TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE CLASSIFICAÇÃO E PESQUISA

Por:   •  28/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE CLASSIFICAÇÃO E PESQUISA

Osasco-SP

2015

Dedico este trabalho aos meus amigos que contribuíram para a realização desta atividade e aos meus professores que com muito amor e dedicação dividem conosco todo o seu conhecimento, formando assim uma nova geração de profissionais qualificados.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos, primeiramente a Deus por ter nos capacitado com sua graça e sabedoria, para que pudéssemos obter êxito em mais uma etapa de nossa caminhada.

À Anhanguera Educacional, por ceder o seu nome, o espaço e a oportunidade para o desenvolvimento deste trabalho, nossos sinceros agradecimentos.

SUMÁRIO

1.0 Desafio.................................................................................................................05

2.0 Objetivos do Desafio........................................................................................... 06

3.0 Relatório 01: Pesquisa de Dados.........................................................................07

1.0 Desafio.

Desde 1903, quando foi aprovada pelo Congresso Nacional a lei que regulamentaria a concessão de energia elétrica pelo país, se fez necessária à criação de um meio de captação do consumo de energia pelos clientes das concessionárias de energia elétrica distribuídas pelo país 1.

Com o crescente número de clientes e a falta de tecnologia, o processo de coleta dos dados de consumo dos clientes de uma concessionária de energia elétrica era e continua em muitos casos, sendo realizada de forma manual. O método adotado de coleta mensal, em sua grande maioria, não possibilita nenhum controle do que está sendo consumido pelo usuário, em que tanto o usuário como a concessionária, somente teriam informações do consumo diante da coleta manual realizada pelos técnicos de campo.

Mesmo assim, o método de coleta manual por funcionários veio evoluindo com o tempo. A evolução da coleta de dados se deu, migrando das antigas fichas manuais, em que cada cliente possuía uma identificação em seu medidor, para os hand-fields2 utilizados atualmente pelo funcionário da empresa de distribuição local de energia para apontar a leitura do relógio de energia do cliente.

Com a evolução e popularização das tecnologias, dentre elas a wireless, a forma de coletar as informações dos medidores pôde ser revista. Com o advento tecnológico da implantação de métodos de telemetrias3, passaram a serem mais difundidas as coletas de dados remotas.

Uma forma de utilização das tecnologias de telemetria adota a wireless para coletas e vem se tornando uma opção das concessionárias de energia elétrica. Uma das companhias que aposta nesta inovação tecnológica do segmento e está desenvolvendo soluções para essa demanda, é a empresa SmartXY XXI Informática. A utilização da telemetria se dá pela tecnologia ZigBee que através de diversas frequências de rádio, pode transmitir e receber dados que estejam em seu alcance, de maneira relativamente simples.

A tecnologia Smart Grid4 ou Rede Inteligente é a aplicação da tecnologia de informação para a gerência do sistema de consumo de energia elétrica. A tecnologia Smart Grid é difundida amplamente em países de primeiro mundo e passaram a ser discutidas também nos países emergentes, principalmente após as políticas de sustentabilidade terem se tornado foco dos governos internacionais.

O sistema consiste em gerenciar as informações de contabilidade dos serviços prestados, falhas ocorridas no sistema, possíveis configurações remotas e análise de divergências no fornecimento de energia elétrica, bem como redistribuição em caso de necessidade maior de consumo em determinada região.

O objetivo de implantar a tecnologia Smart Grid é fornecer um meio de monitoração e gerenciamento inteligente de cada ponto de coleta de informações, em muitos casos em tempo real, para que os gerentes possam tomar atitudes baseadas nos pilares de gestão da rede de fornecimento energético. Garantir a medição e a atuação quando necessários são os principais conceitos tratados em um projeto de Smart Grid.

A empresa SmartXY XXI Informática contratou sua equipe para aperfeiçoar o sistema de medição de energia elétrica por meio das coletas de dados realizadas pelos medidores Smart Grid implantados em um determinado município.

O desafio de sua equipe é criar uma solução que melhore a ordenação e análise dos dados de coleta, gerando resultados mais rápidos e simples de serem analisados pelos gerentes das fornecedoras de energia elétrica (denominadas concessionárias ou permissionárias).

Os algoritmos que serão adotados na solução são os algoritmos clássicos de ordenação e busca, devendo a equipe utilizá-los de forma bastante ampla.

Relatório 01: Pesquisa de Dados

2.0 Objetivo do Desafio

Desenvolver os algoritmos de ordenação e busca de dados do consumo de energia elétrica nas residências de um município. Para atender a este desafio serão desenvolvidos algoritmos e elaborados os relatórios de forma que documentem a realização destas atividades solicitadas. Estes algoritmos e relatórios serão entregues com o desenvolvimento do desafio.

3.0 Relatório 01: Pesquisa de Dados.

Conceito de Pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com