TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Básicos Pesquisa Aplicada à Administração

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 7

Conceitos Básicos

1.1 Conceito de Ciência

[pic 1]A palavra ciência vem do latim scientia, que significa sabedoria, conhecimento. Uma consulta no Dicionário Aurélio, entre os sentidos dados ao vocábulo “ciência”, encontra-se:

1. conhecimento. 2. saber que se adquire pela leitura e meditação, instrução, erudição, sabedoria. 3. conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante observação, a experiência dos fatos, e um método próprio. (FERREIRA, 1986).

Para fins de nosso estudo, parece mais apropriada a definição de ciência como um conjunto organizado de conhecimentos, ao qual se chega por meio da utilização de métodos próprios.

Ampliando nossa busca por entender o que é ciência, chegamos ao Dicionário de Pensamento Contemporâneo, que entra em uma discussão sobre a objetividade da ciência – na qual não vamos mergulhar – colocando logo de início:

A ciência: uma questão de sujeito. A ciência é uma construção humana, fruto do esforço e da prática. E é uma construção com a qual procuramos conhecer a realidade na qual estamos imersos e, com esse conhecimento, manipulá-la segundo os interesses a que nos propomos. (DICIONÁRIO DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO. São Paulo: Paulus, 2000, p. 103).

Por este enfoque, vemos que a ciência sobre a realidade é produzida pelo ser humano e tem como alvo os interesses deste.

Para Hunt (1991, apud ACEVEDO E NOHARA, 2006) o objetivo da ciência é compreender, explicar, predizer e controlar os fenômenos ou fatos da realidade empírica. E o autor explica o que entende por realidade empírica: tudo aquilo que existe no universo e pode ser conhecido por meio da experiência.

Reafirma-se, assim, o sentido da ciência como a produção de conhecimento sobre a realidade - fenômenos ou fatos – com a idéia de controlá-la e de atuar sobre ela.

Dado que os fenômenos ou fatos são de naturezas diferentes, surgem as classificações das ciências, que tomam por base os conteúdos estudados e os conhecimentos gerados. Em Gonçalves e Meirelles (2004, p. 30), encontramos a seguinte classificação:

Quadro 1 – Classificação das Ciências

Ciências

Formais

Reais ou Naturais Culturais

Humanas ou Culturais

Lógica Matemática

Física Química Biologia

Psicologia Economia Sociologia Ciência Política Administração

Fonte: Gonçalves e Meirelles, 2004, p. 30.

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade, pois surgiu no século XVII, a partir da revolução científica iniciada por Galileu, a qual acabou por separar a ciência do saber filosófico.  Como o objetivo da ciência é tornar o mundo compreensível, ela não está preocupada em prescrever como as coisas deverão ser feitas, e não se pode esperar dela a solução de problemas. Outro aspecto importante é que a ciência não se preocupa com casos individuais e sim com as generalizações.

1.2 Pesquisa Científica

O que é pesquisa?

[pic 2]Podemos definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático de buscar respostas a problemas propostos. O objetivo da pesquisa é descobrir respostas para perguntas, por meio do emprego de processos científicos.

Pesquisar de forma científica significa utilizar um conjunto de procedimentos para buscar respostas para uma questão apresentada. A pesquisa científica é objetiva e sistematizada, por que utiliza um método específico para obter o conhecimento. Além disso, a pesquisa científica atém-se apenas à realidade empírica, ou seja, ao que existe e que está ao alcance da experiência (Rudio apud ACEVEDO E NOHARA, 2006, p. 4).

Para Marconi e Lakatos (1996), a pesquisa é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. A pesquisa não só procura a verdade, como encontra respostas para questões propostas, por meio da utilização de métodos científicos.

Há várias classificações para as pesquisas, conforme seus propósitos. Uma classificação bastante comum é aquela que distingue pesquisa pura de pesquisa aplicada.

A pesquisa pura tem como propósito entender e explicar os fenômenos. Nela, os pesquisadores trabalham para gerar novas teorias ou para testar teorias existentes. A pesquisa pura decorre de razões de ordem intelectual, isto é, decorre do desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer. (GIL, 1991).

A pesquisa aplicada decorre do desejo de conhecer, com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz. (GIL, 1991). Na pesquisa aplicada, a fonte das questões de pesquisa é centrada em problemas, e o propósito é gerar soluções potenciais para os problemas humanos.

No entanto, é preciso não tratar a pesquisa pura e a pesquisa aplicada como se fossem mutuamente exclusivas. Uma pesquisa pura pode fornecer conhecimentos passiveis de se transformar em uma solução prática imediata. Da mesma forma, uma pesquisa sobre problemas práticos pode levar à descoberta de princípios científicos.

1.3 Método Científico

Etimologicamente, método vem de meta, “ao longo de”, e hodós, “via, caminho”. Assim, método é a ordem que se segue na investigação da verdade, no estudo feito por uma ciência.

Segundo Vergara (2000), método é um caminho, uma forma, uma lógica de pensamento. O modo de proceder dos cientistas, ao conduzirem suas investigações, envolve o que é chamado de método científico.

O método científico apresenta, de modo geral, uma estrutura lógica, formada por etapas a serem percorridas na busca do conhecimento, quais sejam: enunciado de um problema, formulação dehipótese, testes da hipótese e conclusão.

Vergara (2000) fala-nos basicamente de três grandes métodos científicos, os quais se explicam a seguir:

  1. hipotético-dedutivo
  2. fenomenológico
  3. dialético.

O método hipotético-dedutivo decorre do Positivismo, corrente que vê o mundo existindo como uma realidade objetiva, independentemente da apreciação do observador. Deduz alguma coisa a partir da formulação de hipóteses, que são testadas buscando relação de causalidade. Por meio de observação e experimentação, submete as hipóteses ao teste de falseamento. Se as hipóteses resistirem ao teste, ficam provisoriamente confirmadas, até que um novo teste as derrube. O método hipotético-dedutivo enfatiza a relevância da técnica e da quantificação e utiliza fortemente os procedimentos estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com