TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISPLINAR VI

Por:   •  19/11/2021  •  Monografia  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

FLORENZANO NUTS LTDA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

 

ORIXIMINÁ - PA

        2020        

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

 

TÍTULO FLORENZANO NUTS LTDA

PROJETO INTEGRADO MULTIDIDISCIPLINAR - PIM V

Antonio Geovane Almeida Cerdeira

R.A. 1917292

Projeto apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Universidade Paulista– UNIP como requisito parcial à obtenção da empresa Florenzano Nuts.

Orientador: Celia Braga

 

ORIXIMINÁ- PA

2020

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) foi realizado com base nas disciplinas estudadas no terceiro semestre do curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, Legislação Aduaneira, Matemática Financeira e Geomarketing. O Projeto foi pesquisado e realizado na cidade de Oriximiná, estado do Pará na empresa Florenzano Nuts LTDA, tendo como nome fantasia Florenzano Nuts. O objetivo deste trabalho é elaborar um projeto que resulte na pesquisa exploratória, tendo como base todos os conhecimentos teóricos adquiridos, colocando-os em prática, e assim favorecendo ao processo de ensino-aprendizagem do aluno.

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é demonstrar o quanto se pode melhorar uma empresa, independentemente de seu segmento, estrutura física ou financeira e porte.

Este projeto de pesquisa exploratória foi realizado no terceiro semestre do Curso de Graduação Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Universidade Paulista-UNIP, tendo como base a Empresa Florenzano Nuts, CNPJ: 17572431000125, localizado na Cidade de Oriximiná, na Rua Pedro Carlos Oliveira 2296 – Bairro Centro, CEP: 68270000.

  1. SOBRE A EMPRESA

A empresa então denominada Florenzano Nuts, foi fundada no dia 14 de Fevereiro de 2013 (sete anos atrás) hoje sendo administrado por um quadro de quatro administradores, o administrador geral responsável pelo grande desenvolvimento da empresa chama-se Manoel Francisco Casemiro Filho (sócio administrador). A empresa tem como principal descrição de serviços em área de atuação na fabricação de conservas de frutas, comercialização e exportação e importação de produtos nas regiões nacionais e internacionais do mundo. Por ter uma grande demanda na região, possuem em sua linha diversos produtos de grande expressão de demanda e desenvolvimento no mercado.

Hoje a empresa conta com um quadro com mais de 200 colaboradores distribuídos nas diversas funções: Administração, Auxiliar Administrativo, Mão de Obra Operária, Serviços de Limpeza, Quadro Técnicos etc.

O estudo que será apresentado neste projeto tem como objetivo estabelecer diretrizes que permitam analisar e demonstrar algumas atividades de regulamentação aduaneira e desenvolvimento de geomarketing, além de muitos serviços financeiros adotadas pela empresa.

  1. LEGISLAÇÃO ADUANEIRA

A legislação Aduaneira objetiva demonstrar a relevância da legislação brasileira utilizada no comércio exterior para os processos de importação e exportação. Ainda, possibilitar o conhecimento do sistema aduaneiro, as razões da aplicabilidade dos tributos de importação e exportação e sua influência na economia do país.

Entender o que é Valoração Aduaneira, para quem atua no comércio exterior, é essencial no contexto comercial atual, e sua aplicação prática.

A empresa Florenzano Nuts busca sempre estabelecer os acordos com as leis vigentes estabelecidas pela aduana brasileira vinculada a todos os órgãos competentes do país. E no processo de importação e exportação no qual são exigidos muitos documentos importantes a empresa sempre busca realizar e cumprir esse processo de maneira eficaz cumprindo de maneira satisfatória e de acordo com cada lei a cumprir. A seguir, uma tabela com os nomes dos documentos para a realização de importação e exportação que a empresa utiliza frequente nos seus processos, sendo alguns de suma importância e outros que podem ser dispensados pelas autoridades.

Tabela 1 – Documentos para Importação e Exportação:

EXPORTAÇÃO

IMPORTAÇÃO

Fatura Proforma

Certificado de Origem

Registro de Exportação

Packing List ou Romaneio

Declaração de Exportação

Proforma Invoice

Nota Fiscal

Conhecimento de Embarque

Fatura Comercial

Licenciamento de Importação

Romaneio ou Packing List

Declaração de Importação

Conhecimento de Embarque

Certificado de Aeronavegabilidade

Certificado de Origem

Certificado de Câmbio

A Florenzano Nuts assim também como muitas empresas nacionais de exportação e importação encontram muitas dificuldades para o desenvolvimento de sua produção no processo de exportação, por exemplo, isso se da por causa da política, costume, crenças de cada país ou nação que tem grande diferença do seu país de origem.

Para facilidade e melhoria na economia do país e no desenvolvimento do comércio o governo desempenha um papel muito importante principalmente nas transações internacionais. Pois, o mesmo cria mecanismos facilitando a entrada e a saída de mercadorias no território nacional. Assim também como em muitos acordos firmados entre os blocos econômicos na qual tem relevâncias na exportação e importação, isso de tal maneira facilita ainda mais a circulação e o desenvolvimento das empresas para destaque em cada ramo de segmento comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com