TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa aplicada administração

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.052 Palavras (33 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 33

1 PESQUISA CIENTÍFICA

1.1 Conceituação

“Pesquisa é a atividade básica da ciência na sua busca de conhecimento” (COSTA e COSTA, 2012, p. 16).  “É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico”(Gil, 2006, p.43). É um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento (ANDER-EGG).

    “A pesquisa é uma atividade humana, honesta, cujo propósito é descobrir respostas para as indagações ou questões “significativas que são propostas” (FERRARI, 1974, p. 167).

      Pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas nas diversas áreas do conhecimento. “A pesquisa surge quando se tem consciência de um problema, e nos sentimos impelidos a buscar sua solução. A indagação realizada para alcançar essa solução constitui, precisamente, a pesquisa propriamente dita”(MONDOLFO).

“Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos” (ANDRADE, 2010, p. 109).

A pesquisa é a atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade. Alimenta a atividade de ensino e a atualiza frete à realidade do mundo.  Vincula pensamento e ação. As questões da investigação estão relacionadas a interesses e circunstâncias sociais (MINAYO, 2012).

O pesquisador deve conhecer a finalidade da pesquisa, utilizar-se do conhecimento anterior, dos métodos e técnicas a fim de obter os resultados, e estar preparado para desenvolver suas fases.

Exige do pesquisador: conhecimento do assunto, curiosidade, iniciativa, criatividade, paciência, persistência, postura ética e dedicação ao trabalho.  Características do pesquisador:

- consciência crítica: distinguir o essencial do acidental, o importante do secundário;

- consciência objetiva: romper com posições subjetivas e mal fundamentadas;

- objetividade: trabalho científico é impessoal, não aceita soluções apenas pessoais;

     - racionalidade: o juiz é a razão (TOGNETTI, 2006).

1.2 Objetivos da pesquisa

      O objetivo fundamental da pesquisa é “descobrir respostas para questões, mediante à aplicação de métodos científicos” ( SELLTIZ, 1968, p. 5). Os processos científicos são os únicos que podem oferecer resultados satisfatórios à pesquisa.

“Tentar conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem no mundo existencial: a forma como se processam; sua estrutura e função; as mudanças que operam; e até que ponto podem ser controlados e orientados” (FERRARI,1974, p. 167). A busca da compreensão dos fatos e não só a acumulação deles, lançando hipóteses precisas (BUNGE apud FERRARI, 1974).

Procurar respostas visando o enriquecimento teórico e prático da ciência para ampliar o conhecimento humano. Pode ser em benefício próprio para adquirir conhecimento.

A pesquisa social pode ser realizada por razões de ordem intelectual, conhecer pela simples satisfação de conhecer; ou por razões de ordem prática, conhecer para agir de modo melhor. Visa o desenvolvimento do ser humano.

1.3 Importância 

O conhecimento não está pronto, mas se constrói. A excelência da ciência é alcançada através da pesquisa. A pesquisa oferece a possibilidade de novas descobertas e proporciona intercâmbio com outras áreas. Dá condições para desenvolver algo de forma independente e própria.

O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o aprimoramento, a técnica e a formação de profissionais preparados para a realidade social. A qualificação do ensino se faz através da pesquisa. O conhecimento não deve ser apenas transmitido, mas buscado, produzido. O conhecimento não deve ser oferecido pronto, mas construído dentro de uma necessidade apresentada no contexto.

A pesquisa pode dar nova focalização para a teoria, provoca interesses por novas áreas de estudo. Fornece elementos para a discussão, reduz as áreas de incerteza e desconhecimento e contribui para o desenvolvimentos e maior organização do conhecimento. No campo social busca soluções para os problemas sociais e administrativos.

1.4 Etapas ou Fases da pesquisa

Existem vários modelos. A maioria dos autores é de consenso que o processo de pesquisa envolve:

  1. Preparação da pesquisa: planejamento que caracteriza-se na elaboração do projeto.
  2. Execução do trabalho de campo: coleta de dados.
  3. Processamento e análise dos dados: manual ou pelo computador.
  4. Interpretação: busca do significado amplo.
  5. Redação do relatório: comunicação dos resultados.

1.5 Tipos de Pesquisa

1.5.1 Quanto à natureza (abordagem do problema): quantitativa e qualitativa

1) Pesquisa qualitativa: pode descrever a complexidade de determinado problema e a interação de certas variáveis, compreender e classificar os processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no seu processo de mudança e possibilitar o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos.  Não exige representatividade amostral, trabalha com pressupostos.

2) Pesquisa quantitativa: caracteriza-se pelo uso da quantificação tanto na coleta quanto no

tratamento das informações por meio de técnicas estatísticas, com o objetivo de garantir resultados e evitar distorções de análise e de interpretação, (DIEHL e TATIM, 2004). Possui amostra representativa, análise estatística, hipótese. Representação dos dados: numéricos. 

Para a pesquisa ser “quali-quanti” deveria ser iniciada qualitativa e a partir dos resultados, o pesquisador pode elaborar hipóteses a serem testadas. Busca a compreensão e depois a explicação de uma realidade.

Abordagem qualitativa/ quantitativa: o que define essa escolha é o contexto em que os dados obtidos na pesquisa serão analisados, não o tipo de pesquisa, mais de acordo com a lógica da abordagem (CANZONIERI, 2010; CRESWELL, 2010).

1.5.2 - Quanto aos objetivos: exploratória, descritiva e explicativa ou experimental e não experimental

1) Pesquisa Exploratória

Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, visando torná-lo mais explícito ou construir hipóteses significativas. Para isso procura descobrir ideias e novas relações, também esclarecer, desenvolver e modificar conceitos e ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)   pdf (317.9 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com