TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA APO

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 3

1-Conceito de Gestão de operações e seu objetivo.

R: A gestão de operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais, capital), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços. O seu objetivo é alcançar a eficiência e eficácia do processo produtivo.

2-Como obter vantagem competitiva em custos com base na Gestão de Operações?

R: Menor variedade de produtos sendo produzidos numa mesma máquina, pois as paradas (mesmo sendo rápidas) quebram o fluxo produtivo, fazem com que se perca o ritmo de entrada dos insumos e fazem com que se perca a diluição de custo por máquina.

3-Quais as vantagens e desvantagens de se antecipar ou seguir a demanda com incrementos de capacidade?

R: Do ponto de vista da APO moderna, o importante é entender o grau de estocabilidade do produto.

Uma outra implicação da simultaneidade entre produção e consumo é a que se refere aos mecanismos gerais da gestão da qualidade. De maneira simplista, como os produtos físicos são produzidos e depois consumidos, há a possibilidade de estabelecer controle de qualidade sobre o produto final, pois há tempo para isso. No caso de simultaneidade, a única alternativa que resta é o controle de qualidade do processo.

4-Qual o conceito de eficiência e utilização em gestão da capacidade produtiva? Para que servem esses conceitos?

R: A utilização indica a necessidade de agregar capacidade extra ou eliminar capacidade desnecessária.

A eficiência, por outro lado, procura refletir o período de disponibilidade do processo que está sendo bem utilizado, ou seja, quanta saída de fato está sendo gerada em comparação com uma saída dita “padrão”.

5-A estratégia de mercado de uma indústria do segmento de autopeças é produzir em larga escala uma linha estreita de componentes empregados na composição do sistema de ignição de automóveis. Para implementar tal estratégia, que tipo de arranjo físico seria mais adequado para esta empresa?

Para responder a esta questão, além de indicar o tipo de arranjo físico , você deverá justificar, explicando por que a(s) característica(s) do tipo escolhido viabiliza(m) a implementação da estratégia da organização.

R: Arranjo físico por produto. Uma das características deste arranjo é adequado a produtos com alto grau de padronização com poucas ou nenhuma diversificação, produzidos em grandes quantidades e de forma continua. Esta característica coincide com a estratégia de mercado que é produção em larga escala e pouca diversificação de produtos.

6-Quais as relações existentes entre produtividade, eficiência e utilização e como eles afetam o gerenciamento da capacidade?

R: Quanto maior a utilização, maiores são as saídas, maiores são as eficiências, maior produtividade e melhor retorno.

7-Como podem ser entendidos os descompassos entre capacidade e demanda?

R: O que causa o descompasso é a flutuação na demanda, no suprimento ou em ambos.

Com o passar do tempo esse descompasso deve ser ajustado realizando um plano de nivelamento da capacidade utilizando os estoques, subutilização ou superutilização da capacidade (mão de obra temporária, horas extras), realizar também um plano de acompanhamento da demanda com a realocação de pessoas conforme programação e a implementação de um plano de gerenciamento da demanda, ou seja, uma precificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com