TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negocio

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.724 Palavras (39 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 39
  1. INTRODUÇÃO

 O QUE É PLANO DE NEGÓCIO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

O trabalho aqui referido tem o objetivo de trazer informações e proporcionar conhecimentos, iremos retratar sobre empreendedorismo, quais as características importantes para um empreendedor e as capacidades de reunir competências que permitem abrir uma empresa.

O empreendedorismo pode partir de um sonho ou uma necessidade do mercado, de produtos e serviços. Para transformar o sonho em realidade, deve ser colocado em prática o que se imaginou; tem que desenvolver idéia, tomar algumas decisões, planejar, partir para a ação e criar da empresa. Feito isso, o empreendedor se comporta como tal, pois almejou, imaginou e criou a empresa.

Empreendedor é isso: É sonhar e realizar o que sonha. Se ficar apenas no âmbito do sonho ou da idéia, não empreendeu. Por outro lado, precisamos ter sonhos, idéias, visões, para que possamos realizá-las. Sonhar e realizar, juntos, compõe a essência do empreendedorismo.

Empreendedorismo não se pratica apenas na criação de empresas ou no mundo dos negócios. Pode criar uma associação para cuidar do parque de seu bairro ou pode reunir um grupo de amigos para realizar um campeonato de futebol.

Toda ação humana gera impactos positivos e negativos para quem a executa, para a sociedade e para o ambiente. O empreendedorismo não é diferente. Ele gera vários resultados positivo, mas também pode produzir impactos negativos. No caso de não dar certo, no lugar de gerar renda, pode representar uma perda de recursos. No lugar de ser algo prazeroso, pode gerar uma série de atividades rotineiras, das quais pode não gostar. No lugar de ter total liberdade de ação, pode haver ações limitadas pelos sócios ou pela falta de recursos. No lugar de gerar benefícios para a sociedade, a empresa pode gerar poluição ou praticar concorrência desleal alimentada pela sonegação de impostos.

É bom salientar que existem algumas características dos empreendedores que são importantes na criação de uma empresa: Criatividade; Energia; Persistência; Paixão pelo que faz; Polivalência; Tolerância à incerteza e Capacidade de aprendizagem.

Além dessas características, certas competências também ajudam os empreendedores a criarem com sucesso o seu negócio. Competência é um conhecimento que se sabe aplicar; é o sabe fazer algo e não apenas deter conhecimento sobre como fazer algo, é uma mistura de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Existem 04 tipos de competências que podemos destacar:

  • Competência gerencial é a capacidade de planejar, organizar, executar e controlar suas atividades e de gerenciar de forma sistêmica as funções organizacionais (operações, finanças, marketing e recursos humanos) e a relação da empresa com seu ambiente.
  • Competências sociais é a capacidade de estabelecer, manter e alimentar relacionamento nas diferentes esferas de contatos (colaboradores, negócio, parceiros, institucionais) e de comunicar-se de forma efetiva com seus contatos.
  • Competência técnica é conhecer o setor de atividade, seus produtos, clientes e as necessidades dos consumidores. Dominar tecnologias e os processos de produção inerentes as atividades que realiza.
  • Competências conceituais e de oportunidades é a capacidade de estar alerta; de captar; interpretar e interligar informações e acontecimentos; e de identificar e desenvolver oportunidades de negócios.

E muitos se questionam: - Acho que não tenho todas essas características ou competências, será que sou empreendedor?

Primeiro é importante que  saber que essas características são importantes o que não significa que todos empreendedores as têm. Há diferentes perfis de empreendedores; alguns desenvolvem certas competências mais do que outras. Por isso, a falta de uma ou outra característica ou competência não necessariamente diminui o potencial do empreendedor.

As fases de desenvolvimento de um novo empreendimento são:

- Empreendedor potencial: Identifica oportunidade e desenvolvimento de competências;

- Empresa nascente: Em processo de abertura;

- Empresa nova: Até 42 meses de existência;

- Empresa estabelecida: Com mais de 42 meses de existência.

Pode-se dizer que a fase de “empresa nova” é o período da infância da empresa, e, como toda infância, é um período em que erros são cometidos, mas é também de muito aprendizado e muitas conquistas. E, como na infância, é nesse momento que são estabelecidos os valores fundamentais da empresa. É necessário entrar nessa fase sabendo que muitas das coisas que planejar não vai acontecer e que nesse momento a persistência vai ser fundamental para encontrar novas soluções e caminhos, que conduzirão sua empresa até a próxima fase, em que ela já estará consolidada, estabelecida.

O papel do empreendedor em cada etapa muda ao longo do tempo das quatro etapas de desenvolvimento de uma empresa (empreendedor potencial, empresa nascente, empresa nova e empresa estabelecida). No início, o empreendedor atua no desenvolvimento de uma ideia de negócio e no convencimento de familiares, sócios, investidores e colaboradores de que ela é viável. É também o momento em que ele precisa ser criativo no uso dos recursos que tem disponível e, se necessário, mobilizar novos recursos que viabilizem a criação da empresa.

Após a abertura do negócio, os primeiros meses de vida da empresa é um período de descobertas, de testes e de aprendizagem. O empreendedor precisar estar aberto a modificações e adaptações em seu projeto. Aos poucos, o empreendedor e a empresa encontram um caminho aos poucos ele começa a exercer o papel de gestor, que se torna cada vez mais importante, sem os demais deixarem de ser necessários. Se o empreendedor deixar de desenvolver novas ideias e de aprender, se ele deixa de inovar, em algum momento, sua empresa pode definhar.

Uma empresa é uma organização formada por uma ou mais pessoas que se unem e gerenciam recursos para alcançarem objetivos comuns. Essa definição indica três componentes essenciais das empresas: pessoas, recursos e objetivos. Os recursos são de diferentes ordens: recursos financeiros, humanos, tecnológicos e físicos. O empreendedor gerencia estes recursos para que objetivos que foram definidos para a empresa sejam alcançados.

Toda empresa é formada por quatro áreas funcionais. Estas áreas são as seguintes: produção e operações, marketing, finanças e recursos humanos. A área funcional de operações cuida da parte de produção e entrega de produtos, a área de marketing trata da promoção e da comercialização; a área de finanças cuida da captação, do controle e dos investimentos dos recursos financeiros; e a de recursos humanos responsabiliza-se pelo recrutamento, desenvolvimento e pela manutenção de colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.5 Kb)   pdf (706 Kb)   docx (331.4 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com