TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Instrumento De Planejamento E Controle Nas Organizações Brasileiras

Pesquisas Acadêmicas: Orçamento Instrumento De Planejamento E Controle Nas Organizações Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  1.494 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Para o sucesso de qualquer organização é necessário que seja elaborado um orçamento empresarial, pois é a partir dele que as despesas e receitas são controladas e as metas alcançadas. Este trabalho visa especificar os conceitos de orçamento empresarial para agregar métodos eficientes no cenário empresarial de acordo com as diversas mudanças que acontecendo.

Processo Orçamentário

As empresas se utilizam do processo orçamentário (conjunto de ações organizadas) para se orientar e direcionar seus recursos financeiros com intuito de alcançar suas metas. A evolução do desenvolvimento do orçamento no Brasil deu-se pelas seguintes fases:

1. Orçamento Empresarial;

2. Orçamento Contínuo;

3. Orçamento Base Zero;

4. Orçamento Flexível;

5. Orçamento por Atividades;

6. Orçamento Perpétuo.

No processo de decisão da empresa, o processo orçamentário é de suma importância, pois tem que estar integrado dentre todas as áreas ou setores da organização. Para que uma empresa controle seu orçamento de produção e vendas, é muito importante ter colaboradores capacitados para realizar uma avaliação financeira adequada.

O processo tem partida de um orçamento Mestre (Global) dividido em:

• Orçamentos Operacionais;

• Orçamentos Financeiros.

A organização do processo orçamentário varia conforme diferentes etapas, dependendo do Planejamento, da Administração e da Estrutura do negócio. Fazendo esse controle evita-se o desperdício, duplicação de trabalho e a perda de foco.

Todas as pessoas dos diferentes níveis de hierarquia devem estar envolvidas no preparo do orçamento.

Limitações do Orçamento Empresarial

O orçamento empresarial apresenta muitos aspectos positivos que podem levar a empresa a um brilhante resultado, com a finalidade de melhorar o controle das receitas e das despesas, mas alguns aspectos senão controlados de forma adequada podem tornar o processo de implantação do sistema orçamentário um insucesso. Para Welsch (1983) quatro limitações devem ser levadas em conta. São elas:

1)O plano de resultados baseia-se em estimativas: se estas não forem feitas em bases realistas, poderá resultar no fracasso do orçamento. Por serem baseados em “estimativas e julgamentos, é essencial haver flexibilidade na interpretação e utilização dos resultados”. A aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, entre outras, se revelam eficazes para minimizar os problemas relacionados a estimativas, e quando são combinadas com julgamentos proporcionam estimativas mais acuradas;

2)Um programa de planejamento e controle de resultados deve ser permanentemente adaptado às circunstâncias: na maioria dos casos, o orçamento leva mais de um ano para atender às necessidades da empresa e por isso sofre constantes adaptações, seja em função de novas circunstâncias surgidas na empresa, ou pela adoção de aperfeiçoamento de novas técnicas e ainda pelo abandono ou substituição de técnicas;

3)A execução de um plano de resultados não é automática: depende de que as pessoas, alta administração, gestores e empregados, executem as ações para que os objetivos constantes no orçamento se realizem. O processo de educação orçamentária é uma forma de demonstrar como os orçamentos podem ajudar cada gestor e empregado a alcançar os melhores resultados;

4)O plano de resultados não deve tomar o lugar da administração: o planejamento e o orçamento não substituem a administração, uma vez que esta compreende outras funções: administrar, controlar.

O estabelecimento de metas também é outro problema para o sistema orçamentário. Muitas empresas estão mais interessadas nos resultados anuais do que nas prioridades que determinas as metas, pois é através do resultado financeiro que as promoções são realizadas dentro da organização empresarial, ou seja, falta um plano estratégico para uma visão em longo prazo.

Outras Metodologias de Orçamento

ORÇAMENTO BZ (BASE ZERO)

Orçamento BASE ZERO, é uma espécie de método que descarta toda e qualquer dado que já foi utilizado anteriormente, ele estabelece seus dados com nenhuma base. É usado ao se iniciar uma nova empresa da qual não tem histórico de vendas, despesas, receitas ou gastos.

Após sua formalização em 1960 nos Estados Unidos, ele surgiu para resolver os três primordiais problemas comuns no setor de orçamento empresarial. Que seriam:

 O orçamento estava distante das decisões da empresa, não existia nenhuma relação entre eles;

 Não havia decisões operacionais;

 Alocar inadequadamente as quantias orçamentárias. Trata-se de um processo, numa empresa, durante o qual recursos financeiros, pessoas (funcionários), veículos, equipamentos e tudo que for necessário são transferidos de um setor para outro, numa distribuição justa, dentro de um determinado prazo, visando a realização de um projeto.

Moojen (apud WANZUIT, 2009) define OBZ como uma técnica de baixo para cima, ou seja, permite que os gestores possam interferir de forma direta em seus setores trazendo melhorias para o mesmo, assim os diretores responsáveis podem estar tomando as medidas cabíveis de como alcançar suas metas e objetivos de acordo com o gestor de área.

Suas principais características são:

 Analisa os projetos de sua base zero, sem que haja interferência de outros dados;

 Focaliza objetivo e metas;

 Revisão e avaliação de todas as despesas, todos os programas devem ser analisados a cada ciclo orçamentário que se inicia.

Porque e importante fazer o OBZ? Porque ele permite que você inove. E uma ferramenta da qual avalia as reais necessidades ou excessos na empresa sem que haja repetições dos anos anteriores, das quais você acaba fazendo sempre comparativos e não procura saber onde estão as outras despesas necessárias há serem vistas, ou visualizar seus concorrentes ou novos produtos lançados no mercado o que possivelmente afeta diretamente as vendas.

Algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com