TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralelo entre a gestão de pessoas antiga e moderna

Artigo: Paralelo entre a gestão de pessoas antiga e moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

PARALELO ENTRE A GESTÃO DE PESSOAS ANTIGA E MODERNA

O filme Tempos Modernos retrata a produção contínua e acelerada, a pressão e opressão dos patrões sobre os empregados, a desvalorização do ser humano e o surgimento de um novo regime capitalista. O contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da crise de 1929 que assolou a sociedade norte-americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e à fome.

Os funcionários eram apenas mais uma peça de suas maquinas, e quando quebrada eram substituídos porque não tinha mais valor. As empresas exploravam o máximo a resistência física do trabalhador, e a produtividade era o que mais importava. Esse novo sistema industrial foi tão opressivo que levava os colaboradores a um comportamento repetitivo, se transformando praticamente em uma máquina, gerando alguns tiques físicos após o término das tarefas.

Com o passar do tempo os trabalhadores começaram a exigir condições mais justa de trabalho e formas de recompensas. Sendo assim houve mudanças no modo como as pessoas são tratadas dentro de uma organização, surgiram também inúmeras mudanças nas leis.

Atualmente existem sindicatos para defender o direito do trabalhador e consequentemente com isso surgiu uma serie de leis que protegem o bem estar e a segurança dos trabalhadores.

As mudanças atingiram também as formas de trabalho sendo que todo trabalho de força que antes era de responsabilidade dos trabalhadores foi transferido para robôs, reduzindo a quantidade dos mesmos para produzir.

Assim surgiu a necessidade de trabalhadores criativos, que solucionem problemas, pois o mercado de trabalho está mais competitivo, as empresas não procuram apenas o conhecimento técnico, elas buscam pessoas criativas, capazes de criar e inovar e com iniciativa para levar sucesso para empresa. Agora as pessoas não ficam mais responsáveis unicamente pelas as maquinas que sabem operar mais todos tem que tomar decisões e se responsabilizar pelo bom desempenho da empresa como um todo.

Devido a todas essas mudanças surgiu a moderna gestão de pessoas que tem por objetivo ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar a sua missão, criando competitividade a organização.

As organizações que possuem uma moderna gestão de pessoas estão em constante desenvolvimento de processos para obter melhorias para a organização. A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo tem que ser diversificada já que no meio de uma organização há diversos tipos de pessoas cada uma com sua personalidade história própria, conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

A moderna gestão de pessoas em uma organização tem investido mais em seus colaboradores incentivando e satisfazendo suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios). Ou seja, investem em treinamentos, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação. Para realizar estes processos as organizações estão Criando condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.

Sendo assim os colaboradores possuem uma visão diferente da organização a qual pertence, Eles se vêem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com