TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Liderança para empresa do ramo de construção civil

Por:   •  28/4/2019  •  Dissertação  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 12

Tarefa: Plano de Liderança para empresa do ramo de construção civil

Introdução

A empresa do ramo de contrução civil tem um projeto de construção de uma barragem para desenvolver, e afim de integrar seus funcionários da maneira mais produtiva possível em uma equipe contratou os serviços dessa consultoria para elaborar um Plano de Liderança.

O objetivo desse Plano de Liderança é portanto fornecer a empresa as diretrizes necessárias para uma integração eficaz dos funcionários, transformando-os em uma equipe de alta performance, bem como definir as caracteristicas essenciais do líder a ser designado para o projeto.

Desenvolvimento

Etapa 1: Engajamento dos executivos e definição da visão

O plano de liderança precisa começar com o engajamento dos principais executivos, os responsáveis pela empresa. É imprescindivel que estejam engajados na solução do problema e conquista do objetivo final, pois esses representam o modelo comportamental a ser seguido e seu apoio passa segurança aos funcionários. (4)

Pode-se reunir os principais executivos para apresentar o problema inicial: - como fazer 30 funcionários, multidisciplinares, se tornarem uma equipe de alta performance. Nessa reunião será explicado a importancia do papel dos altos executivos, dos gestores, para fornecer um ambiente de respeito as opiniões e diferenças, e de comprometimento com o objetivo comum.

Estabelecido o problema, podem definir a visão para o projeto, e na sequências as metas e objetivos. (4)

Uma boa visão para a equipe a ser formada é: - Ser uma equipe de alta performance trabalhando com um time multidisciplinar, que preza pelo respeito a individualidade, pela cooperação entre os individuos em busca do objetivo comum e pelo sucesso do projeto e de cada integrante da equipe.

A partir dessa visão é preciso deixar claro que o objetivo comum final é a construção da barragem, e metas serão definidas pelo gerente do projeto. (4)

Etapa 2: Plano de comunicação

A comunicação corporativa é o termo usado tanto para a comunicação interna da compania quanto para a externa, incluindo todos possiveis stakeholders, e pode utilizar diferentes tipos de mídia. Para essa consultoria vamos nos ater a comunicação interna.

A comunicação é de extrema importancia, e pode sozinha causar o fracasso da formação da equipe, pois tem o potencial de influenciar nos sentimentos dos envolvidos fazendo-os sentir-se ameaçãdos com a mudança ou deixando claro que a mudança é necessária e benéfica. Por isso precisa ser bem definida no inicio do Plano de Liderança.

Para evitar problemas como informações divergentes e o não alcance a todos os envolvidos, o ideal é que a comunicação esteja concentrada em um setor específico, por ser uma empresa pequena a comunicação pode estar nas mãos de um dos executivos, que terá a missão de fazer que todos entendam inicialmente que:

• a empresa tem um novo projeto para desenvolver;

• a esse projeto será designado um líder;

 Nesse momento pode-se já apresentar o líder do projeto, e mesmo que seja conhecido de todos, é importante frisar as suas qualificações que o colocaram como líder desse projeto, para que todos entendam e evite desordem.

• todos precisam trabalhar juntos e em equipe em prol do objetivo maior de completar o projeto com sucesso, é o momento para deixar claro que todos precisam estar engajados em alcançar os mesmos objetivos, e qual é a visão da empresa para a equipe a ser formada.

• o valor de cada funcionário para o sucesso do projeto é único e essencial para o sucesso do projeto.

 Uma forte ferramenta de engajamento é explicar a importância de cada um dentro do processo inteiro, fazendo dele parte do todo desde o ínicio, essa estratégia pode ser usada pelo emissor, o executivo, ou pelo líder do projeto em uma de suas reuniões iniciais. Mas é importante que se fale o impacto de cada um e de seu trabalho no sucesso do projeto, pois permite que entendam seu lugar único dentro do propósito maior.

• É importante nesse momento também abrir para perguntas

 A comunicação precisa ser de ambos os lados, para estabelecer um relacionamento de confiança é preciso também ouvir e responder a questionamentos, além de ser uma ferramenta eficaz de evitar os boatos. (3)

• Uma equipe de sucesso se faz em um ambiente de liberdade, respeito e compromentimento, e essa informação precisa ser passada já na primeira reunião, e precisa ser vivida pelos gestores da empresa e pelo líder do projeto.

Definido o emissor, é preciso definir o meio de comunicação, que no caso de ser uma empresa pequena pode ser enviado um memorando convocando para uma reunião com todos os funcionários que serão integrantes da equipe, e após a reunião pode-se enviar por email um novo memorando com as informação principais da reunião.

Fica definido assim que as comunicação de grande porte serão através de reunião gerais seguidas por memorando, esse passo será seguido por exemplo para apresentar o líder do projeto, a finalização de cada fase e apresentação de resultados parciais de cada fase.

O plano de comunicação que atinge a todos os fucionários ao mesmo tempo, e ainda com a reunião que permite sanar qualquer dúvida rapidamente, é importante para não permitir que surjam boatos, ou falta de alinhamento, ambos prejudiciais para o sucesso da equipe.

Após definido o líder também será preciso implementar uma gestão de comunicação interna no projeto, com o mesmo objetivo, de manter todos alinhados, evitando boatos, falta de informação, informações truncadas, dentre vários outros problemas de comunicação, que têm poder de levar um projeto e uma equipe ao fracasso.

Dentro do projeto a comunicação precisa ser direta, clara, e periódica. O líder do projeto pode definir uma frequência de reuniões com todos os funcionários, para que todos fiquem alinhados com os avanços e dificuldades de cada frente de trabalho dentro do projeto. É importante que essas reuniões sejam em clima de liberdade de expressão e respeito a opinião alheia, um ambiente assim propicia troca de experiência e idéias entre os integrantes, e é essencial para a construção do laço entre a equipe. (2), (5), (6), (8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com