TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa científica no âmbito das funções de administração

Abstract: Pesquisa científica no âmbito das funções de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Abstract  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  201 Visualizações

2.1 Questões dissertativas 1. De que forma o estudo de Adam Smith contribuiu para a administração?

Adam Smith deu importância ao planejamento e a organização dentro das funções da Administração. Em sua análise abordou que divisão do trabalho elevava a produtividade por aumentar a habilidade e a destreza de cada trabalhador em determinada tarefa.

2. Explique qual foi o foco dos estudos de Frederick Taylor.

Seu foco era a supervisão de pessoas no trabalho, em seus princípios deu importância a divisão do trabalho, a coordenação, o treinamento e aplicação do método científico aos trabalhos. Através da realização de ensaios científicos que realizavam várias combinações de procedimento, técnicas e ferramentas.

3. Explique qual o foco dos estudos e Henri Fayol

Seu foco estava voltado para a estruturação das empresas, em função das atividades de todos os gerentes. Afirmou que a administração era uma atividade comum a todos os empreendedores humanos na empresa, no governo e mesmo em casa. E fez análise de 14 princípios administrativos: Divisão do trabalho; Autoridade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação dos interesses individuais ao interesse geral; Remuneração; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Eqüidade; Estabilidade na ocupação dos cargos; Iniciativa e Espírito de equipe.

4. Explique o foco dos estudos de Max Weber

O foco de Max Weber baseava-se na Teoria Burocrática, ou seja, desenvolveu a teoria das estruturas de autoridade e descreveu a atividade organizacional em função das relações de autoridade. Caracteriza-se pela divisão de trabalho, uma hierarquia definida, com regras e regulamentos detalhados e relações impess

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com