TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Empresarial

Artigo: Pedagogia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 9

1. Resumo

1. Introdução

O trabalho do pedagogo tem como base a docência. Nessa perspectiva, as relações pedagógicas devem estar pautadas nas interações estabelecidas entre sujeitos, cultura, objetos e espaços que configuram o processo educativo. Essas interações, calcadas em trocas afetivas e vínculos, são construídas com base em uma relação de confiança mútua e na crença que a ação coletiva é um desafio a ser superado na conteporaniedade, ou seja, o espaço de atuação deste profissional abrange muito mais que os “muros de escola” e o ambiente escolar.

Atualmente, com as crescentes mudanças nas relações de trabalho e a grande movimentação pela concorrência, as empresas, em busca de ganhar o mercado, vivem em constante mudança. Essas mudanças exigiram investimentos em estrutura organizacional, inserindo um novo profissional capaz de humanizar as relações de trabalho pela inteligência emocional, aplicando e extraindo resultados a partir de então. Com isso, a intenção do presente trabalho é apresentar a pedagogia como ciência de contribuição ao desenvolvimento do segmento empresarial frente à diversidade do mercado de trabalho contemporâneo, favorecendo ao aperfeiçoamento significativo e desenvolvimento de novas competências para atender o mercado de trabalho diante das exigências do mundo empresarial.

2. A pedagogia

A pedagogia, como ciência social, é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos aspectos sociais e psicológicos do ser humano. O pedagogo é um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos atendendo as várias demandas, porém sem responder afetivamente a elas , oferecendo como resposta a benevolência compreensiva que as reoriente pra um outro terreno. Assim, um professor é um mediador entre o indivíduo e os valores éticos universais, ente o indivíduo e a lei, entre o indivíduo e as aprendizagens, entre o indivíduo e a ação. Como Sócrates, cabe ao professor acompanhar o indivíduo com júbilo e vigilância. Esse é o seu papel ideal, pois aprender e ajudar a aprender são entrar em desejância.

2.1 Definição de pedagogia

O termo pedagogia provém do grego antigo paidagogós, que era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Assim, podemos defini-la como a ciência pertencente ao campo das ciências sociais e humanas que estuda o conjunto de saberes competentes à educação no processo formativo de todos os seres humanos em diferentes níveis da esfera social.

Libâneo (2010) sintetiza que em sentido amplo, a educação compreende o conjunto dos processos formativos que ocorrem no meio social, sejam eles intencionais ou não intencionais, sistematizados ou não, institucionalizados ou não.

Assim o pedagogo-professor é o profissional que atua nos moldes da educação formal, deixando a escola de ser seu único campo de atuação, sendo requerido em outras esferas educacionais, inclusive no âmbito empresarial.

2.2 O psicólogo e o pedagogo nas organizações

O processo de inserção do pedagogo no âmbito produtivo se deu com o advento da globalização que provocou um novo modelo de mercado, caracterizado pelo rompimento das fronteiras para a expansão da economia. Tal visando à qualidade é instrumento essencial para que se firme o desenvolvimento das diversas organizações de trabalho.

Levando em consideração que a educação deve estar presente em todos os contextos, o pedagogo como instrumento de educação na empresa tem a capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no vínculo entre o homem e a sua realidade, relacionado à sua produção e serviços com a apresentação de resultados de qualidade.

Em função de toda a mudança, ocorre à necessidade da atuação do pedagogo no desenvolvimento das relações interpessoais dos profissionais das diversas organizações de trabalho. Pois para (HOLTZ, 2006, p.28): [...] a pedagogia estuda e aplica doutrinas e princípios para um programa de ação, com os meios mais eficientes de formação, aperfeiçoamento e estímulo das faculdades da personalidade humana, de acordo com os ideais e objetivos adequados a uma determinada concepção de vida.

Frente a isso, constatamos que o pedagogo profissional atuante no processo de gestão do conhecimento, proporciona um ambiente de aprendizagem constante para que se desenvolva a cultura do aprender sempre, tendo como objetivo primordial a área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, agregando valor ao desenvolvimento humano integral, tornando esse processo mais humanizado e não meramente mecanicista, só para produzir, já que O maior patrimônio da empresa é o ser humano e, consequentemente o foco maior é a gestão de pessoas.

O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos, pois em tempos modernos, ambos têm o mesmo objetivo que é o de formar cidadãos críticos com competências para tal função.

Além do profissional de pedagogia, ter um profissional de Psicologia, hoje, nas organizações é imprescindível. Mas para isto é preciso que ele perceba, que mesmo utilizando o referencial teórico que ele aprendeu, precisará conhecer também como funcionam as organizações, os negócios, a empresa. Segundo Schette (2005), para que seja relevante, é necessário que a Psicologia Organizacional adquirir legitimidade. É preciso recursos, acesso ao poder formal e apoio das pessoas com capacidade para influenciar as outras. É preciso perceber que, para trabalhar a relação do homem com seu próprio trabalho, com as pessoas, com a empresa, ele precisará adequar suas ferramentas.

2.4 Os profissionais de pedagogia no ambiente empresarial

O novo modelo de organização pautado na economia atual busca um profissional polivalente, flexível e reflexível, com iniciativas, empreendedores, atuantes e com maior potencial intelectual e comportamental.

Para cumprir essa missão, o pedagogo atua diretamente com a parte humana da empresa. Esse profissional é composto por um conjunto de competências técnicas e comportamentais voltadas para uma atividade de compromisso com a formação humana. O grande desafio era definir quais são as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com