TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas economia brasileira

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade de Brasília

FACE - Departamento de Economia

Economia Brasileira 2/2015

  1. Explique as causas da deterioração fiscal e da balança de pagamentos durante o primeiro mandato do Presidente FHC.

A elevada vulnerabilidade externa da economia no período, abalada frequentemente pelas turbulências do mercado financeiro internacional, às quais se respondia com juros elevados e contenção de gastos e investimentos públicos.

A inibição do mecanismo de emissão dos “precatórios”, isto é, títulos para pagamento de decisões judiciais, na pratica utilizados muitas vezes para outros fins e/ou sem que ocorresse maior controle

  1. Quais foram as dez principais reformas econômicas introduzidas durante o Governo FHC? Explique-as.

Privatização; o fim dos monopólios estatais nos setores de telecomunicação e energia; mudança em relação ao capital estrangeiro; saneamento do sistema financeiro; reforma, ainda que parcial, na Previdencia Social; renegociação das dividas estaduais; aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal; ajuste fiscal; criação de agencias reguladoras e estabelecimento do sistema de meta de inflação.

  1. Qual é a relação entre queda da inflação e queda da pobreza?

Com a queda da inflação, implica em elevações da taxa

  1. Qual é a relação entre mudança constitucional da reeleição e política econômica durante o Governo FHC?

Um dos trunfos da propaganda eleitoral do governo para reeleger FHC foi a defesa da manutenção da politica econômica. O governo prosseguiu com o programa de privatizações das empresas estatais e com o Plano Real. A estabilidade econômica dependia de uma politica fiscal e tributaria complexa.

  1. Por que se diz que houve “dois Governos FHC muito diferentes”?

O primeiro é caracterizado por uma politica cambial rígida, crescente dependência do financiamento externo e um desequilíbrio fiscal agudo; Ja o segundo foi marcado pelo cambio flutuante, redução do déficit em conta corrente e forte ajuste fiscal.

  1. Compare o padrão de crescimento econômico (taxas médias de crescimento e fontes do crescimento) durante os Governos FHC e Lula.

Crescimento do Brasil no governo FHC: 19,74% e crescimento do Brasil no governo Lula: 27,66%. Durante o governo Lula, o Brasil cresceu muito menos do que o resto do mundo. Ja durante o governo FHC, o Brasil cresceu apenas um pouco abaixo da taxa media do resto do mundo.

Fonte crescimento FHC: aumento de 186% no salario mínimo, taxa media de crescimento do PIB de 2,3% ao ano.

  1. Compare as políticas sociais durante os Governos FHC e Lula.

O FHC assentou milhares de famílias do MST (com bolsa-familia); plano de estabilização da moeda, ou seja inflação a baixíssimo nível foi o maior dos programas sociais de FHC; Bolsa renda, Bolsa escola, Bolsa alimentação e Vale Gas.

Lula- Bolsa família, Programa de erradicação do trabalho infantil (Peti), Luz Para Todos, Brazil alfabetizado e educação de Jovens e Adultos, ProUni

Os programas sociais de FHC nao tinham controle e eram fracos a ponto de nao diminuir a fome e a pobreza

  1. Quais são os fundamentos do expressivo aumento da dívida pública durante o Governo FHC?

Devido as altas taxas de juros e pela absorção das dividas dos estados da federação com a Lei de Responsabilidade Fiscal

Foram decorrentes do repasse das dividas dos estados e municípios para o Governo Federal; divida dos chamados “esqueletos”, compromissos assumidos pelos governos anteriores na época da inflação, mas que nao tinham sido contabilizados como dividas efetivas e decorrente também da recuperação dos bancos federais, que entratam em crise com a queda da inflação.

  1. O que são e como funcionam as metas de inflação, câmbio flutuante e Lei de Responsabilidade Fiscal?

-O sistema de metas de inflação é um mecanismo para dar segurança ao mercado sobre os rumos da economia. Esse sistema prevê que a inflação medida pelo IPCA deve ficar dentro de um limite de tolerância, ou seja dentro de uma faixa estabelecida. O governo estabelece para cada ano, uma meta de inflação que é uma taxa fixa que deve ser buscado

Trata-se de uma politica monetária que tem por objetivo principal diminuir e manter a inflação em níveis baixos. Cabe ao Banco Central conduzir a politica econômica de forma que seja cumpreida a meta de inflação determinada pelo Conselho Monetario Nacional para os dois anos subsequentes. Para manter a meta sob controle, o Banco Central pode lancar mao de diversos instrumentos como a taxa de juros, a taxa de cambio e o crescimento da base monetária.

- No cambio flutuante, o valor da moeda flutua de acordo com a oferta e a demanda do mercado, ou seja determinado pela oferta e demanda por moeda estrangeira no mercado interno

-A Lei de Responsabilidade Fiscal impede que prefeitos e governadores, e também o governo federal, gastem mais do que a capacidade de arrecadação prevista no orçamento dos respectivos Estados, municípios e da Uniao. Caracterizando-se pelo rigor exigido na execução do orçamento publico, que limitava o endividamento dos estados e municípios. Alem dos salários dos funcionários públicos quenao tiveram reajustes significativos, sendo uma forma de evitar a inflação e controlar os gastos públicos.

  1. Contrariamente à retórica política, o primeiro Governo Lula adotou políticas bem menos heterodoxas do que se esperava. Quais foram essas políticas e por que houve mudança de orientação?

Retomada do papel do Estado no estimulo ao desenvolvimento e no planejamento de longo prazo

  1. Por que se diz que o contexto internacional beneficiou os primeiros anos do Governo Lula? Explique.

Comecou o governo com o dólar muito desvalorizado, e foi beneficiado pelo boom das commodities. Com isso, as exportações e as reservas cabiais cresceram a taxas muito altas em todo seu governo.

Por volta de 2003, a economia mundial inicia uma fase de crescimento acelerado, com foco principal nos agora chamados “países emergentes”, ou seja, as economias que criaram as condições necessárias para iniciar uma fase de crescimento sustentável. Alguns desses países, devido suas grandes populações e extensões territoriais, como o Brasil, China, Índia e Rússia ganharam grande projeção mundial, justamente por seus potenciais de se tornarem no futuro grandes potências econômicas. Ou seja, o Governo Lula assumiu a presidência em uma época de grandes investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com