TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos Para a Mudança no Desenvolvimento Organizaciona

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Unipli – Niterói/RJ

Curso de Administração

Desafio Profissional

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Ana Andréia Barbosa Borel - RA 6790387530

Jéssica Diniz – RA

Vanessa de Souza Maio - RA

Viviane Aspásia da Silva – RA

Passos Para a Mudança no Desenvolvimento Organizacional

Niterói - RJ, 30 de abril de 2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PASSO 01        

3.        PASSO 02        

4.        PASSO 03        

5.        PASSO 04        

6.        CONCLUSÃO        

7.        REFERÊNCIAS        

  1. Introdução

A maioria das pequenas e médias empresas fecham as suas portas por falta de planejamento, organização, conhecimento, dentre outros fatores extremamente importantes para a sua prosperidade.   Devido a esses fatores pode ser elaborado como objetivo um plano de negócios ou um simples diagnóstico dos pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades que levam o empreendimento ao fracasso ou ao sucesso.

 Com uma análise do PET SHOP ARAPONGA´S de Adriano Costa é fácil identificar os motivos que fazem seu empreendimento estar perdendo espaço e clientes para as novidades que estão surgindo na cidade.

 A seguir, serão propostas algumas soluções das fraquezas e ameaças para auxiliar o desenvolvimento estrutural e organizacional deste estabelecimento.

  1. PASSO 01

Segundo pesquisas realizadas, os principais motivos do insucesso de pequenos empreendedores, pequenas e médias empresas estão na falta de conhecimentos sobre o produto ou ramo de atividade, na má administração e inexperiência do empreendedor, que na maioria das vezes empreendeu por necessidade, não efetuando desta forma um plano de negócios completo e compatível ao empreendimento, sem contar a falta de qualquer capacitação ou assessoria. O capital de giro muitas vezes é insuficiente para rendimentos futuros, utilizado também de maneira indevida, acumulando assim, dívidas excessivas e sem planejamento, fazendo com que o empreendedor, acabe optando por empréstimos bancários pagando juros exorbitantes. Alguns, possuem produtos com qualidade inferior à procura do cliente e atendimento de má qualidade devido a profissionais incapacitados, gerando assim, lucros e vendas insuficientes.

  1. PASSO 02

Inovar, mudar e definir um planejamento estratégico são pontos chave para o sucesso do PET SHOP ARAPONGA´S, portanto, é necessário manter o foco no cuidado com animais domésticos, com uma fachada atrativa, mas, com um toque moderno e arrojado, para atrair a atenção das pessoas que por ali passam, investir em marketing do estabelecimento como propaganda em pontos estratégicos, por exemplo: centro da cidade, mix de produtos, parcerias veterinárias e prestações de serviços básicas como busca e entrega em domicilio com hora marcada,  gerando assim um fluxo/volume médio de serviços e fidelização destes clientes.

A experiência do atendente/cuidador deve ser explorada, fazendo com que o mix de produtos oferecidos seja diversificado.   Em parte da negociação, sugerir produtos e cuidados variados com animal, através de planfletos informativos de fácil entendimento para os clientes e visitantes.

Deve-se pensar também em uma contratação qualificada e especializada, para um plantão para os finais de semana quando a demanda de clientes é maior, com atendentes, veterinários e auxiliares.

Faz-se necessário, melhorar a organização financeira e administrativa do local ou contratar uma pessoa para essa função, como pagamentos, compras e cotações. O empreendedor/empresário deve delegar as funções, não as centralizando para si para que não haja sobrecarga em uma só pessoa e, consequentemente, o acúmulo ou até a não realização das tarefas que são importantes e necessárias para a evolução e sucesso deste negócio.

  1. PASSO 03

Com o auxílio da ferramenta SWOT, foi realizado uma análise dos aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak.

Os pontos fortes analisados são:

  • estabelecimento tradicional sendo única pet shop a oferecer produtos e serviços na região com agilidade;
  • pessoas disponíveis para atendimento e entrega de produtos;
  • produtos de ótima qualidade;
  • desejo de parceria com veterinários;
  • mix amplo de produtos e medicamentos com preços competitivos;
  • pagamentos com cartão de crédito;

As fraquezas analisadas são:

  • falta de planejamento e organização administrativa/financeira;
  • espaço físico mal organizado;
  • atendente mal informado com o ramo de atividade da empresa;
  • estoque mal organizado;
  • falta de mão de obra qualificada;
  • proprietário centralizador e controlador.

As oportunidades analisadas são:

  • grande fluxo de pessoas;
  • excelente localização;
  • loja ampla para maiores reformas e distribuição de espaço;

As ameaças analisadas são:

  • ausência de marketing;
  • ausência de tecnologia e informatização;
  • concorrência;

.

  1. PASSO 04

Será apresentado abaixo os problemas identificados no restaurante e soluções para que comece a gerar receita positiva.

PROBLEMAS

SOLUÇÕES

Falta de planejamento e organização administrativa/financeira

Organizar o tempo, contratar pessoas capacitadas para a função, delegar distribuindo as tarefas de acordo com cada setor. Ou assumir a função com afinco para que haja eficácia.

Proprietário centralizador e controlador

Permitir e incentivar iniciativas próprias dos colaboradores, explorar as habilidades dos mesmos diversificando a forma de atendimento e os pratos atraindo e fidelizando antigos e novos clientes.

Atendente mal informado com o ramo de atividade da empresa/Mão de obra sem qualifiação

Capacitar e motivar os colaboradores, contratação de mais um atendente/cuidador para os dias de maior movimento como os finais de semana.

Espaço físico limitado/estoque desorganização

Reestruturação do espaço físico,e organização de estoque e controle da validade dos produtos,  deixando o ambiente com um toque mais agradável e limpo.

Falta de inovação tecnológica

Investir em tecnologia como sistema, sala de espera com TV a cabo e wi-fi para os clientes que desejarem aguardar na loja a finalização dos serviços.

Ausência de marketing

Fazer propaganda da PET SHOP em pontos estratégicos, como o centro da cidade e pontos de ônibus onde  normalmente existe um fluxo maior de pessoas.

Ausência de atratividade

Criar algo que motive o cliente a frequentar o local, algo que sirva de referência ao se falar de PET SHOP. Exemplo: fotos ou quadros nas paredes com serviços, curiosidades sobre a área ou sobre determinados animais, cartões fidelidades e sorteios semanais de banho e tosa e/ou compras com um valor pré-fixado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com