TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva Contingencial: Nível de Atividade Econômica do País

Por:   •  14/11/2016  •  Resenha  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

Forças Econômicas:

Nível de Atividade Econômica do País:

Apesar do cenário atual de crise, as lojas de materiais de construção mantiveram nos dois primeiros meses deste ano o mesmo nível de vendas de janeiro e fevereiro de 2014, segundo estudo da Anamaco (associação da área).

"Se levarmos em consideração as dificuldades de outros setores e também o fato de que fevereiro deste ano teve menos dias úteis por causa do Carnaval, foi um bom desempenho", diz o presidente, Cláudio Conz.

A venda de cimento foi a que mais cresceu no bimestre (4,5%), seguida por louças e metais sanitários (4%), tintas (3%) e revestimentos cerâmicos (2,5%).

Os negócios também foram impulsionados pela comercialização de itens hidráulicos e elétricos, por causa da crise de abastecimento de água e do aumento do preço da energia. "As caixas d'água despareceram dos estoques."

Em 2014, as vendas subiram 2,8%, o pior desempenho desde 2004. A projeção para 2015 é de elevação de 6%.

Um dos motivos para o otimismo é que o setor avalia que alguns segmentos, como o de turismo, concorrem diretamente por espaço no orçamento do consumidor.

"Com o dólar mais caro, muitas famílias podem deixar de viajar e priorizar uma reforma na casa que vinha sendo adiada", diz Conz.

Mesmo a desaceleração da construção civil não é vista como um entrave maior. "As construtoras compram direto da indústria, vendemos para o consumidor final."

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2015/03/1602842-varejo-de-materiais-de-construcao-tem-estabilidade-nas-vendas-no-1-bimestre.shtml#_=_

Nível de Desenvolvimento da Região e Como o Nível de Distribuição de Renda Afeta a Empresa:

A Loja Elétrica Nossa Senhora do Rosário é localizada no centro comercial da cidade de Paraopeba. A cidade é favorecida por uma baixa taxa de desemprego, apesar das instáveis condições de energia e água. Também possui uma infraestrutura econômica e social adequada, capaz de oferecer vantagens significativas.

Por ser o único varejo destinado a produtos elétricos da região, a empresa é considerada abastecedora de toda a cidade. Seu metro quadrado vem se valorizando devido ao desenvolvimento comercial local e às vias de acesso às principais áreas e cidades circunvizinhas.

Por se tratar de produtos necessários em todos os tipos de construções atuais, a empresa não possui um mercado alvo específico, mas tem-se observado um aumento nas vendas para as classes C e D nos últimos anos.

O mercado para estes produtos está diretamente correlacionado a duas variáveis básicas, preço e qualidade, sendo que o preço é requisito básico para a primeira compra e qualidade é requisito para que o produto seja bem aceito e sempre comprado por seus clientes. Se desejar atingir o público alvo da classe A, a qualidade será o fator mais importante. Se desejar atingir o público alvo da classe C, o preço será o fator mais importante.

Como podemos concluir, a Loja Elétrica atinge consumidores de todas as classes, considerando que é situada no centro da cidade, mas com vias de acesso para bairros de classe alta. E como vivemos em um País em que a desigualdade é algo extremamente relevante, o preço realmente é o principal fator para manter a empresa funcionando. Como a loja funciona sem for concorrência, a mesma consegue atender as necessidades de todos a um preço razoável, mas sem perder de vista a lucratividade.

Disponibilidade de Recursos, Formas de Captação de Recursos Utilizadas e Custos/Gastos Com Energia:

Perguntar Luiza:

  • como os produtos chegam até a loja?
  • Paga-se uma empresa ou algum funcionário próprio para isso?
  • A empresa possui delivery?
  • Qual o gasto com energia elétrica mensal da loja?
  • O que consome mais energia?
  • Quais os outros gastos? Funcionários? Alguma maquina? Carreto?

Política monetária

Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país.

Atualmente, o Brasil passa por uma Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:

  • Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.

  • Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.
  • Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.


Esse fato é ruim para a empresa estudada, uma vez que há uma dificuldade na obtenção de empréstimos em bancos, diminuindo o número de novas obras ou reformas e, por consequência, decai a quantidade de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com