TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper plano de negócios padaria rei do trigo

Por:   •  13/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE NEGÓCIO DA EMPRESA REI DO TRIGO

Alisson Souza Chaves

Makli Silvia de Favas Ribas

Jessica Paes Waltrick

Professor: Juliano Branco de Moura

Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI

Gestão Comercial (GCO 0206)

Lages, 26/06/2018

RESUMO

O plano de negócios pode ser considerado como um instrumento de planejamento indispensável na criação de uma empresa pois é com ele que o empreendedor consegue tirar métricas que vão possibilitar uma pré-avaliação estratégica do modelo de negócio assim propiciando maiores condições do negócio ser criado com segurança e êxito ou também pode ser utilizado para ampliar ou promover inovações dentro de uma empresa. Otrabalhoa seguir tem por objetivo apresentar como foi elaborado o plano de negócio da padaria REI DO TRIGO situada no bairro da Penha em Lages-SC em local estratégico é especializada em panificação e confeitaria em geral atendendo dentro de um horário flexível e atendimento diferenciado, a demanda de toda comunidade. A metodologia utilizada neste plano de negócios foi básica, qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica.

Palavras-chave: Plano de negócio, empreendedor, pré-avaliação estratégica.

  1. INTRODUÇÃO

Empreender nem sempre é uma tarefa fácil é preciso elencar todos os riscos que não são poucos, os pontos fracos e fortes, captar investimento, enfrentar uma longa burocracia até que aos poucos o empreendimento vai criando forma e se concretizando, para facilitar uma etapa deste longo caminho o plano de negócios pode ser um importante e seguro aliado do empreendedor pois com ele é possível estudar, avaliar, mensurar eanalisar várias etapas do investimento podendo assim determinar o sucesso ou insucesso de certo empreendimento

     Partindo do pressuposto da construção de uma padaria o trabalho apresentado a seguir é baseado em um plano de negócio elaborado como requisito da disciplina: seminário interdisciplinar III do curso de Tecnologia em gestão comercial. O plano de negócio quando bem elaborado tem a finalidade de dar suporte ao futuro empreendedor afim de garantir mais condições de sobrevivência do empreendimento mostrando todos os pontos fracos e fortes do negócio que se planeja investir.

Para que seja possível elaborar o plano de negócio de uma empresa ou futura empresa é preciso fazer um levantamento de informações tais como analise do mercado, estudo dos clientes e concorrentes, fornecedores, detalhar os produtos ou serviços que serão oferecidos, fazer estudo de preços, mão de obra e custos financeiros

  1. PLANO DE NEGÓCIO

 O plano de negócio nada mais é que um documento que é elaborado através de várias pesquisas para que o empreendedor tenha uma real noção da viabilidade do negócio e seus objetivos almejados assim possam se concretizar de modo a erradicar ou minimizar de forma precoce a chance de um possível erro.

Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que estes objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. (ROSA, 2004, p.10).

Mediante análise detalhada de informações do ambiente de negócio, ramo, produtos, clientes, serviços, principais concorrentes, fornecedores, pontos fracos e fortes o empreendedor consegue mensurar se sua ideia (negocio) é viável ou se mudanças são necessárias para o crescimento futuro do negócio.

O desenvolvimento do plano de negócios conduz e obriga o empreendedor ou empresário a concentrar-se na análise do ambiente de negócios, nos objetivos, nas estratégias, nas competências, na estrutura, na organização, nos investimentos e nos recursos necessários, bem como no estudo da viabilidade do modelo de negócio. (BERNARDI, 2008, p. 4).

Ao fazer a leitura desta citação notasse que a ideia central de Bernardi se assemelha a de Rosa. Visto que diante da análise do ambiente de negócios, pode-se identificar eventuais falhas ou fragilidades no empreendimento antes mesmo da execução do negócio e que atitudes tomar para remedia-las, além de definir um roteiro estratégico a ser seguido.

O plano de negócios pode ser usado de várias formas entre elas na abertura de uma empresa, para buscar novos sócios e investidores, para solicitar empréstimos junto a alguma instituição financeira, na venda de um projeto ou na avaliação do desenvolvimento de um projeto já existente. Toda empresa já passou por ciclos durante a sua jornada, onde certamente devem encontrar momentos difíceis e desafiadores e isso pode acabar gerando a necessidade de se elaborar um plano de negócio consistente e solido para que o empreendedor consiga atingir suas metas

O plano de negócios de deve seguir conter em sua estrutura ao menos cinco etapas essenciais são elas; Sumário Executivo, Análise de mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro.

  • Sumário executivo

O sumário executivo é um resumo do Plano de negócio, nele deve contendo seus pontos mais importantes: resumo dos principais pontos do plano de negócio; dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; dados do empreendimento; missão da empresa; setores de atividades econômicas; forma jurídica; enquadramento tributário; capital social e fonte de recursos.

  • Análise de mercado

Nesta etapa acontece umas das fases mais importantes de um plano de negócios pois e nela que o empreendedor deve fazer o estudo de mercado, concorrentes, clientes e fornecedores. O cliente busca encontrar um produto ou serviço que vai satisfazer o seu desejo desta forma o empreendedor pode encontra as formas de satisfazer a necessidade de seu cliente está e a importância de conhecer melhor o seu cliente. Por outro lado o estudo de mercado fornecedor visa encontra os possíveis fornecedores de matéria prima ou serviços que irá precisar para desempenhar suas atividades o interessante é o empreendedor mesmo negociar com seus fornecedores para conseguir a melhor matéria prima e preço possível e prazo de pagamento e por último mais não menos importante procure analisar quem são os seus principais concorrentes, com todos estes dados coletados é possível determinar quanto será seu investimento inicial e a grande maioria das despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com