE MENDES NOVAIS

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Fundamentos Históricos, teóricos e metodologicos do Serviço Social III, Ética profissional em Serviço Social, Fundamento das Politicas sociais e politicas sociais, Administração e Planejamento em Serviço Social e Serviço Insterdisciplinar IV – 3º e 4º Semestre.

Prof. Paulo Sérgio Aragão, Clarice Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi e Paulo Sérgio Aragão.

Jequié-Ba

2014

SUMÁRIO:

1.INTRODUÇÃO......................................................................................................5

2.DESENVOLVIMENTO..........................................................................................6

2.1 História política brasileira...................................................................................7

2.2 Independência do Brasil....................................................................................7

2.3 Abolição da escravatura....................................................................................7

2.4 Proclamação da República................................................................................8

2.5 Ditadura.............................................................................................................9

2.6 Diretas Já..........................................................................................................9

3.CONCLUSAO.....................................................................................................11

4.REFERENCIAS..................................................................................................13

5.ANEXO 1............................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO:

Existem muitas formas de definir politica, mas podemos dizer que o conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à ideia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver.

A tarefa e o objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo, ou seja, a tarefa da política está diretamente relacionada com a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade.

Nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor as propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam.

Nos seus primórdios, a ciência política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, etc.), mas posteriormente passou a ser uma análise preponderantemente jurídica.

1. DESENVOLVIMENTO:

A compreensão histórica do legado das políticas sociais no Brasil, singularizando ademais o lugar da Assistência Social neste contexto, conduz a certos desafios; alguns previsíveis devido à amplitude do tema, outros nem tanto, na medida em que parte destes desafios decorrem de sua localização particular, ou seja, estão referidos a um olhar e a uma perspectiva de análise também voltados para a reflexão do Serviço Social, informada aqui especialmente pela análise histórica destes processos e de suas interconexões.

Vale dizer, então, recorrendo às indicações de Iamamoto, que para debater os temas afetos à profissão de Serviço Social, indo certamente além das ilações e verificações empíricas, torna-se necessário a apropriação correta das configurações históricas mais determinantes que perfazem a cena dos acontecimentos político-econômicos contemporâneos, para assim confrontar com maior propriedade as contradições e os desafios que a realidade social impõe. Suas palavras são um bom começo, portanto Para garantir uma sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão’de dentro’ do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Alargar os horizontes, olhar para mais longe, para o movimento das classes sociais e do Estado, em suas relações com a sociedade; não para perder ou diluir as particularidades profissionais, mas ao contrário, para iluminá-las com maior nitidez. (1998, p. 20).

As problematizações críticas suscitadas a partir da interlocução do debate sobre a assistência social com a produção histórica sobre o Brasil demarcam, assim, proveitosas pistas teóricas a respeito das contradições advindas da compreensão da assistência pública enquanto política social específica, sobretudo quando pensada no contexto histórico em que se processou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com