TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUBLICIDADE: DIFICULDADES E ADEQUAÇÕES COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA

Por:   •  11/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

CASO DE ENSINO

PUBLICIDADE: DIFICULDADES E ADEQUAÇÕES COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA. ADVERTISING: DIFFICULTIES AND ADJUSTMENTS WITH THE ADVANCEMENT OF TECHNOLOGY.

F&M – Locução e publicidade ME

Antonio Sávio da Silva Sousa – savio-1998@hotmail.com Centro Universitário Farias Brito – Fortaleza, CE, Brasil

RESUMO

A questão que motivou o desenvolvimento deste trabalho pode ser resumida na pergunta: Como os publicitários mais velhos estão se adaptando com o uso das novas tecnologias no ramo da publicidade? O que fazer para manter sua empresa de pé? Este tema é pouco conhecido pela população em geral principalmente pela massa mais jovem. Desse modo, torna-se importante refletir a importância das ferramentas tecnológicas no ramo da publicidade e propaganda. A intenção deste trabalho é mostrar o método de adaptação e as melhorias referentes ao uso das novas tecnologias. O caso da F&M pode ser utilizado para debater sobre temas de caráter acadêmico relacionado a inovação e empreendedorismo.

Palavras-chaves: Empreendedorismo, publicidade, inovação, tecnologia, locução.

ABSTRACT

The question that motivated the development of this work can be summarized in the question: How are older advertisers adapting with the use of new technologies in advertising? What do you do to keep your business up? This subject is little known by the general population mainly by the younger masses. Thus, it is important to reflect the importance of technological tools in the field of advertising and advertising. The intention of this work is to show the method of adaptation and the improvements related to the use of new technologies. The F & M case can be used to discuss academic issues related to innovation and entrepreneurship.

Keywords: Entrepreneurship, advertising, innovation, technology, locution.

INTRODUÇÃO

Raimundo Gomes Farias narrador esportivo, radialista, político e publicitário cearense de 81 anos de idade, e que atua nesse mercado desde 1968, fundador e proprietário da empresa brasileira F&M – Locução e publicidade ME, conhecido por narrar jogos esportivos, conta como chegou até esse mercado, como está se adaptando com o uso das novas ferramentas no ambiente de trabalho bem como faz para manter o equilíbrio de sua empresa mediante a tantas formas de fazer publicidade via internet. No entanto, nesse primeiro momento, foi feito um apanhado teórico sobre o assunto, para, no momento seguinte apresentar o caso de ensino como uma das alternativas possíveis para que tal tema seja explorado. Entretanto, será retratado um roteiro abreviado sobre a dificuldade enfrentada por profissionais mais antigos na área e também um caso de ensino produzido a partir desta metodologia.

PROTAGONISTA

Gomes Farias como é conhecido, natural de Ipu município brasileiro, situado no noroeste do estado do Ceará, nascido no ano de 1937. Gomes Farias começou sua carreira como radialista em 1958, após ser selecionado em um concurso para locutor esportivo, na Rádio A, chegando até outras Rádios conhecidas no Ceará e Rio de Janeiro. Conhecido em todo Brasil pelo seu jeito profissional de narrar repleto de expressões de bom humor, como por exemplo “Tá na peia”, “Seleçãozinha pai d’égua”, “Amarra as alma negada! ” Entre várias outras bastantes conhecidas.

Com 60 anos de liderança, apontado como um dos melhores narradores esportivos do Brasil, sendo escolhido para narração dos principais gols da seleção brasileira pelo museu da Língua Portuguesa em São Paulo, apontado para representar a crônica brasileira em uma entrevista para uma rede de emissoras europeias, e recentemente em setembro de 2018 ganhou o prêmio de gol mais bem narrado da América do Sul, um de seus programas já chegou a alcançar 87.397 ouvintes por minuto, recorde esse jamais alcançado por outro programa esportivo brasileiro,

Além de ser um profissional da área publicitaria Farias é Bacharel em Direito, porém não exerce a função de advogado, além disso foi deputado estadual pelo PSDC (Partido Social Democrata Cristão), hoje é político aposentado após cinco mandatos no estado do Ceará. Em 2014 após a copa do mundo FIFA, o mesmo declarou sua aposentadoria da rádio em uma entrevista para um blog da internet, todavia desistiu da jubilação e continua trabalhando na locução até os dias atuais, sempre com a missão de oferecer os melhores serviços, busca sempre aperfeiçoar técnicas e investindo em novas tecnologias, para se manter em sintonia com o mercado.

EMPRESA E HISTÓRICO

É inegável que o poder que o meio rádio exerce sobre a população, sendo o mais democrático e popular por atingir todas as classes sociais, sexos e idades. É uma mídia forte em todos os segmentos de mercado, o que demonstra o quanto é abrangente, prestando um serviço de utilidade pública, lazer e entretenimento.

Em entrevista o locutor bem como proprietário afirma “O surgimento da F&M – Locução e Publicidade se deu pela necessidade de vender a minha própria profissão”, em seguida conta que apesar de a rádio ainda ser uma boa opção para se fazer publicidade, devido ao seu imediatismo, a instantaneidade das mensagens transmitidas, é curioso observar que por incrível que pareça mesmo com esse avanço tecnológico, até no caos de trânsito os motoristas estão ouvindo rádio.

De um modo geral é pode-se dizer que a empresa trabalha com a criatividade no marketing além da publicidade via rádio fica à disposição os serviços com outdoor, porém entre os novos meios de comunicação está cada vez mais fora de uma escolha de investimento massivo, todavia o foco maior e mais lucrativo é na rádio, pois narrar é um dom e pouca gente possui partindo daí a concorrência por sua vez diminui, levando-se também em consideração o custo benefício, o rádio se apresenta como melhor meio de veiculação de publicidade, segundo Marcus Vinicius Pilleggi para ser um empreendedor é necessário ter iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança.

CONTEXTO DO CONFLITO

O desenvolvimento intenso da tecnologia digital registrado nas últimas décadas permite que sistemas computacionais sejam agregados rapidamente aos mais diversos aparelhos eletrônicos presentes no cotidiano de milhões de pessoas, independente da condição financeira, educacional ou da região geográfica em que reside. Presenciamos uma progressão contínua do número de indivíduos que incorporam em seu cotidiano algum tipo de dispositivo ou equipamento de processamento digital.

Os avanços tecnológicos estão transformando imensamente os meios de comunicação, principalmente o rádio, que desde o seu surgimento vem passando por mudanças tecnológicas constantes para se manter como uma mídia massiva e de grande alcance na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (98.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com