TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO FLOR DE LIS

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.752 Palavras (16 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO        

Um projeto surge através de alguma necessidade ou problema que uma organização ou pessoa física possui. O projeto tem início através de ideias que vieram de um planejamento, essas ideias serão executadas de acordo com um cronograma que será elaborado para o projeto.

O projeto pode ser de implantação, expansão, modernização e diversificação. Um projeto empresarial é composto por um conjunto de técnicas formuladas por pessoas, que visam traçar um caminho a ser seguido, para alcançar um objetivo.

É importante salientar que todo projeto tem início, meio e fim, e precisa respeitar as limitações que foram estipuladas no planejamento, como o valor disponível para o investimento e o período de tempo de início e finalização do projeto.

A presente pesquisa tem como objetivo colher informações sobre a elaboração de um projeto e sua vertente microeconômica, de implantação, incluindo o planejamento de recursos, cronograma, orçamentos e custos.

Os dados que foram coletados para desenvolvimento da pesquisa, foram adquiridos através de livros de pesquisa e websites.

Os assuntos abordados teoricamente serão explanados no decorrer do escopo do trabalho, por meio de pesquisa teórica e através de um estudo de mercado.

O projeto aqui proposto é a implantação de uma loja online denominada como Flor-de-lis. O projeto foi elaborado por uma graduanda do 6º semestre de Administração Ione Oliveira Carvalho.  

2 JUSTIFICATIVA

A implantação da loja possibilitará que os clientes da empresaria Alcione Sacramento, se beneficiem de um espaço fixo para visitar, analisar as novidades e obviamente escolher os produtos que mais lhes agradem, já que a empresaria vendia os seus produtos de porta em porta. O número de clientes visitas eram poucos, de acordo com a demanda de pedidos.

A loja pode adquirir nova clientela, e a empresaria poderá assegurar o recebimento correto pelo valor dos produtos, pois na loja o sistema de pagamento não será baseado apenas na confiança de que o cliente irá pagar na data correta, sem nenhum tipo de cadastros de documentos ou cartão de credito.

3 OBJETIVOS

Vender os produtos com qualidade, para alcançar o maior número de clientes possível, visando ser reconhecida no mercado, manter-se competitiva e superar as expectativas dos clientes, no quesito qualidade.

4 METODOLOGIA

O projeto será realizado para implantar uma loja de roupas, para isso foi alugado um ponto comercial, que será reformado, com o intuito de chamar a atenção da clientela.

O projeto será gerido por Antônio Carlos, marido da empresaria Alcione Sacramento. A decisão de tornar o senhor Antônio Carlos em gestor principal do projeto, foi tomada com base no conhecimento sobre reformas e delegar atividades, pois os custos com um outro gestor seria muito maior.

5 O PRODUTO 

O produto é tudo aquilo que é fabricado para satisfazer o desejo do cliente. Produtos podem ser material ou não material, os produtos materiais podem ser uma mesa, um celular, e até mesmo uma caneta, já os produtos não materiais são os serviços prestados, como por exemplo, a conexão de internet.  A fase que o produto é inserido no mercado é conhecida como introdução, tem a fase de crescimento, que é quando o produto começa a se firmar no mercado. À fase de maturidade é quando as vendas e os lucros diminuem. Por fim a fase de declínio, nesta fase o produto perde a participação no mercado.

Os produtos da empresa flor-de-lis serão roupas masculinas, femininas e infantis. Os produtos são adquiridos de acordo com a estação do ano e a tendência que está no mercado. A empresaria Alcione Carvalho visa fidelizar os clientes com a qualidade dos produtos, atendendo as mais diversas necessidades do cliente.

6 PLANEJAR AS AQUISIÇÕES

Para planejar as aquisições sobre algo que a empresa vai adquirir é preciso saber de quais materiais a equipe do projeto está carente. Outro ponto importante é analisar se realmente é necessário adquirir todos os produtos, e se for necessário é preciso identificar quando adquirir e a quantidade correta.

Planejar as aquisições de produtos necessários para o desenvolvimento de um projeto pode influenciar no cronograma do projeto, pois o material necessário pode ser difícil para ser encontrado, se for o caso de produtos sazonais, também pode contar com a dificuldade de encontrar um fornecedor.

Dificilmente uma empresa irá adquirir os insumos para um projeto de apenas um fornecedor, pois ele pode encontrar o produto semelhante em outro fornecedor, e com um preço mais acessível.

Ao se tratar de um projeto extenso, com grande entrada de insumos é importante que haja um gestor para intermediar as informações e entregas de pedidos.

Vale ressaltar que se uma empresa contrata um fornecedor ela precisa estar com a documentação correta, com permissões e licenças profissionais, pois podem ser exigidas para fins de investigação do trabalho que está sendo executado.

Sendo assim, o fornecedor vai nomear um gerente para o projeto. Sua organização também pode ter um gerente de projeto interno para servir de intermediário junto ao fornecedor, fornecer informações e monitorar suas entregas. Nesse caso, o fornecedor ou empresa contratada fica responsável, por contrato, pela execução de todos os processos do gerenciamento de projetos (HELDMAN. 2009, p 285).

 A linha de base do escopo inclui artefatos, que irá orientar a equipe do projeto, com relação às entregas do produto ou serviço do projeto. Essa linha de base é importante para o processo de aquisição. É necessário levar em consideração as limitações no decorrer do projeto, como as disponibilidades de recursos, fornecedores, prazos de entrega, credibilidade do fornecedor, envolvimento adequado das partes interessadas e disponibilidade dos principais recursos. A descrição do corpo de produto também é vital para o desenvolvimento do escopo do projeto, pois ele pode ser alterado mediante a alguns aspectos, tais como: habilidades, requisitos técnicos, serviços, que são necessários para a elaboração do produto do projeto.

A EAP define as entregas e descreve as atividades necessárias para cada área da EAP, já o dicionário EAP, é utilizado para orientar a equipe do projeto, com informações de como o trabalho será realizado, ou seja, traz o detalhe que cada elemento necessita.

Existem os acordos de parcerias, que é a cooperação de dois ou mais fornecedores que irão trabalhar no projeto, caso este acordo aconteça, é preciso definir alguns requisitos, como a não competição entre si, já que precisam trabalhar em comunhão com um único objetivo, que é finalizar o projeto de forma correta, no tempo e na qualidade esperada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com