TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil de administração de hoje

Relatório de pesquisa: Perfil de administração de hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O trabalho abaixo cita ferramentas muito importantes nas Empresas quando se trata de fatores relacionados à qualidade e clientes. Fatores estes que fazem a diferença entre organizações no ponto de vista mercado.

A concorrência da competição exige que as empresas encontrem modelos estratégicos e práticas gerenciais que tornem seu negócio cada vez mais sustentável em longo prazo. Por esse motivo, as técnicas de gestão têm evoluído para atender às necessidades emergentes de proprietários, executivos, funcionários e da comunidade.

Este referencial vem evoluindo a cada dia visando não só apenas os valores econômicos, mas também os ambientais e sociais, pensando também no capital intelectual, novas estratégias, a capacidade de inovar entre outras.

Neste sentido, fica evidente que gerir uma organização requer inovação, qualificação liderança e profissionalismo de seus membros, pois é uma tarefa que a cada dia vem inovando.

2 DESENVOLVIMENTO

Estrutura organizacional é a forma como as empresas se organizam para desenvolver e aplicar as suas atividades. Por isso não é possível determinar que exista uma estrutura organizacional perfeita, mas sim uma estrutura organizacional que se adapte as mudanças que o próprio meio empresarial propõe.

Desta forma, fica evidente que a todo instante as organizações precisam estar inovando dentro do seu padrão de condição visando sempre às inovações que surgem a cada dia. Como por exemplo: localização, variação de produtos, lucro atendimento e capacitação de profissionais para a execução dos cargos. Uma boa estrutura de recursos humanos também contribui para a excelência na organização. Fica claro que uma boa gestão é fundamental para o crescimento organizacional. Fatores importantes como procedimentos adotados pelas empresas na área de comunicação, treinamentos para o desenvolvimento de habilidades especificas a função que os funcionários executam visão de mercado, inovação em relação a produtos e serviços, treinamentos e incentivos a funcionários onde eles busquem inovações na área que atuam, e sempre buscando qualidade dos produtos, serviços agregado, a implementação de novas tecnologias.

O novo ambiente empresarial provoca a necessidade das empresas se tornarem organizações de aprendizagem. Para isso, uma série de mudanças deve acontecer, sobretudo no perfil do administrador que atua nessas organizações. Essas mudanças passam por uma série de resistências, provocadas pelo modelo institucional de ensino, que limita a iniciativa, a criatividade e o livre arbítrio dentro das empresas.

O administrador precisa conhecer seu ambiente de trabalho, seu mercado e seus clientes, criando comportamentos alternativos. Essa visão das transformações e movimentos no meio ambiente é que poderá nortear as decisões estratégicas na empresa, e a habilidade para lidar com a tecnologia, e seus efeitos colaterais, é crucial para o sucesso empresarial.

Para isso o perfil do administrador deve englobar características que o tornem um administrador que APRENDE, e, no entanto, dispor de alguns requisitos básicos para a aprendizagem organizacional:

• Curiosidade intelectual;

• Modéstia;

• Autocrítica vigilante;

• Capacidade de imaginar futuros alternativos;

• Apetite pelo feedback;

• Mecanismos conscientes para criar, coletar e disseminar conhecimentos,

• Predisposição à experimentação.

Assim sendo, provavelmente, esse administrador terá mais disponibilidade para acatar esses novos conhecimentos, tendo como alvo, sua qualificação e excelência como profissional.

O perfil do administrador de hoje, é o de um eterno aprendiz, capaz de levar o seu aprendizado para o ambiente das organizações. Além disso, o aprendizado pode se tornar um instrumento capaz de guiar todas as suas ações, tornando-se uma verdadeira filosofia de vida. As empresas modernas devem se tornar gestoras de conhecimentos para ajudá-las a se transformar continuamente e sobreviver às mudanças tão rápidas que vêm ocorrendo no ambiente empresarial. Para isso, é necessário a mudança do perfil do administrador, que, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto uma nova concepção de administração nas organizações.

O Administrador deve estar consciente dessas novas transformações, que é um processo rápido e poderá transformá-lo no principal agente de mudanças da organização, e se essa nova concepção de organização for introduzida com sucesso, poderá provocar mudanças na mentalidade das organizações, chegando aos lares dos funcionários, mudando toda uma sociedade. É, portanto, uma nova modalidade de responsabilidade social que se encontra nas mãos dos grandes gestores das organizações: os seus administradores

A cultura organizacional das pequenas e médias empresas reflete a personalidade do seu dono e sócio, assim o sucesso e o insucesso dependem do modelo de gestão adotado pelos dirigentes da empresa. Assim o empresário ou dirigente tem que está atento para a gestão mais compatível com sua organização. Na verdade gerir basicamente consiste em organizar os recursos financeiros, materiais e humanos através de técnicas adequadas, visando minimizar os custos que envolvem os processos. E quanto aos clientes, distribuidores e fornecedores, criando um ambiente satisfatório de trabalho, onde os esforços são reconhecidos, onde as ideias são valorizadas e os direitos individuais são respeitados.

É importante supervisionar todos os processos envolvidos na empresa, realizando os planos de ação de mercado, verificar os seus resultados e quando necessários refazer os planos de ação para alcançar o sucesso como resultado final.

Num sistema mecanicista, as atividades da organização são divididas em tarefas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com