TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tributário (Brasileiro)

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Senac – Bacharelado de Administração de Empresas– 6º Semestre

 Walter Pugliesi Neto


Planejamento Tributário

São Paulo
2018

1)         Feitas estas considerações iniciais, apresente seus comentários, não apenas tendo em vista as informações acima, mas busque informações em artigos publicados e matérias veiculadas, analisando a questão da carga tributária existente no País e seu impacto no desenvolvimento econômico e social brasileiro. Você tem ideia de quantos tributos existem no Brasil? Você poderia comparar a carga tributária existente no Brasil com a verificada em outros Países?

        De acordo com os dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), foi feita uma pesquisa com 35 países de IDH elevado onde a média dos tributos no PIB eram de 34 a 35%, já no Brasil, essa porcentagem varia entre os 32% a 33%, podendo ser considerada baixa de acordo com a pesquisa.[pic 1]

         

        Como podemos ver no gráfico acima, a pesquisa foi feita com países como Dinamarca, Noruega, Alemanha, entre outros. Países com um excelente IDH, onde os tributos cobrados são “devolvidos” para a sociedade em forma de serviços de qualidade, algo que não é possível enxergar em nosso País.

        Realmente não são cobrados muitos tributos em relação aos demais países, mas não é possível enxergar esse retorno para sociedade de forma digna. Vivemos em um país onde a cultura da política se resume a corrupção e a desvios de recursos, impedindo o crescimento social e econômico de um país.

        No Brasil existem 94 tipos de tributos no país, sendo separados em 25 tipos de imposto, 28 tipos de taxas, 37 contribuições e 4 empréstimos compulsórios.

        [pic 2]

Podendo comparar o gráfico dos tributos (imagem 1) com o ranking de IDH dos países (imagem 2), é possível perceber que a sociedade brasileira é injustiçada pelas cobranças dos tributos pois mesmo pagando 94 tipos de tributos, continuamos não enxergando e usufruindo do retorno esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com