TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

Pesquisa de Mercado

Empresa Bijuzine Cosméticos LTDA

Acadêmicos: Cleiton Luciano Pigli Almeida - 20162001811

                               

Barra Mansa – RJ

2019

Trabalho apresentado à disciplina de Comércio Exterior do Curso de Administração da Universidade de Barra Mansa, apresentado como requisito parcial para obtenção de avaliação complementar da N1.

       Orientador: Profª. Sônia

Nossa Empresa

Fundada por um grupo de acadêmicos, a Bijuzine nasceu com a intenção de proporcionar uma nova experiência aos seus clientes, acreditamos que os perfumes, as cores e os aromas naturais nos levam a lugares guardados em nossas lembranças e em nosso coração, como o cheiro de ervas da casa de avó ou como de uma brisa perfumada de um campo de lavanda.

Acreditamos que sozinhos não podemos fazer tanta diferença no mundo, mas que nossos produtos possuem o poder de alimentar a alma e cativar aqueles que tentam preservar aquilo que as boas lembranças guardam e ajudar nosso planeta.

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é um estudo que consiste na coleta e interpretação de informações para gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisões. O objetivo da análise de mercado é compreender as dinâmicas do mercado. É necessário identificar os fatores-chave de sucesso que estão em surgimento, as tendências, as ameaças e oportunidades, assim como as incertezas estratégicas que podem orientar a coleta de informação e sua análise.

Objetivos da Pesquisa de Mercado:

  • Selecionar mercados para a venda do produto;
  • Identificar tendências e expectativas;
  • Reconhecer a concorrência;
  • Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.

Conhecer as características gerais do país-foco é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado. Estas características revelam aspectos importantes para a tomada de decisões.

Depois de uma analise concluímos que nossos produtos do segmento de cosméticos naturais estão prontos para a exportação. Decidimos comercializar para a Alemanha por ser um país que é destaque no consumo de cosméticos na Europa, tendo a maior população da União Européia e atualmente é segundo maior importador de mercadorias. As lojas de cosméticos são de fácil acesso e todas as mercadorias são compradas em vários estabelecimentos. O ponto negativo é a alta concorrência. Por ser um dos maiores consumidores de cosméticos do mundo, algumas empresas como ROSSMAN e AMAZON, que são conceituadas e completas, utilizam como destaque a variedade de produtos oferecidos, porém nossa empresa tem um diferencial, visto que não apenas vendemos cosméticos, também temos a sustentabilidade e a grande procura por esse nicho que atualmente está em destaque.

A Bijuzine Cosméticos tem uma preocupação com o meio ambiente, nossos produtos são feitos de maneira sustentável com produtos naturais sem gerar prejuízos para o meio ambiente e agregando valor ao consumidor final.

Aspectos Econômicos

Aspectos Positivos

Um dos grandes aspectos positivos do ponto de vista econômico da Alemanha é fazer parte da União Europeia, sendo que a economia alemã é a maior e mais influente em termos financeiros dos países que compõem a zona do euro. A Alemanha também possui a economia mais rica da Europa e é a quarta mais rica do mundo, com base no PIB de 2018.

Para se manter neste patamar, o país investe cerca de oitenta bilhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento e os cientistas das instituições de pesquisa e universidades alemãs são os terceiros que mais produzem estudos no mundo. Atualmente, cerca de oitocentas instituições estão buscando inovar na economia digital e sociedade, economia sustentável e energia, inovação no universo do trabalho, vida saudável, mobilidade inteligente e defesa e segurança civil.

 Outro forte fator positivo é o baixo nível de desemprego. A Alemanha está se aproximando do pleno emprego. Em 2018, a taxa de desempregados era de 3,5%, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Este é o mais baixo valor desde a reunificação. Consequentemente, o número de pessoas abaixo da linha da pobreza também é baixo, cerca de 14,4%.

        Outro aspecto importante da economia alemã é a sua abertura econômica, a maior dos Estados do G7. A quota do comércio exterior é de 84,4%. Esta é a soma das importações e exportações em relação ao PIB.

        A Alemanha possui também o título de número um em feiras internacionais. Dois terços dos eventos globais desse ramo acontecem nesse país. Dez milhões de visitantes vêm todos os anos para cerca de 150 feiras e exposições internacionais.

Ameaças Econômicas

Um fator que incomoda a economia do país é a disparidade demográfica entre lado leste e lado oeste. O lado ocidental está cerca de 70% a 80% estagnado em termos de produtividade, devido a sua população ser constituída de pessoas mais velhas.

        Outro problema que afeta a economia é o salário que há alguns anos se encontra comprimido. Os avanços salariais na Alemanha têm sido muito limitados. Com a taxa de desemprego tão baixa, esperavam-se aumentos de salários, entretanto estes não subiram em 2015 e 2016. Existe também grande resistência devido ao possível efeito negativo nas exportações. Salários mais altos dinamizariam a procura interna e ajudariam o Banco Central da Europa (BCE) e outros países do euro. Pobreza e desigualdade também afetam a Alemanha. Parte disso se deve aos empregos com salários baixos que empregam mais de sete milhões de alemães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com