TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ PROJETO INTEGRADOR I E ANALISE BIBLIOGRAFICA

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

POLO DE SÃO PEDRO DO SUL-RS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROJETO INTEGRADOR I

PRÉ - PROJETO

E

 ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

TUTOR EAD:

SUMÁRIO

     1.RESUMO.............................................................................................2

2. INTRODUÇÃO.......................................................................................................2

3. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA...............................................................................3

4. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................3

5.CRONOGRAMA.......................................................................................................4

 6.ANÁLISE SWOT......................................................................................................6

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................8

8. REFERÊNCIAS BLIOGRÁFICAS........................................................................9


  1. RESUMO 

O presente pré-projeto foi feito com base na análise bibliográfica, diante do interesse por empreendedorismo, devido à grande demanda de alunos formados em Administração, os quais possuem bastante conhecimento teórico, e buscam no empreendedorismo, ser dono de seu próprio negócio, vindo a não só contribuir com sua própria carreira profissional, mas também possibilitando gerar emprego dando oportunidade para mais pessoas.

Desta forma os alunos do sétimo semestre, aproveitando a oportunidade no projeto integrador, escolhem por fazer um plano de negócios para futura abertura de uma lancheria.

Sobre a qual estão fundamentando os estudos para formarem uma sociedade, onde dividirão o capital investido de forma igualitária.

Ponto, concorrência e produtos oferecidos e preço e promoções, são passos a serem seguidos, de forma assertiva já que o plano servirá para ajustar todos os passos a serem seguidos com sucesso.

2.INTRODUÇÃO

Atualmente o aumento considerável de habitantes e a grande preferência por cursos de Administração, formando profissionais com conhecimento no ramo de empresas e comercio geral, assim com a pouca demanda por empregos na área em cidades pequenas como Mata e São Pedro do Sul, gera a oportunidade do empreendedorismo, visando assim a oportunidade de se ter o próprio negócio. Desta forma alunos do sétimo semestre de Administração Anhanguera-Uniderp, na etapa que visa a conclusão do curso, viram no empreendedorismo uma forma de realizar seu projeto Integrador, com a revisão bibliográfica e elaboração de um Pré - projeto para realizar um plano de negócios, visando a futura abertura de um micro empresa no ramo de alimentos, ou seja um lanche iria.

3.ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

A abertura de uma nova empresa demanda em muita pesquisa, muito questionamento, várias análises e culminando com um plano de negócios, o qual deve constar o máximo de informações, para que ao ser implantado possa servir de suporte e minimizar o máximo os possíveis erros, maximizando assim as chances do empreendimento ter sucesso e lucratividade. Desta forma foram encontrados vários autores dando suporte teórico ao início do referido projeto.

Pauline e Veronez (apud BIAGIO e BATOCCHIO, 2003, p.29), afirmam que “a principal razão do fracasso de um empreendimento é a falta de planejamento

 adequado” . Para dar vazão e efetivar o processo de planejamento criou-se um importante instrumento de gestão, denominado plano de negócios.

O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que o sustenta. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e ainda permite ao empreendedor situar-se no ambiente de negócios (DORNELAS, 2001).

O plano de negócios para Chiavenato (2004, p. 128) “é uma espécie de visualização de uma ideia, um pequeno check list para não deixar passar nada despercebido”. Nesse sentido para que um plano de negócios seja eficaz é preciso responder as expectativas. 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Pré-projeto conta com uma previa análise bibliográfica, a qual nos dá conta da possibilidade e viabilidade da abertura de uma empresa no ramo de lanches na cidade de São Pedro do Sul, onde foram feitas pesquisas nas empresas concorrentes e nota-se precariedade de forma geral desde atendimento, ambiente antissocial, mobiliários antiquados, horários não compatíveis com o lazer das famílias, pouca variedade de produtos oferecidos.

O empreendimento contará com três sócios, os quais farão o investimento em partes iguais, conta com dois locais em estudo, a pesquisa de viabilidade, a exploração dos produtos e atendimento feito pelos concorrentes.

Os fornecedores têm uma grande demando de produtos já prontos, onde é possível oferecer um nicho de produtos saudáveis, sem ter a fabricação obrigatória no local, apenas o aquecimento e a apresentação dos pratos.

Da mesma forma estuda-se a possibilidade de apresentar música ao vivo, em determinadas datas.

No inverno será utilizada lareira, já que existe uma sala anexa ampla, onde se estuda colocação de uma mesa para reuniões de empresas, aniversários, eventos para um número pequeno de pessoas, onde pode ser feito reserva antecipada. O ambiente contará com ar condicionado no verão e serão oferecidos sucos naturais, sorvetes com coberturas diversas, saladas de frutas e sanduíches naturais.

4.Plano de ação e desenvolvimento. ( cronograma)

 

 

MESES

↓ Atividade ↓

Março

Abril

Maio

Junho

Montar a equipe

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler orientações e  pesquisar sobre, analisar bibliografia

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolher Empresa

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitar as empresas do ramo e ver problemas a serem  corrigido.

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolver pré-projeto, dividindo tarefas e atribuições

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolver e ajustar o Pré-Projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

Planejar roteiro de visita e entrevistas com clientes

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitar outras Empresa e Coletar Dados

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Preliminar e análise dos dados

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalização do Projeto e postagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (586.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com