TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Trabalho: A EMPRESA

Por:   •  16/2/2016  •  Resenha  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 9

A EMPRESA

A Estrelatto surgiu no ano 2010, do sonho de duas irmãs, com a proposta de oferecer moda de qualidade para mulheres jovens, despojadas e interessadas em consumir de forma inteligente a preços acessíveis. A primeira loja foi inaugurada em um pequeno espaço de uma das principais ruas de Icaraí, na Zona Sul de Niterói.

De lá pra cá, muita coisa mudou... Em 2015, a marca inaugurou sua quinta loja, com características bem diferentes da primeira, que ainda se mantem mas em um espaço maior no mesmo bairro. São duas unidades de rua (Niterói e São Gonçalo) e três lojas em shoppings (um de Niterói e dois de São Gonçalo).

Ao todo, a empresa emprega cerca de 80 funcionários diretos e 30 costureiras terceirizadas. Os empregados estão divididos em 5 gerentes, 25 vendedoras, 10 caixas e 10 estoquistas alocados nas lojas e 30 funcionários que cuidam da parte de criação e do setor administrativo/financeiro da empresa.

A produção média chega a mil peças por mês e são realizados em média 2 mil atendimentos por dia nas cinco lojas. A Estrelatto fechou o ano de 2013 com um faturamento de quase 1 milhão/ano. A empresa estruturou um novo Plano Estratégico, de 2014 a 2020, que propõe novos desafios de crescimento e expansão da marca.

CONTEXTO ATUAL

A Estrellato desde o inicio de 2015, teve uma queda nas suas vendas em decorrência da crise nacional que está afetando diversos setores da economia, entre eles o varejo.

Diante de um cenário de incertezas, é preciso analisar cuidadosamente para se conseguir separar o que é reflexo da ansiedade e do medo, daquilo que é fruto das reais condições econômicas. Embaladas pelos últimos anos de prosperidade e por uma perspectiva de crescimento contínuo, muitas empresas foram pegas de surpresa pelos acontecimentos atuais. Ao olhar para a crise que assola o Brasil, a empresa busca entender, prever e se preparar para enfrentar seus impactos internamente. O momento econômico por si só gera uma série de desafios relativos à nova realidade

de negócio. Historicamente, quando os primeiros sinais de crise aparecem no Brasil, a alta administração corporativa incorpora ao seu vocabulário expressões como “corte de pessoal” e “demissão em massa”. A Estrelatto ainda não precisou realizou cortes, porém devido à baixa de vendas, precisará diminuir sua produção, resultando em mão de obra ociosa. Dentro da empresa se percebe clima de tensão da Diretoria que pressiona a liderança para motivar seus funcionários a baterem suas metas e manterem as vendas, em contrapartida, os funcionários percebendo a queda nas vendas, se mostram inseguros e buscam uma posição clara da empresa se terão cortes e desligamentos em massa. Nesse contexto, o papel do RH é alinhar-se a estratégia da empresa e atuar como um elo entre o posicionamento dos executivos e os anseios e preocupações do corpo de funcionários. A gestão de RH precisa colocar em equilíbrio as decisões, ao assegurar que os gestores se comuniquem com suas equipes, além de estimular o potencial máximo e a criatividade de cada subsistema para que haja uma interseção entre os planos de ação.

MISSÃO

Desenvolver produtos com estilo, criar identificação e atender melhor mulheres jovens de personalidade, oferecendo excelentes oportunidades de compra e acesso à moda de qualidade, proporcionando bem-estar e autoestima.

VISÃO

Ser reconhecida em todo o Brasil como marca sinônimo de beleza, conforto e estilo.

VALORES

Eficiência operacional, inovação, qualidade dos serviços, respeito aos clientes, sustentabilidade e comprometimento.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

O objetivo da empresa é estar entre as 10 mais populares no segmento varejo, vendendo moda a um preço acessível;

Manter um clima organizacional adequado que proporcione o desenvolvimento da empresa;

Ser transparente com seus funcionários, afim de que se tenha um engajamento

adequado mesmo diante de crises financeiras.

AMBIENTE INTERNO E EXTERNO (SWOT)

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

A estratégia organizacional está focada no crescimento da empresa e no diferencial competitivo.(Precisa melhorar)

DIAGNÓSTICO DE RH (Apresentar diagnóstico de RH alinhado aos objetivos estratégicos)

Diante do objetivo de crescimento contextualizado em uma fase de crise econômica e de recessão, o RH como parceiro de negócios, buscou identificar quais processos podem ser melhorados ou implantados para que mesmo diante dessa dificuldade a empresa consiga manter seus objetivos.

Foi identificado através de declarações informais dos funcionários que o clima na empresa não é adequado e que está impactando na motivação dos funcionários, principalmente da equipe de vendas.

A comunicação entre os lideres não está sendo feita de maneira adequada,

facilitando entendimentos distorcidos sobre a situação da empresa e da estabilidade financeira. Os funcionários percebem a queda nas vendas e sabem que terão seus salários reduzidos, devido as metas não serem atingidas e com isso não recebem a bonificação.

Observa – se através de indicadores que a desmotivação afeta na imagem da empresa frente ao seu cliente externo, contribuindo para uma visão negativa do cliente referente a cordialidade e excelência no atendimento.

POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE RH

A política de RH da Estrelatto define as estratégias relacionadas às ações para com seus colaboradores; baseia-se na Missão e nos Valores e é dedicada a todos os nossos profissionais.

Mais do que qualquer outro fator, a experiência, as habilidades e as competências de nossos colaboradores decidirão o sucesso das lojas Estrelatto no mercado. Por reconhecer esses valores, a Estrelatto criou esta política para tratar de temas importantes como atrair, manter e desenvolver as pessoas que trabalham conosco.

Valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com