TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I RH

Por:   •  30/9/2015  •  Monografia  •  7.964 Palavras (32 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências sociais e comunicação[pic 1]

Curso de Gestão Recursos Humanos

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

PEREIRA SEGURADORA LTDA

Orientador: Arlete Galhardi

São Paulo

2015


RESUMO

[pic 2]

Este projeto é apresentado como requisito legal para a obtenção do título de Gestor em Recursos Humanos. O presente projeto inicia com uma análise global da empresa, a sua forma de atuação, destacando a natureza atual das atividades da organização, informações sobre o porte da empresa, número de clientes, instalações e faturamento. Os principais produtos e processos organizacionais e os recursos utilizados no processo produtivo. Os principais fornecedores e insumos que compõem a cadeia de suprimento da organização. Os principais concorrentes e os tipos de produtos oferecidos por eles, análise do ambiente competitivo que possam afetar o mercado ou a natureza da empresa, bem como, os principais desafios ou barreiras para a manutenção ou aumento da competitividade no seu segmento, e o mercado nacional em que atual e suas relevâncias. E por fim, analisa as atividades desenvolvidas na empresa Pereira Seguradora Ltda, e faz uma comparação entre as práticas da empresa e as teorias aprendidas no desenvolvimento do curso de Gestão de Recursos Humanos.

Palavras-chave: Pereira Seguradora, comunicação empresarial, tecnologia da informação, economia e mercado, fundamentos da administração.


SUMÁRIO

[pic 3]

1. INTRODUÇÃO........................................................................................

04

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................

06

2.1 Fundamentos da Administração...........................................................

06

  1. Denominação e forma de constituição.................................................

10

  1. Natureza e Ramo de atuação ..............................................................

11

  1. Informações sobre o porte da empresa................................................

11

  1. Comunicação Empresarial....................................................................

11

2.6 Tecnologia da Informação.....................................................................

14

2.7 Recursos Materiais e Patrimoniais........................................................

18

2.8 Economia e Mercado............................................................................

22

2.9 Matemática Aplicada ............................................................................

26

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................

30

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA ..............................................................

31


1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo analisar o funcionamento de uma empresa de seguros, analisando os conceitos e técnicas estudados no curso, tendo como base as disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Recursos de Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado, Técnica de Informática, Matemática Aplicada e, sua comparação com as práticas de gestão da empresa.

A Administração surgiu como teoria no início do século XX e se tornou fator principal de estudos, tendo como base seus princípios e funcionalidades dentro das Organizações até os dias atuais, é uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnicas e ferramentas, e que segundo Chiavenato (2014) tem a finalidade essencial de fazer acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades (CHIAVENATO, 2014). 

A comunicação empresarial constitui uma importante ferramenta de comunicação, onde é possível melhorar a imagem de uma empresa, produto ou mesmo relacionamento com funcionários e público alvo. Argenti (2006, p. 81) define a comunicação empresarial como um conjunto de atividades, estratégias e ações, para gerar uma boa imagem da empresa. No entanto, não é só isso que a comunicação empresarial visa no mercado hoje em dia, cada vez mais ela está se relacionando com seus públicos.

As empresas, a cada dia que passa se deparam com um ambiente complexo, turbulento, instável, imprevisível. São mudanças de toda ordem de natureza, seja ela social, econômica ou política que ocorrem de forma acirrada, e a tecnologia tem sido uma ferramenta importante para facilitar e agilizar nos processos administrativos dentro das organizações reduzindo custos a longo prazo. A implantação da tecnologia da informação muda à forma de conceber e realizar os negócios e as atividades organizacionais, ligando pessoas, ativos, e ideias para criar e distribuir produtos e serviços, automatizar transações de negócios e fluxos de trabalho a custos menores.

A Administração de materiais bem aparelhada dentro de uma empresa é fundamental para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa, objetiva a otimização do atendimento aos serviços com os mínimos custos de aquisição, de armazenamento e distribuição, com qualidade, conformidade e continuidade. Na visão de Francischini  e Gurgel (2002) a Administração de Materiais é uma atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)   pdf (441.3 Kb)   docx (322.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com