TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Planos de Carreira

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 10

Planejamento Organizacional

Planos de Carreira

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

        

RESUMO

As empresas cada vez mais pensam em oferecer capacidade e perspectivas de crescimento aos seus funcionários, fazendo com que por um período estejam motivados e melhorem a produtividade dentro da mesma, devida a grande competição existente no mercado. O plano de carreira é uma alternativa apresentada por diversas empresas como solução, é extremamente vantajoso, pois os gestores sabem avaliar os aspectos dos seus funcionários, analisam ações e metas elaboradas, e conseguem verificar se estão sendo devidamente cumprida por eles, sendo um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborado no ambiente de trabalho. Determina as competências necessárias para cada posição hierarquia, engloba as expectativas em relação a cada cargo da organização além de poder apresentar recompensas, como aumentos de salários ou promoções de cargos, fazendo com que se diminua a rotatividade de colaboradores e evitando gastos com demissões e admissionais de profissionais externos. O profissional sabe em quais etapa passara na hierarquia da empresa, o que pode esperar dos próximos anos, como desenvolver competências que o ajudem a alcançar seus objetivos, além de sentir-se valorizado e com novos treinamentos para o seu aprendizado. O plano de carreira é importante ressaltar que também pode ser pessoal, se planeja qual será a maneira mais eficiente de chegar nos seus objetivos, devido estabelecer uma meta, identificar seus pontos fortes e fracos que faz com que otimize seus resultados, pode ser usado para quem deseja crescer profissionalmente por conta própria sem metas estabelecidas por seus superiores.

   

Palavras-chave: Produtividade, Sucesso, Motivação.

1. INTRODUÇÃO

O plano de carreira é apresentado em empresas melhores estruturadas e com uma gestão competente. Determina as competências necessárias para cada posição hierárquica, mostra o caminho que se deve percorrer para chegar ao seu objetivo de cargo dentro da empresa, o que pode esperar nos próximos anos e como desenvolver as competências que ajudem a alcançar seus objetivos. É extremamente vantajoso para a empresa e para o colaborador, é um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho, a empresa faz investimentos e obtém melhores resultados.

2. ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA

É um processo de interação da empresa com os seus colaboradores, pois através dele se podem ter ideias de crescimentos e como alcançar o cargo desejado.

São várias as finalidades de um plano de carreira; entretanto, neste momento o importante é focar as principais, para facilitar o seu desenvolvimento, são elas: Dar foco de direcionamento profissional para as pessoas; Facilitar a interligação entre conhecimentos diversos; Facilitar se necessário, a alteração do rumo profissional; Dar mais segurança para as pessoas e por último Propiciar amplo debate da vida profissional das pessoas.” (OLIVEIRA, 2009, p. 8).

Com um bom Plano de Carreira o benefício de interesses e necessidades ocorre para ambas as partes. É preciso detalhar cada cargo existente, pode ser através de um mapa organizacional, nele devem conter as seguintes informações: descrever o perfil profissional exigido, formação acadêmica, conhecimentos técnicos e experiências anteriores, além das responsabilidades e obrigações. É importante incluir todas as posições dentro da empresa.

Possibilita o investimento nos seus colaboradores para que haja uma melhoria em suas qualificações e capacitações, com o intuito de ter menos gastos contratando colaboradores externos e não ter receios com perdas de funcionários para outras organizações.

“Sob a ótica da empresa, a carreira deve ser administrado com bases próprias para desenvolver um profissional adequado ao cargo e à empresa. Essa administração consiste em novas estratégias de recursos humanos mais flexíveis, que procuram identificar os profissionais para conciliar os diversos tipos de trabalho e o próprio interesse do profissional.” (Hofmeister, 2009, p.12)

Através do Plano de Carreira temos como analisar com maior precisão quais colaboradores dentro de uma organização oferece desenvolvimento para futuras mudanças com maiores responsabilidades. Essa é uma estratégia da organização para a diminuição da rotatividade; afinal todos buscam satisfação, e, ainda que esta não esteja encontrada no dinheiro, tenha em mente que sua empresa, deva respeita e reconhecer o funcionário, pois isto é fundamental para que ele permaneça por mais tempo na organização.    

2.1 O PAPEL DO RH NA MOTIVAÇÃO

            Lidar com pessoas nas organizações é uma responsabilidade que atualmente precisa ter uma atenção especial, o profissional de Recursos Humanos deve promover a organização de meios para avaliar as pessoas em todos os sentidos, o papel do RH é atrair, reter e desenvolver pessoas. Segundo Antônio de Lima Ribeiro (2005, p.36) “A motivação pode ser caracterizada da seguinte maneira: aquilo que é capaz de lavar alguém a determinada forma de comportamento”.

O setor de RH tem um papel fundamental no clima da organização, implanta programas e práticas destinadas ao bem-estar e satisfação dos colaboradores, é fundamental para garantir a motivação dos setores.

A maior importância é ter uma gestão inteligente e humanizada, que juntamente com o RH elabora um plano de carreira onde os colaboradores podem conhecer quais as possibilidades internas de crescimento, e como devem se preparar para serem potenciais candidatos a essas futuras oportunidades. Com isso, o incentivo de aprendizado, aprimoramento de competências, feedbacks, é possível realizar treinamentos e influenciar para cursos em plataformas on-line. Cabe ao RH a organização dos programas de treinamento.

Com o plano de carreira, é essencial que seja definido as políticas de remuneração e benefícios para que as decisões relativas a promoções e aumentos salariais sejam transparentes.

3. TIPOS DE PLANOS DE CARREIRA

Existem alguns Planos de Carreiras que são utilizados em algumas empresas, alguns são fictícios e outros que nos ajudam realmente são transparentes e corretos.

A maioria das grandes organizações possuiu e ainda possui sistemas, processos e pessoas trabalhando desalinhados, sem treinamento, sem plano de carreira e simplesmente deixando acontecer e com isso uma das principais razoes pelas quais a implementação de falhas em alcançar seus objetivos e benefícios potenciais. Para isso melhorar o uso de métodos de estratégias eficientes para que as pessoas se motivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (252.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com