TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação social da população idosa participante das atividades físicas promovidas pelo setor de saúde: uma perspectiva em Natalândia e Riachinho -Minas Gerais.

Por:   •  26/6/2019  •  Artigo  •  8.383 Palavras (34 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 34

A Interação social da população idosa participante das atividades físicas promovidas pelo setor de saúde: uma perspectiva em Natalândia e Riachinho -Minas Gerais.

JESUS, Dyéssica Thainná Melo de [1]*

PEREIRA, Júnior Xavier [2]**

SILVA, Ana Cláudia da [3]***

LÚCIO, Renata Silveira [4]****

RESUMO

Apresentação sucinta dos pontos relevantes do trabalho;

Em 01 parágrafo e espaçamento entrelinhas de 1,5.

Deve conter o objeto de estudo, objetivo, pressupostos teóricos, metodologia e resultados.

Deve-se usar verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular e não deve conter nome de autores e obras.

Logo abaixo pontuar palavras-chave. Separadas entre si com ponto final e finalizadas com ponto final.

De 150 a 500 palavras , para trabalhos acadêmicos ( teses, dissertações, entre outros) e relatórios técnicos-ciêntíficos;

De 100 a 250 palavras para artigos de periódicos.

1 APRESENTAÇÃO

No que se refere a interação social, através da atividade física, observa-se que surge um convívio social, que ajuda a afastar o sentimento de tristeza, isolamento, depressão e ansiedade. Facilita-se deste modo, uma comunicação, verbal ou corporal, e o afeto como resultado da interação entre o grupo.

Parte dos idosos enfrentam limitações no que se refere a prática de atividades físicas, sendo uma delas a dificuldade de acesso a locais onde existam atividades de lazer apropriadas, configurando-se como um fator que pode influenciar no interesse por práticas de atividades físicas. Nos dias atuais isso acontece na maioria das vezes, por não existir instalações adequadas próximo a residência desses idosos, ou por não ser oferecido pela ESF um programa que realize atividades com os mesmos. Percebe-se que uma das grandes limitações é em razão da falta de programas que visem à saúde, bem-estar e qualidade de vida do idoso. Sabe-se que existem programas beneficiando a saúde do idoso, porém são poucos, e não são colocados em prática, desta maneira as limitações físicas ou corporais do idoso podem deixar de ser o maior problema para a prática de atividade física por meio da própria atividade. Um problema que, de fato é fácil de ser resolvido e deveria ter melhor atenção. Sabe-se que o idoso está propenso a desencadear várias doenças, principalmente psicológicas, como depressão, ansiedade, entre outras e que isto pode implicar em sérios problemas para a sua saúde e qualidade de vida. Ao implantar a prática de atividade física em sua prática diária, eles teriam aonde ir e com quem conversar, otimizando sua interação com o grupo, fazendo novas amizades, e facilitando sua inserção no meio social.

Ademais, em tempos não tão longínquos, a população idosa tinha maior disposição no desempenho de atividades trabalhistas por um período maior, ainda que sua longevidade fosse menor. Hoje, é importante investigar se esta população de idosos, ainda que com maior tempo de sobrevida, conseguiria desempenhar as mesmas atividades trabalhistas, pois observa-se aparentemente que não está havendo esse mesmo desempenho, mesmo que o tempo de sobrevida tenha aumentado, parece que o desempenho em realizar atividades diminuiu.

Levando em consideração que a prática de atividade física implica não tão somente para a qualidade de vida, mas contribui de forma significativa para que o indivíduo com idade já avançada possa envelhecer com saúde, visto que esta prática, respeitando as limitações pessoais de cada indivíduo é recomendada pela maioria dos profissionais da área da saúde. À face de tais aspectos, almejar-se-á investigar as motivações que levaram os idosos a prática de atividade física no grupo e ainda e nomear as mudanças ocorridas na interação social em razão da prática sistemática de atividades físicas.

Com isso, no intuito de buscar uma correlação entre a prática de atividade física e a interação social, deste grupo específico, com a sociedade de uma forma geral em ambientes públicos ou privados somando forças para desviar a ideia de que a população idosa é sedentária, que se fecham para o mundo, ou até que a sociedade os esquece ou os ignora, mesmo sendo uma população crescente que é vista por uma sociedade que julga as pessoas por sua utilidade. Deste modo, seguindo os princípios norteadores que impulsionam ao desconhecido, propõe-se neste estudo identificar a interação social de idosos participantes de atividades físicas nos municípios de Natalândia e Riachinho-MG.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Ribeiro (2015), o aumento no número de idosos na população geral, teve consequência, no século XX, a expansão dos estudos sobre o envelhecimento humano.

Os estudos com ênfase na velhice têm tido um progresso durante as últimas décadas, pelo fato do investimento em pesquisadores e profissionais de várias áreas do conhecimento, que tem se dedicado a tarefa de tentar compreender os aspectos biológicos e socioculturais do envelhecimento. (GONZALEZ; SEIDL, 2014).

Percebe-se que a taxa de sobrevida tem aumentado nos últimos anos, e que ao chegar na velhice o corpo já passou por muitas mudanças decorrentes do processo de envelhecer. (TARALLO, 2015).  Sabe-se que os indivíduos passam por modificações fisiológicas e se tornam mais vulneráveis na velhice, esse um processo natural denominado senescência. (ANDRADE et al, 2014, p. 40). Diante do exposto percebe-se a necessidade de movimentação da pessoa idosa, Segundo Silva et al. (2012), a prática de atividade física pode beneficiar a capacidade funcional do idoso, interferindo na sua saúde de forma positiva e consequentemente aumentando a sua qualidade de vida.

Portanto deve-se estimular a pessoa idosa á pratica de atividades físicas, para promover uma melhoria em sua capacidade física, saúde e bem-estar. (MACIEL, 2010).  É preciso compreender que o envelhecimento faz parte do ciclo da vida, e deve estar preparado para enfrentar, fisicamente e psicologicamente, para que haja um envelhecimento saudável. (ANDRADE et al., 2014).

A atividade física além de propiciar uma relação entre os colegas proporciona à população idosa uma melhora na qualidade de vida, uma vez que deve-se atentar ao fato de que na terceira idade um dos fatores preocupantes é o psicológico, no entanto embora seja importante a prática de atividade física na terceira idade, há ainda uma adesão muito pequena por parte dessa população, em consequência da escassez de conhecimentos sobre a importância que a mesma traz à saúde. No entanto, o desenho metodológico não nos permite uma afirmação conclusiva. Existe a hipótese de que pessoas com melhores condições nestas variáveis tendam a procurar por intervenções visando melhorar suas vidas. (INOUYE, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.1 Kb)   pdf (619.5 Kb)   docx (481.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com