TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Lemann

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Em sua palestra o Sr. Jorge Paulo Lemann declara que sua experiência em Harvard foi curta porem transformadora, tanto em sua vida pessoal como profissional.

Assim como todo “recém adulto” de 18 anos ele não sabia bem o que estava fazendo na faculdade e muito menos como aproveitar sua oportunidade de estar lá, após uma travessura para comemorar o fim das aulas, ele recebeu uma carta em sua casa (no Brasil), onde a administração de Harvard sugeria que ele se afastasse por um ano, para adquirir maturidade, apesar de muito tentado a aceitar a proposta, ele voltou a faculdade decidido a se formar em 3 anos, deixando de ser o pior aluno para um dos melhores, segundo ele mesmo, relatado em sua palestra.

Ele conta também que sua experiência em Harvad fez com que ele aprendesse a escolher as pessoas com quem ele deveria se relacionar, descobrisse o poder que as ideias tem, aprendesse a ter uma visão de longo prazo, a desenvolver foco e métodos para obter resultados, aprendeu a simplificar as coisas, mas de tudo que ele aprendeu o que ele leva como mais importante foi aprender e vivenciar a meritocracia e o partnership, assim como a ética, que ele mesmo descobriu na pratica que a ética ensinada na faculdade é diferente da praticada no mercado, o que faz com que ele sempre escolha a que Harvard lhe ensinou.

O Sr. Jorge aprendeu coisas muito importantes enquanto estava na faculdade, mas de todas que ele relata na palestra, há 3 que E julgo importante se aprender, não só para usar na vida profissional, mas no pessoal também.

Assuma riscos, quando ele diz: “a faculdade não habilita seus alunos para avaliarem e assumirem riscos, ela apenas ensina a forma matemática de se fazer isso, dessa forma, os ensina a serem cuidadosos’’. De fato, acho importante estar pronto para avaliar e assumir riscos, afinal, esse é o papel do administrador, devemos estar preparados para assumir riscos visando mudanças, lucros, estabilidade, etc.

Ética, acredito que sucesso obtido de forma “errada” não é sucesso, é sorte. Quando se usa ética no trabalho, se consegue coisas mais concretas, que a longo prazo vão ter cada vez mais valor, para mim, meritocracia está ligada a ética, pois ser reconhecido pelo caminho que se trilha em sua vida profissional é ótimo, mas se ele não for merecido, não demora muito para você perde-lo.

Foco e meta, ele conta em sua palestra que desenvolveu um método para manter o foco, ele selecionava 4 ou 5 coisas que eram mais essenciais e se dedicava aquilo, ele aplicou esse método até com as pessoas que se relacionavam, passando com o tempo a se relacionar só com aqueles que tinham algo a lhe acrescentar, e no dia a dia isso faz total sentindo, quando mantemos o foco, conseguimos desempenhar melhor aquilo que nos é proposto.

Avaliando tudo que ele conta sobre sua vida de universitário, é fácil achar coisas que combinam com a minha vida, as o principal esta quando ele afirma, “conhecer bem a si próprio, quem você é, o que você pode fazer, o que gosta, te faz atingir a excelência em tudo o que você for fazer”. A universidade, ser universitário, além de aprender conceitos teóricos, associar ações do dia a dia, formar um profissional, é usar esses 4 anos para se conhecer, descobrir coisas que só a maturidade e a vivencia com pessoal mais experientes podem te trazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com