TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico em uma empresa de construção civil

Tese: Planejamento estratégico em uma empresa de construção civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  7.452 Palavras (30 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 30

Planejamento Estratégico em uma empresa de construção civil

Marcos Bonetti de Carvalho

bonetti.carvalho@gmail.com

Pós Graduação em Auditoria, Avaliações e Perícias da Engenharia

Instituto de Pós Graduação - IPOG

Resumo

Este artigo objetiva apresentar proposta de Planejamento Estratégico para uma empresa de construção civil, situada na região sul de Santa Catarina. Este estudo, de caráter exploratório, prático na forma de um estudo de caso, sendo a coleta de dados proveniente de dados secundários, buscando abordar esses tópicos propostos que, segundo a autoria, são essenciais para se obter eficácia, eficiência nos processos administrativos e de gestão da empresa. A abordagem do problema é de forma qualitativa e o instrumento de pesquisa de análise documental. Os resultados do estudo possibilitam a escolha por um modelo de Planejamento Estratégico para XYZ Engenharia e Construções LTDA., iniciando pelo diagnóstico estratégico, posteriormente definindo a declaração de valores, missão e visão. A participação neste curso de qualificação oportunizou a iniciativa de implantação desta empresa. Foram apontados os fatores críticos de sucesso, determinando as oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos fracos através das análises externas e internas. Após a elaboração da matriz fofa, para finalizar, foram definidas as questões e ações estratégicas, ficando elaborado um Planejamento Estratégico completo pronto para ser implantado na empresa em questão.

Palavras-chave: Construção Civil; Avaliações e Perícias; Planejamento Estratégico; Gestão.

1. Introdução

Atualmente, vive-se diante de incertezas e turbulências no mercado de trabalho. Essa complexidade no cenário empresarial, exige das empresas a busca cada vez mais incessante de ferramentas e técnicas mais adequadas para gestão empresarial. É aí que entra o Planejamento Estratégico, que é uma dessas ferramentas. Na competitividade existente entre as empresas (nesse artigo vai-se abordar uma microempresa) uma importante condição para sua sobrevivência está ligada à clara definição de seus objetivos e planejamento antecipado das atitudes a serem tomadas, determinando os possíveis caminhos para atingir tais objetivos.

Segundo dados do SEBRAE(2008) é alto o percentual de mortalidade das empresas implantadas, exatamente por carências administrativas e econômicas. Diante deste cenário os empresários decidiram investir na qualificação profissional, principalmente em avaliações e perícias de obras da construção civil, porque traria insumos e oportunidades para a organização e a gestão da empresa. Tendo também essa informação, o autor busca novas idéias sobre Gestão Estratégica para viabilizar, de maneira consistente, a elaboração do Planejamento estratégico para uma empresa de construção civil, bem como na estruturação e nas decisões estratégicas da empresa.

O objetivo deste projeto visa a apresentar proposta de Planejamento Estratégico para uma empresa de construção civil e sua viabilidade operacional. Como se está implantando uma micro-empresa de construção civil, acha-se oportuno estudar modelos de Planejamento Estratégico compatíveis com a realidade desta empresa. Após intensa pesquisa bibliográfica

Planejamento Estratégico em uma empresa de construção civil janeiro/2013

2

sobre o tema, escolheu-se um modelo para subsidiar o Planejamento Estratégico da empresa em estudo.

Justifica-se a elaboração do projeto também pela preocupação que os sócios sentem em garantir a qualidade no atendimento do seu público, tendo dessa forma a sua satisfação e uma empresa saudável.

Quando da realização da Pós graduação em Auditoria, Avaliações e Perícias da Engenharia, a autoria do presente artigo se preocupou em atualizar a bibliografia referente a esta área do conhecimento. No livro Alonso & D‟Amato (2009, pg. 23) são elencadas as principais atribuições e tarefas que devem seguir de orientação para a empresa de engenharia no que concerne os serviços de avaliações:

É o campo da engenharia que trata da metodologia ou da técnica avaliatória, cabendo ao profissional legalmente habilitado, quer por lei, quer pela própria natureza do trabalho, a exclusiva atividade de avaliar bens ou coisas dentro das suas respectivas atribuições.

É de longa data que inúmeros profissionais se dedicam ao estudo, pesquisa e divulgação da técnica de avaliar bens móveis e imóveis. Atualmente, um grande número de profissionais vem militando nessa especialidade, mostrando existir, realmente, uma metodologia científica e, mais ainda, que o trabalho só pode ser criteriosamente executado por profissionais bastante especializados, em face da exigência de conhecimento técnico-científico.

Dentro deste prisma, os empresários mantiveram o foco previsto no próprio Planejamento Estratégico.

O presente artigo é apresentado da seguinte forma. Além desta introdução, tem-se no item 2 - Fundamentação Teórica, que dará amparo ao autor para elaborar o proposto no artigo, estando dividido em 2.1 – O cenário de atuação da empresa na construção civil tendo como foco Avaliações e Perícias na Engenharia 2.2 – Planejamento Estratégico; 2.3 – Metodologia de Planejamento Estratégico e de Avaliações e Perícias; o item 3 – Aspectos Metodológicos; o item 4 – Apresentação e Análise dos Resultados, divididos em 4.1 – Caracterização da empresa onde será proposta a elaboração do planejamento estratégico, trazendo a forma que é constituída e o foco do trabalho da XYZ Engenharia e Construções LTDA.; 4.2 - Apresentação da proposta de Planejamento Estratégico, aborda o modelo do Pereira(2010) como diretriz para elaboração do Planejamento Estratégico da microempresa de construção civil; o item 5 – Conclusão, o autor expressa a importância do estudo realizado resultando na elaboração do Planejamento Estratégico que deve ser empregado na microempresa objeto do estudo; Finalizando o item 6 – Bibliografia, apresenta a bibliografia utilizada na pesquisa.

2. Fundamentação Teórica

Os fundamentos teóricos que subsidiam a presente pesquisa envolvem os temas: Planejamento Estratégico e Metodologia de Planejamento Estratégico.

2.1 O cenário de atuação da empresa na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com