TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negocios

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Negócios Colégio Maria Silva

1 Resumo executivo:

Esse plano tem o objetivo de dar suporte à implementação do Colégio Maria Silva na cidade de Osasco. Esse suporte foi viabilizado a partir do estudo de funcionamento de escolas modelo e também pela elaboração de planejamento de marketing, operacional e financeiro que indicarão as diretrizes para as melhores ações para o alcance dos objetivos deste negócio.

O Colégio Maria Silva se propõe a ser um colégio diferente onde o ensino de um segundo idioma estará presente em todas as etapas de aprendizagem desde o ensino infantil até o ensino médio. A escola oferecerá também a partir do último ano do ensino fundamental (9º ano) um plano de aprendizagem voltado à preparação para a faculdade com ênfase em vestibulares de universidades públicas já adequado à grade de ensino.

Seu principal diferencial será a metodologia de aprendizagem com o inglês introduzido em todas as atividades de todas as séries. E como segundo destaque o preparatório para o vestibular iniciado na grade do ensino fundamental II sem adicional de mensalidade.

O processo de seleção dos professores será feito de forma criteriosa avaliando além dos conhecimentos básicos e adicionais, a desenvoltura e habilidade em lidar com pessoas.

O colégio será localizado no centro da cidade em um imóvel próprio, construído e adaptado para ambientes escolares. Os serviços prestados serão voltados a famílias de classe média alta da cidade de Osasco e cidades vizinhas com filhos em todas as faixas etárias da idade escolar, visto que a localização é de fácil acesso.

Após desenvolvimento do plano financeiro, foi identificada a necessidade de crédito junto ao banco com intuito de formar um capital de giro inicial e também para aquisição dos equipamentos multimídia para 13 salas de aula, dentre eles TV LCD de 32 polegadas, aparelho de som e DVD.

A missão do colégio é

" Agregar o aprendizado natural da língua inglesa através da imersão ao currículo nacional e internacional da educação. Desenvolver a formação plena dos alunos por meio de um trabalho acadêmico consistente, com atitudes acolhedoras que aprimorem o exercício dos valores humanos universais."

2.0 Produtos/ Serviços

2.1 Características:

Trata-se de um Colégio que prestará serviços educacionais desde o ensino maternal até o ultimo ano do ensino médio, com vantagem competitiva de oferecer ensino bilíngue. O funcionamento iniciará no centro da cidade com disponibilidade inicial para 200 alunos. Além do segundo idioma serão oferecidas atividades extracurriculares como aulas de natação, ballet, judô, teatro, culinária, além de acompanhamento psicológico e nutricional.

2.2 Diferencial Tecnológico

Sala do futuro: um laboratório de informática de última geração, climatizado, com recursos de lousa digitadora e ambiente de trabalho altamente desenvolvido para atender aos alunos de Ensino Fundamental (há um laboratório exclusivo para Educação Infantil também).

Piscina Aquecida e tratada com Ozônio projetada para atender as aulas de Natação e Hidroginástica aos alunos e comunidade.

Saída Automatizada em área de embarque e desembarque coberta: a escola manterá a segurança de saída dos alunos em área planejada especialmente para embarque e desembarque dos alunos.

2.3 Pesquisa e desenvolvimento

Investir constantemente em infra-estrutura, planejando cada espaço e recursos a serem utilizados.

3. Mercado

3.1 Clientes

O público alvo será de casais ou pais solteiros de classe média ou média alta que tenham filhos de 18 meses a 17 anos e meio, que acreditem na importância da fluência na língua inglesa e/ou que queiram que seus filhos estudem em um ambiente seleto com diferenciais culturais e metodologia de ensino altamente qualificada.

3.2 Concorrentes

A análise da concorrência foi realizada levando em consideração as 3 maiores escolas de ensino infantil, fundamental e médio do município levando em conta sua estrutura, valores e metodologias de ensino.

No anexo 1 é apresentada uma tabela comparativa entre as escolas particulares pesquisadas enfocando a estrutura e os serviços oferecidos e valores cobrados.

4. Capacidade Empresarial

4.1 Empresa

Colégio formado por duas irmãs com participação igualitária na sociedade. Atuação na área de educação infantil, fundamental e ensino médio.

4.1.2 Missão

" Agregar o aprendizado natural da língua inglesa através da imersão ao currículo nacional e internacional da educação. Desenvolver a formação plena dos alunos por meio de um trabalho acadêmico consistente, com atitudes acolhedoras que aprimorem o exercício dos valores humanos universais."

4.1.3 Estrutura

A escola contará com a Equipe Dirigente formada pela direção da escola com duas diretoras(sócias), cargos exercidos por uma pedagoga e uma psicóloga habilitados nos termos da legislação vigente. São suas atribuições dirigir a escola, pedagógica e administrativamente cumprindo e fazendo cumprir as leis, regulamentos, o calendário escolar e as determinações dos organismos superiores de supervisão, coordenar os trabalhos da escola, levando-a a atingir os objetivos propostos, dentre outras atividades pertinentes à função.

Corpo docente formado por professores em regência de classe, professores substitutos e professores de atividades específicas.

Equipe de apoio: Coordenador pedagógico, auxiliar de ensino, recreacionista, secretário, auxiliar administrativo, pessoal de limpeza e manutenção, monitores, segurança.

Serão aceitos por sala de aula 20 alunos, inicialmente com 15 turmas, em dois períodos (manhã e tarde) uma de cada série iniciando no maternal.

4.1.4 Parceiros

A escola contará com a parceria do sistema anglo de ensino.

4.2 Empreendedores:

Sócia 1: Formada em Psicologia pela Universidade Cidade de São Paulo com vasta experiência na área da educação trabalhando a dificuldade de aprendizagem da infância à adolescência. Especializada em Gestão escolar.

Sócia 2: Formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul com 15 anos experiência em lecionar para o ensino público e privado. Especializada em Psicopedagogia.

5. Estratégia de Negócio

Estratégia de foco. A prestação de serviços será direcionada a um pequeno nicho de mercado para poder competir com as grandes concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com