TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Empresarial

Monografias: Pedagogia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

Durante muito tempo a aprendizagem dependia totalmente do professor, que despejava o conteúdo, normalmente com aulas teóricas. Hoje muitos estudos mostram que a aprendizagem é um processo continuo. Segundo o próprio mestre Paulo Freire, ninguém ensina ninguém, e cada um aprende por si só.

Foi na Grécia antiga que se deu origem a palavra pedagogia, paidós (criança) e agogé (condução). Os adultos (normalmente escravos) que conduziam as crianças para a escola eram chamados de pedagogos. Hoje o pedagogo é aquele que faz graduação em Pedagogia, capacitando o para lecionar na educação infantil ou nos primeiros anos do ensino fundamental ou em Gestão Escolar.

O termo pedagogia empresarial não é muito adequado, pois se refere ao ensino de crianças (e jovens), e como sabemos nas empresas atuam adultos portanto o termo correto é Antropogogia, que se refere á educação de adultos, onde a aprendizagem é centrada no aluno diferente da pedagogia que á aprendizagem é centrada no professor. Esse termo por mais que seja mais adequado sabemos que o mais usado é Pedagogia Empresarial.

O objetivo da Pedagogia, ou melhor, Antropogogia empresarial, está no desenvolvimento das pessoas, utilizando os métodos e recursos didático-pedagógicos. Para que a empresa melhore é preciso modificar as pessoas que compõem essa empresa, mudar os hábitos e comportamento, assim automaticamente a empresa muda, o que na maioria das vezes faz com que cresça tanto a empresa como o desempenho do funcionário.

Segundo José Abrantes o aprendizado só é possível se a pessoa quiser, e para isso, precisa se modificar. A seguir estarão descritos oito passos, que colaboram para essa que essa modificação ocorra.

1º Tenha determinação e busque o apoio da família e dos amigos; é necessário que cada pessoa determinada a mudar se convença que é preciso mudar hábitos e comportamento. Faça sempre a sua parte por mais que “todos” a sua volta façam errado, você não ira mudar o mundo sozinho, mais influenciara os outros a agirem como você e em pouco tempo todos estarão fazendo as suas partes, e o problema estará resolvido.

2º Estude e se qualifique: invista em você; não espere que o professor introduza conhecimento na mente do aluno, ate porque ninguém educa ninguém, portanto a educação as mudanças só depende da própria pessoa, o professor é o facilitador que motiva e mostra o caminho para a aprendizagem. Todos nos somos capazes, basta estudar, aprender, inovar, criar, modificar e lutar.

3º Pense positivo e para frente; é preciso pensar de forma criativa, útil, sensível, interdisciplinar e sustentável.

4º Planeje pensamentos e ações: sonhe acordado; uma citação me chamou a atenção “Não basta sonhar, o ideal é realizar os sonhos”, e para que isso aconteça é necessário planejar e organizar, trace objetivos e metas e lembre-se metas que possa cumprir.

5º Seja persistente: não desista nunca; deve-se agir de forma otimista, confie, lute sonhe e nunca desista.

6º Mantenha a boa saúde e o bem-estar pessoal; Alimente-se bem, faça exercícios físicos, cuide da aparência, da higiene, evite desperdiçar seu dinheiro com drogas lícitas ou ilícitas, pois alem de causar sérios danos a saúde muitas vezes causa problemas de relacionamento, saia tenha momentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com