TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Empresarial: Uma Alternativa Eficaz na Redução de Acidentes de Trânsito

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

Pedagogia Empresarial: Uma Alternativa Eficaz na Redução de Acidentes de Trânsito

Patrícia de Almeida Villela

Maurílio Terra de Deus

Cláudia Valéria de Jesus Marques

Décio Nunes da Silva

Jefferson Albernaz Rezende

Joana Darc Silva de Sousa



1) SETTRAN - Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Uberlândia - MG, Brasil

villelapatricia@yahoo.com.br



Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de Educação para o Trânsito desenvolvido nas empresas da cidade de Uberlândia-MG, durante a Semana Interna de Prevenção de acidente, destacando os objetivos, a metodologia utilizada e os resultados da aplicação do mesmo.

Pedagogia Empresarial: Uma Alternativa Eficaz na Redução de Acidentes de Trânsito

        

O município de Uberlândia está localizado no Triângulo Mineiro e possui uma população estimada pelo IBGE (2005) em 573.829 habitantes. A cidade possui a segunda maior frota do Estado perdendo apenas para Belo Horizonte, a capital mineira. A frota de veículos é composta na sua maioria por veículos de passeio, seguido pelas motocicletas. Em 2005, ocorreram na cidade 9080 acidentes de trânsito, sendo 7237 sem vítimas e 1843 com vítimas.  A maioria dos acidentes ocorreu em locais sinalizados, e grande parte dos envolvidos foram motoristas habilitados. O que confirma a tese de que o grande problema no trânsito, não está centrado na má condição da via ou em problemas mecânicos nos veículos, e sim no comportamento humano.

Ciente deste fato, a Prefeitura Municipal de Uberlândia, através do Setor de Educação para o Trânsito da SETTRAN – Secretaria de Trânsito e Transportes, elaborou e viabilizou a implantação de um projeto de educação para o transito como uma alternativa educacional a ser desenvolvida nas empresas da cidade, acreditando na pedagogia empresarial como uma alternativa ou um novo caminho para a Educação para o Trânsito.

Denominado “Projeto Empresa”, o trabalho começou a ser desenvolvido em 2003 e continua sendo realizado na cidade até a presente data. Ao reconhecer os prejuízos causados pelos acidentes de trânsito, as empresas da cidade têm demonstrado muito interesse no projeto.

O público alvo é constituído por funcionários de instituições públicas e empresas privadas da cidade de Uberlândia. As atividades, geralmente são desenvolvidas durante a realização da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que acontece anualmente nas empresas.

O programa de educação para o trânsito tem por objetivo sensibilizar, orientar, motivar e levar o trabalhador a uma reflexão quanto à necessidade de desenvolver tais comportamentos.

Penha (1999), afirma:

“Pessoas não são recursos! São talentos. Tratar a pessoa como recurso é equipará-la a materiais, máquinas e equipamentos. Talento vem de inteligência. Inteligência humana redunda em talento humano. Uma diferença entre talento e recurso é que o recurso é usado, e o talento é quem usa. O recurso só muda de estado se tiver na vanguarda a inteligência utilizando-os assim, na empresa, as pessoas são consideradas talentos humanos. São talentos humanos que têm a capacidade de fazer a diferença e efetivar a mudança”.

É com este olhar para o trabalhador que a equipe de Educação para o Trânsito vem desenvolvendo suas atividades e implementando estratégias de ensino aprendizagem como intervenções teatrais, apresentação de espetáculo teatral, palestras, dinâmicas de grupo, oficinas psicopedagógicas e realização de stands informativos, focando o ser humano como fator primordial na busca de uma convivência social consciente e responsável no espaço público.

As atividades podem variar com o tempo e a disponibilidade de local para a atuação da SETTRAN. Entretanto, os trabalhos oferecidos são: intervenção teatral, apresentação de espetáculos teatrais, dinâmicas, Blitz educativas, palestras de sensibilização, oficinas pedagógicas, apresentação de vídeo e stands informativos e outros adaptados de acordo com o perfil da empresa e a abertura que a mesma proporciona para a realização das ações dos funcionários do Setor de Educação para o Trânsito.

A seguir serão descritos, de forma sucinta, algumas das atividades realizadas:

APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULO TEATRAL:

Através da apresentação da peça “Romeu e Julieta no Trânsito”, os funcionários são levados a refletir sobre a necessidade de dirigir defensivamente, e de se comportar de forma segura no trânsito, independente de serem pedestres, condutores ou passageiros.  A peça, elaborada pelo Setor de Educação para o Trânsito, é uma comédia e  faz uma releitura desse clássico da literatura mundial. O teatro é considerado uma estratégia eficaz de aprendizagem na medida que permite às pessoas receberem informações importantes através de uma situação divertida e envolvente.

[pic 1]

INTERVENÇÃO TEATRAL:

Acontece no local de trabalho de cada funcionário. Os atores da SETTRAN abordam os funcionários de forma criativa e divertida, além de realizarem jogos teatrais e brincadeiras, que enfocam a importância da utilização de equipamentos de segurança tanto na empresa como nas vias públicas. Através da interação lúdica,  é possível alertar para a necessidade do comportamento seguro em todos os ambientes que estejam inseridos, entre eles, o trânsito.

[pic 2]

DINAMICA DE APRESENTAÇÃO:

Após as intervenções teatrais e a apresentação da peça teatral é realizada uma dinâmica de apresentação, em que cada participante escolhe uma placa de trânsito fazendo uma relação entre o significado da placa e suas experiências pessoais. Após a escolha da placa todos se apresentam e têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e emoções com o grupo. Nesse momento é apresentada a relação que o trânsito que o trânsito tem com os vários aspectos da vida humana. É realizada uma conversa informal sobre quais as maiores dificuldades encontradas no dia a dia das ruas e principalmente quais as sugestões para que em conjunto, Órgãos Gestores e comunidade, possam trabalhar para a construção de um trânsito mais humano e mais seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (115.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com