TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim I processos gerenciais

Por:   •  14/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.625 Palavras (19 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 19

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I:

CONCRETE – ARTEFATOS DE CONCRETO

        

63263660-f5ac-486f-afe7-f261be67788d

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I:

CONCRETE – ARTEFATOS DE CONCRETO

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar I do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, apresentado a Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profª

– SP

2015

RESUMO

A empresa estudada para a elaboração deste trabalho foi a Concrete – Artefatos de concreto, fabricante de artefatos de cimento sediada na cidade de Potirendaba – SP. Este trabalho foi elaborado através de pesquisas bibliográficas e de campo, e de entrevistas com algumas pessoas que trabalham na organização, mais especificamente com as pessoas que lidam no seu dia-a-dia com as questões relacionadas com as disciplinas estudadas. Este trabalho objetiva o levantamento das ações praticadas pela empresa em relação às disciplinas estudadas, que são os fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática.

Analisando as práticas da empresa nos deparamos com alguns métodos que apresentam pontos negativos, que às vezes atrapalham o crescimento e aprimoramento da empresa nos processos de gestão empresarial.

Mas, apesar de tudo, os métodos praticados influenciam a empresa a conseguir bons resultados em sua estrutura organizacional, no seu processo produtivo e nos seus produtos, na sua forma de atuação e no seu porte, enfim tudo que envolve sua administração, necessidades e expectativas.

Por de trás deste sucesso tem uma equipe de gestores, encarregados e lideres com seus erros e principalmente seus acertos contribuindo com a diretoria para tornar a Concrete – Artefatos de concreto cada vez mais economicamente sustentável.

 Através da junção da aplicação dos fundamentos da administração, da comunicação empresarial e uma boa estrutura de recursos e técnicas de informática é que a empresa esta construindo uma história de sucesso no seu ramo de atuação, gerando sustentabilidade e motivação para toda a organização.

Palavras-chave: Administração – Comunicação – Informática – Empresa


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        

2 – A EMPRESA        

3 – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        

3.1 – As prática administrativa da Concrete        

4 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        

4.1 – A comunicação da Concrete        

5 – TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        

5.1 – A informática utilizada na empresa        

6 – CONCLUSÃO        

7 – REFERÊNCIAS        


1 – INTRODUÇÃO

        

As organizações, principalmente as de pequeno e médio porte, sempre vão ser falhas no cumprimento de algumas técnicas e métodos das teorias administrativas. Algumas dessas técnicas e métodos não sendo colocada em prática podem interferir negativamente nos processos de gestão das empresas.

Faz-se necessário lembrar que a sobrevivência e o sucesso de uma organização estão diretamente relacionados à sua capacidade gerir seu negócio de maneira eficiente, gerenciando de maneira satisfatória toda a organização, internamente e externamente, gerenciando seu público interno e externo, desde funcionários até clientes e concorrentes.

 E a empresa esta administrando o seu sistema interno, garantindo o funcionamento organizacional, administrando seus produtos e seus consumidores e a concorrência.

O trabalho também identificou que as principais técnicas de comunicação estudadas na disciplina Comunicação Empresarial a empresa faz uso, mas, as teorias estudadas não estão sendo aplicadas corretamente, e isto acaba criando desconfortos tanto para os funcionários como para a empresa. Com estes erros de comunicação a empresa concentra muito esforço para desfazer conflitos e boatos, e tudo isso poderia ser evitado se tivesse uma comunicação formal estruturada e atuante.

E a empresa também conta com suporte técnico em informática, que contribui para a empresa gerenciar de forma fácil todo seu processo administrativo, a informática esta contribuindo para o aprimoramento da empresa em todos os setores desde a produção até o controle de pessoal.

Diante das teorias estudadas e das práticas utilizadas pela empresa é possível identificar que a organização esta tendo êxito em seus negócios, mas este êxito poderia ser maximizado com a aplicação das teorias estudadas.

 

2 – A EMPRESA

        

A Concrete é de Sociedade Empresaria Limitada, esta situada em Potirendaba – São Paulo, tendo como atividade econômica principal a fabricação de artefatos de cimento para uso na construção.

A empresa surgiu da visão empreendedora do seu atual diretor, que trabalhava como autônomo no serviço de instalações elétricas, a ideia surgiu da necessidade local de postes de concreto para instalações elétricas em residências urbanas e rurais, então o empresário decidiu investir na fabricação de postes de concreto, com o objetivo de atender as necessidades do mercado local e regional.

A organização iniciou suas atividades fabricando postes de concreto padrão de entrada para residências, a empresa se desenvolveu com o passar do tempo, mas ainda continua atuando na fabricação e comercialização de produtos pré-moldados de concreto, que engloba postes de todos os tipos, tubos de concreto para redes de águas pluviais e esgotos e produtos para construção como blocos de concreto.

Dentro de pouco mais de duas décadas a empresa ampliou significativamente os tipos de produtos produzidos, ampliou sua área de produção, cresceu em todos os sentidos, saindo de uma pequena empresa e se tornando uma empresa de médio porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com