TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório retratando um paralelo entre o filme Tempo Moderno e a moderna gestão de pessoas

Relatório de pesquisa: Relatório retratando um paralelo entre o filme Tempo Moderno e a moderna gestão de pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação à Distância unidade 01

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas apresentado como Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD

SUMÁRIO

Desafio Etapa 1 ........................................................................ 01

Empresa Pesquisada Etapa 2................................................... 03

Questionário .............................................................................04

Plano de Ação Etapa 3 ...........................................................05

Tabela de avaliação 5 S ...........................................................06

Relação entre Empregado e Empregador Etapa 4 ...............09

Conclusão ..................................................................................12

Resumo e ponto de partida para plano de ação ....................13

BIBLIOGRAFIA .....................................................................14

Desafio

O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. É importante para a empresa pensar sobre a sua missão, identificar e relacionar as atividades prioritárias para o ano em exercício, tendo em vista os resultados esperados.

Um bom Plano de Ação deve deixar claro tudo o que deverá ser feito, como e quando, para o cumprimento de seus objetivos e metas e quando a sua execução envolver mais de uma pessoa, deve esclarecer quem será o responsável por cada ação, para evitar possíveis dúvidas, deve ainda esclarecer, os porquês da realização de cada ação e onde serão feitas.

ETAPA 1

Relatório retratando um paralelo entre o filme Tempo Moderno e a moderna gestão de pessoas

A história de Tempos Modernos e baseada em um trabalhador de uma fábrica (Chaplin) que trabalhava em ritmo extremamente acelerado em uma linha de produção. Em algumas cenas, ele possui os movimentos alterados por conta do trabalho acelerado e repetitivo. Com isso, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. Podemos observar que a produção era altamente ativa. O lucro estava em produzir mais e mais para um mercado fechado, pois quanto mais se produzia mais vendia, onde a visão organizacional se posicionava na questão de produção a qualquer custo e o gestor de RH da época era visto como um Gerente (capitão) o qual tinha a visão de fazer o controle de produção em maior quantidade sempre e isto era o que importava para a circulação do bem produzido. Já nos dias de hoje em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são vistas como parceiros. As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham.

As mudanças não devem ser impostas, mas trabalhadas, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma.

A organização era voltada para um sistema mais capitalista voltado para a circulação (vender mais e para mais pessoas).

Temos centenas de empresas que fabricam o mesmo tipo de produto, mas executam poucas marcas que geram lucratividade, pois existem empresas em que a sua marca não esta focada na produção, mas em criar, inovar, e ter uma circulação crescente de vendas, enfim inovam se organizando.

Muitas destas empresas terceirizam seus serviços e só trabalham com gestão de pessoas onde geram ideias inovadoras, sendo seu modo de gerenciar e ganhar mercado. Há uma realidade no contexto produtivo que exige que seu gestor veja que parte do lucro e sobreviver no mundo competitivo se faz necessário que a gestão seja humanizada.

Sem pessoas para inovar em termos de organização gerencial não há processo de circulação de mercado eficaz e sendo assim seu lucro cai, levando a empresa a perder espaço no mercado, que é tão competitivo, o que a leva a criação constante em novos produtos e sempre com maior qualidade.

A Revolução de pessoas veio para ficar, pois o importante não é só produzir e sim criar, inovar e para isto precisamos de uma organização voltada para pessoas.

ETAPA 2

Empresa Pesquisada

Lojas Cem S/A

Localizada à rua Marquês do Herval, 601 centro –Taubaté.

O nome Cem tem o significado: Centro Eletrodomésticos e Móveis

A rede Lojas CEM atua no mercado de móveis e eletrodomésticos.

Missão: Conquistar e manter clientes satisfeitos, oferecendo produtos e serviços de qualidade superior a preços justos.

Visão: Ser a melhor no ramo, com crescimento sustentado, aumentando a produtividade e sempre com qualidade.

Valores: Honestidade, integridade, organização, responsabilidade, dedicação ao trabalho, respeito ao cliente (interno e externo), foco nos resultados, menos custo-benefício, confiabilidade e controle, liderança pelo exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com