TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE FINANCEIRO

Por:   •  28/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  6.711 Palavras (27 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE FINANCEIRO

ALINE MAGALHÃES DE BARROS

ANGÉLICA CAMARGO DE JESUS

BEATRIZ LIMA

FELIPE MARQUES ZANETTI

HELEN ALVES ROPERO

JANAINA DOS SANTOS NASCENTE

MARCO ANTONIO OLIVEIRA LOPES

ROBERTO BARUFFI JUNIOR

CPFL ENERGIA S/A:

Companhia Paulista de Força e Luz

São Paulo SP

2019

ALINE MAGALHÃES DE BARROS

ANGÉLICA CAMARGO DE JESUS

BEATRIZ LIMA

FELIPE MARQUES ZANETTI

HELEN ALVES ROPERO

JANAINA DOS SANTOS NASCENTE

MARCO ANTONIO OLIVEIRA LOPES

ROBERTO BARUFFI JUNIOR

CPFL ENERGIA S/A:

Companhia Paulista de Força e Luz

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul, para obtenção da nota de conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Financeiro.

Prof. Me. Rogerio Sarkis, da Costa

São Paulo SP
2019


Resumo

Esta pesquisa mostra as realizações da empresa CPFL Energia, que atua no ramo de distribuição de energia procurando levar economia e bem-estar para as pessoas. Sua criação surgiu em 1912, através da fusão de quatro pequenas empresas do interior do estado de São Paulo. Nos tempos atuais a empresa através de seus investimentos e sucesso financeiro possui quatro distribuidoras, atendendo a 687 municípios e levando energia para mais de nove milhões de pessoas, além de fazer parte da State Grid Corporation of China, a maior empresa elétrica do mundo. A CPFL mostra que através do trabalho, determinação, transparência e investimentos é possível a empresa seguir em crescimento para assim atingir seus objetivos, que são de se tornar a maior empresa de distribuição de energia da américa latina, oferecendo energia sustentável e levando segurança as pessoas.

Palavras chave: Economia. Financeiro. Investimentos.


Sumário

Introdução        5

1. Dados Oficiais        6

1.1 Histórico        6

1.2 Missão, Visão e Valores        7

1.3 Ramo de atuação        8

2. Descrição da área Financeira        9

2.1. As principais dificuldades para atuar no setor financeiro        9

2.2 Perfil para atuar no setor        10

2.3 Funcionamento        11

2.4 Sistema SAP        12

2.5 Conselho Fiscal        13

2.6 Perfil do Conselho Fiscal        15

3. Demonstrativos Financeiros        16

3.1 Balanços Patrimoniais        16

3.2 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)        21

3.3 Fluxo de Caixa        22

3.4 Análise dos índices de Liquidez        25

3.5 Análise vertical e horizontal dos últimos dois balanços        26

3.6 Considerações Finais        26

4. Orçamento Empresarial        27

Conclusão        30

REFERÊNCIAS        31


Introdução

O presente trabalho é sobre a grande Companhia CPFL ENERGIA, fundada em 16 de novembro de 2012.

É objetivo deste trabalho analisar financeiramente a empresa CPFL ENERGIA. O conteúdo se inicia apresentando a empresa estudada, como surgiu, seu histórico, missão, visão e valores, seu ramo de atuação e certificações. Serão expostas  informações sobre o funcionamento da  empresa desde sua fundação,objetivos, prêmios conquistados ao longo dos anos e sua preocupação com a sustentabilidade, serviços prestados e a segurança de seus clientes.

Seguido pela análise de sua área financeira, dificuldades, conselho fiscal, demonstrativos financeiros e seu orçamento empresarial.

Serão expostas as características administrativas e de gestão, que fazem com que a empresa venha atingir seus objetivos. Será possível o conhecimento da estrutura hierárquica da empresa, assim como os demonstrativos financeiros, balanços patrimoniais, fluxos de caixa e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício),onde veremos a sua posição patrimonial e financeira,tendo como base da pesquisa os anos de 2017 e 2018. Por fim será possível obter informações e conhecimentos sobre o planejamento orçamentário da empresa e verificar suas estratégias no mercado de atuação.

Ao final, o leitor conhecerá detalhadamente a empresa apresentada, e como cada uma das matérias estudadas é aplicada na organização.

 A metodologia utilizada neste projeto foi através da pesquisa em campo e online, onde seguindo informações de fontes seguras conseguimos concluir nosso trabalho com materiais confiáveis para o desenvolvimento da pesquisa.

Os resultados do ano de 2018 refletiram o crescimento das vendas de energia em todas as classes de consumo e a disciplina na gestão de custos e despesas em relação à 2017 e o lucro líquido atingiu um aumento de 74,2% (R$ 923 milhões).

1. Dados Oficiais

A CPFL Energia S.A. CNPJ 33.050.196/0001-88. Inscrição estadual 244.163955.155 situada na Rod. Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, 1755 – no Parque São Quirino Campinas – SP | CEP: 13088-900.

1.1 Histórico

A CPFL atualmente tem 106 anos, surgiu em 1912 no interior de São Paulo, fundada com a união de quatro pequenas empresas do interior do estado.

Atua em distribuição, geração, comercialização de energia e serviços, onde leva energia a 9,6 milhões de pessoas e 687 municípios atendidos na área de concessão, é uma empresa que se integra em todo setor elétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (291.4 Kb)   docx (203.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com