TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento do trabalho e controle de produção

Tese: Planejamento do trabalho e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 5

FEA - Anhanguera Educacional

Campus: Aliberti – São Caetano do Sul

Planejamento e Controle da Produção

Solange de Oliveira de Miranda RA 3203503772

Profº. Dennis Gerevini Pereira

Curso – Planejamento e Controle da Produção

Semestre – 5

Sala 115 C

Trabalho de Planejamento e Controle da Produção da

Anhanguera Educacional, como requisito

parcial de notas do primeiro bimestre,

sob a orientação da profº Dennis Gerevini Pereira

São Caetano do Sul

Ano: 2013

Planejamento e Controle da PCP

A Administração da Produção preocupa-se com o Planejamento, a Organização , a Direção e o Controle das operações produtivas, de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa.

O Planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.

Organização é o processo de juntar (combinar) os recursos produtivos: pessoal ( mão- de -obra), matérias - primas, equipamentos e capital. Os recursos são essenciais à realização das atividades planejadas, mas devem ser organizados coerentemente para um melhor aproveitamento.

Direção é o processo de transformar planos que estão no papel em atividades, concretas, designando tarefas e responsabilidades específicas aos empregados, motivando-os e coordenando seus esforços.

O Controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, dos setores específicos da empresa e dela própria como um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário.

O Planejamento e as tomadas de decisão que lhes são inerentes podem ser classificados em três grandes níveis, segundo e abrangência que terão dentro da empresa, afetando fatias maiores ou menores da companhia:

a) Nível Estratégico: Neste nível, planejamento e tomada de decisões são mais amplos em escopo, envolvendo: políticas corporativas (grandes políticas da organização), escolha de linhas de produtos, localização de novas fábricas, armazéns ou unidades de atendimento, projeto de processos de manufatura, etc. O nível estratégico envolve necessariamente horizontes de longo prazo e consequentemente altos graus de riscos e incerteza.

b) Nível Tático: Este nível é mais estreito em escopo que o anterior e envolve basicamente a alocação e a utilização de recursos. Em indústrias, o planejamento tático ocorre a nível de fábrica, envolve médio prazo e moderado grau de risco. O chamado Planejamento Agregado da Produção, que será posteriormente estudado, é um bom exemplo da atividades conduzidas no nível gerencial médio da organização.

c) Nível Operacional: O Planejamento e a tomada de decisão operacionais têm lugar nas operações produtivas, envolvem curtos horizontes de empo e riscos relativamente menores.

Em suma, os planos e decisões dos níveis mais altos dão linhas de ação para os planos táticos, que por sua vez direcionam a rotina operacional. Enquanto o Planejamento e a Organização não chegam a ser atividades críticas nesse patamar de trabalho, grande esforço é despendido em Controle. O controle é importante para dar notícia do que está ocorrendo e ligar os três níveis básicos de gerência.

O Sistema de Produção

Sistema de controle é a designação genérica que se dá ao conjunto de atividades que visa assegurar que programações sejam cumpridas, que padrões sejam obedecidos, que os recursos estejam sendo usados de forma eficaz e que a qualidade desejada seja obtida. O sistema de controle, pois, promove a monitoração dos três elementos do sistema de produção.

O sistema de produção não funciona no vazio, isoladamente. Ele sofre influências, de dentro e de fora da empresa, que podem afetar seu desempenho. Em outras palavras, ele sofre a influência de um ambiente externo e de um ambiente interno.

No caso do ambiente interno, o sistema de produção encontra-se na esfera de influência das outras áreas funcionais da empresa (Marketing, Finanças, Recursos Humanos, etc.) e tem sobre elas um impacto.

Vários fatores exercem influência externa sobre a empresa como um todo e o sistema de produção em particular. Quatro dos mais importantes são: as condições, econômicas gerais do país, as políticas e regulações governamentais, a competição e a tecnologia.

Classificação Tradicional

A classificação dos sistemas de produção, principalmente em função do fluxo do produto, reveste-se de grande utilidade na classificação de uma grande variedade de técnicas de planejamento e gestão da produção.

a) Sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha

b) Sistema de produção por lotes ou por encomenda (fluxo intermitente)

c) Sistemas de produção de grandes projetos sem repetição.

Níveis Estratégico

Qualquer planejamento que se pretenda estratégico parte da determinação de objetivos, políticas e planos da organização para o longo prazo. O planejamento estratégico define a filosofia básica da organização no que tange às suas atividades, determina os produtos e ou serviços a serem oferecidos e trata do planejamento para a aquisição, e alocação de recursos críticos como tecnologia e pessoal tanto para implementar os planos como para avaliar os seus impactos. Falando em termos mais específicos, o Planejamento Estratégico de Manufatura é o conjunto de objetivos e políticas de longo prazo, que dizem respeito à atividade de manufatura dentro da empresa, e que servem como um guia a todas as decisões tomadas nesse setor.

a) Abridores de fronteiras tecnólogicas;

b) Exploradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com