TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que O Contexto Brasileiro Atual é Adverso à Adoção Do Planejamento Estratégico Governamental Como Instrumento De Gestão pública?

Artigo: Por Que O Contexto Brasileiro Atual é Adverso à Adoção Do Planejamento Estratégico Governamental Como Instrumento De Gestão pública?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO PÚBLICA

Planejamento estrategico governamental

DANILO DIAS FERNANDES

Por que o contexto brasileiro atual é adverso à adoção do Planejamento Estratégico Governamental como instrumento de gestão pública?

As atividades correspondentes ao planejamento estratégico governamental como instrumento de gestão pública se desenvolve a partir de um aparelho de estado herdado, o qual teve frenquentemente um caráter demagógico e manipulador. as atividades correspondentes ao PEG busca transformar o Estado em um agente capaz de atender a demandas da população hoje marginalizada.

Fator de suma importância para implantação de um PEG é sua continuidade, contudo constatamos que interesses particulares e partidários tem sobreposto a coerência administrativa da gestão pública, é comum as politicas publicas implantadas pela gestão anterior serem fortemente alteradas ou extintas pela nova gestão, simplesmente por caprichos eleitoreiros.

podermos ainda afirmar que a democracia é uma condição necessária para construir um estado que promova o bem estar das maiorias, contudo temos hoje uma democracia que serve muito mais as classes proprietárias, só com uma maior participação de todos teremos um estado mais igualitário e talvez nos aproximamos de um Estado Necessário.

Segundo O'Donnell (2004) só a democracia aliada a eficiência da burocracia, da efetividade do sistema legal, da credibilidade, e da capacidade de atuar como filtro adequado ao interesse geral da população, pode levar a transformação do Estado Necessário no sentido que almeja a sociedade brasileira.

Hoje temos um Estado formado por órgãos nas diversas esferas excessivamente burocráticos, e como consequência morosos e pouco eficiência na gestão dos recursos, temos um sistema legal extenso, detalhista, abarcando muitos assuntos, mas que pouco alcança os objetivos almejados, a credibilidade sempre desgastada com mais escândalos, e por ultimo o interesse particular sobrepondo o interesse geral da população. Temos um longo caminho a trilhar, precisamos de gestores mais capacitados, de órgãos mais transparentes e tempestivos, precisamos do envolvimento de toda a sociedade civil. o planejamento estratégico governamental é um ferramenta que poder ajudar substancialmente a busca de um Estado Necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com