TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social

Ensaios: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 7

O presente projeto de intervenção intitulado "Reflexão grupal no CAPS AD primavera do município de Aracaju/Se", será desenvolvido no CAPS ad Primavera, situado na Rua Guarapari S/N, bairro Atalaia, Aracaju-SE.

Dessa forma, através da coleta de dados (campo) será desenvolvido o referido projeto de intervenção - onde faremos um estudo com conteúdos bibliográficos e pesquisas documentais, que nos darão subsídios para situar a problemática norteadora escolhida para aplicação do referido projeto de intervenção.

Por estar desenvolvendo um projeto de pesquisa no CAPS ad primavera, constatou-se através de observações, reuniões e escuta com usuários, algumas dificuldades, dentre elas a falta de participação e integração da família em seu processo de reabilitação. Visto que:

"A família tem um papel importante na criação de condições relacionadas tanto ao uso abusivo de drogas quanto aos fatores de proteção, funcionando igualmente como antídoto, quando o uso de drogas já estiver instalado" (MILITÃO,1999).

Após analisar a Política de Saúde Mental e passar pelo processo de perscrutar através do estudo social e do diagnóstico, entendendo que a assistente social, é uma profissional que lida com as expressões da questão social, devendo intervir junto aos fenônemos culturais, sociais e econômicos - criando e respaldando os programas de prestação de serviços no setor, a nível de promover proteção e recuperação da saúde dos usuários.

Segundo Ministério da Saúde (2004):

"O álcool é uma substância lícita, social e culturalmente aceita, onde beber é uma atividade realizada em grupos, em que sua legalidade não lhe confere segurança, porque seu consumo traz conseqüências como: acidentes de carro traumáticos, violências, agressões, atividade sexual não planejada ou desejada, conflitos com a lei ou com o patrão".

verificou-se através de visitas e observações várias problemáticas, porém a proposta de intervenção tem como objetivo focar a questão da "família em seu processo de reabilitação e os grupos de apoio (amigos, usuários)", pois a proposta terapêutica do CAPS ad - visa reduzir o consumo do álcool e outras substâncias psicoativas em seu cotidiano, para depois abster-se dela, necessitando assim de um vínculo maior da família e outros coadjuvantes de apoio (usuários, amigos) em seu tratamento.

O projeto tem como meta principal, contribuir com essa dificuldade de integração familiar (principal), no tratamento terapêutico do usuário no CAPS ad primavera.

Objetivo Geral:

? Contribuir para uma melhor compreensão da importância familiar e grupal no tratamento do usuário

Objetivos Específicos:

? Focar que o contexto de recuperação é favorecido por um conjunto de apoios contextuais como família, grupos e redes de amigos;

? Mostrar a importância de cada indivíduo no trabalho em grupo;

? Realizar uma oficina de relações interpessoais com um grupo de usuários;

? Proporcionar uma maior reflexão entre todos.

Público alvo

? Usuários e familiares do CAPS ad primavera

Justificativa da Intervenção:

A relevância do referido tema, consiste na percepção de que a rede familiar e grupal (amigos, usuários) é um suporte terapêutico eficaz no tratamento do usuário, e que mesmo aqueles que não possuem família, necessitam da participação de outros indivíduos como coadjuvante de incentivo em seu tratamento como: amigos e usuários. Entendendo também que as famílias descrevem - se como desgastadas com a patologia do paciente.

Logo, a intervenção será realizada com um grupo de usuários, onde tentaremos junto com a Assistente Social, reunir alguns integrantes das famílias desses usuários. Visto que quinzenalmente é realizada uma reunião familiar, coordenada pela Assistente Social, onde são discutidos o cotidiano familiar do usuário e suas possíveis recaídas. Assim tentaremos reunir o usuário (se presente) com seu familiar.

Lembrando que iremos trabalhar de forma cautelosa, para não refletir as vicissitudes da vida do usuário e não gerar um clima de tensão e discórdia - visto que esta não é a proposta da intervenção. Entretanto, observa-se que, quando a família se propõe a buscar modificações, através da interação no tratamento psicoterapêutico do usuário, há uma grande possibilidade de se restabelecer a comunicação familiar - e assim, a tendência é que as coisas possam mudar. Aquela situação que fizeram com que o indivíduo dependente se sentisse impotente e, portanto disfuncional, serão revistas e repensadas.

Geralmente, essa, é uma intervenção difícil de contextualizar ? pois a família do usuário, também possui sérias dificuldades emocionais. Dessa maneira, uma coisa acaba por complicar a outra. Entretanto, é um percurso difícil, que requer observância na em sua aplicação. Essa alternativa torna viável o contato emocional honesto e real.

"Síndrome da dependência química" é um problema, onde se devem buscar sempre estratégias para interagirem no sentido de sanar o vício ou dependência através de uma união grupal, família e/ou grupos de apoio em prol do mesmo intuito, ajudando o usuário por meio da socialização e solidariedade de seus membros.

A dependência química é um problema mundial, é uma doença e deve ser tratada como tal, com programas de prevenção e de tratamento que visem seu controle e a reintegração do doente à vida em sociedade. Nas pessoas predispostas, o álcool ? a droga de uso mais difundido ? propicia o surgimento de psicoses, deforma o caráter e afeta a saúde das mais variadas formas.

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indíviduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com